domingo, 25 de outubro de 2015

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO COMO FATORES DE ADMIRAÇÃO DAS EMPRESAS NO BRASIL


Em 2012 e 2013, fiz uma análise sobre a aderência das empresas mais admiradas no Brasil aos princípios do desenvolvimento sustentável.  Para fazer isso, tomei como base as edições das Empresas Mais Admiradas do Brasil, números 15 e 16, edições especiais da Revista Carta Capital. No ano passado, não fiz esta análise, pois não tive acesso à edição de número 17. Hoje consegui acessar a edição com os dados de 2014. Mas, na análise desse ano, resolvi comentar sobre a questão da inovação, além da sustentabilidade. Muito se fala que a inovação é um aspecto central da competitividade das empresas nos dias de hoje. Como será que esta noção se compara com outros aspectos da gestão que levam empresas a serem admiradas no Brasil? E a sustentabilidade? Vamos ver o que nos dizem os números de 2014.

Nessa publicação, as empresas são classificadas segundo a percepção de mais de 1.200 executivos a respeito de sua aderência a treze fatores-chave. Os dados referentes a 2014 cobrem 44 ramos de atividade empresarial que estão agrupados em dez grupos setoriais, como pode ser visto abaixo. Na publicação há menção a um setor denominado Webworld, mas não são apresentados dados sobre os fatores-chaves nas atividades empresariais que compõem este setor, assim ele não foi incluído no quadro.

Setor
Atividade
Financeiro
Bancos de Varejo
Bancos Corporate
Cartões de Crédito Emissores e Bandeiras
Previdência Privada
Seguradoras
Serviços Empresariais
Agências de Publicidade
Auditorias
Consultorias
Cias. Aéreas
Fornecedores de Energia
Logística
Contact Centers
Planos de Saúde Empresarial
Redes de Hotéis
Tecnologia
Hardware
Software
Telecomunicações
Operadoras de Telefonia Fixa
Operadoras de Telefonia Móvel
Automotivo
Montadoras e Importadoras de Automóveis
Montadoras e Importadoras de Caminhões
Química e Petroquímica
Farmacêutico
Papel e Celulose
Petroquímica
Química
Construção
Construtoras e Incorporadoras
Construção Pesada
Redes de Varejo
Distribuidores de Combustíveis ou Derivados de Petróleo
Eletroeletrônicos
Fast-food
Material de Construção
Supermercados
Têxtil
Redes de Farmácias
Bens de Consumo Não Duráveis
Alimentos
Artigos Esportivos
Bébidas Alcoólicas
Bebidas Não alcoólicas
Calçados
Higiene e Limpeza Doméstica
Higiene, Perfumaria e Cosméticos
Vestuário e Confecção
Bens de Consumo Duráveis e Semiduráveis
Eletrodomésticos
Eletroeletrônicos
Fiação e Tecelagem

Para computar a importância relativa dos fatores-chave utilizados na pesquisa, fiz um cálculo atribuindo uma pontuação para a posição de cada um dos fatores-chave em relação aos demais para cada um dos setores. Assim, o fator-chave melhor avaliado em um setor, recebeu 13 pontos, o segundo 12 pontos, e assim por diante, até chegar ao último que recebeu um ponto. Quando houve empates, os pontos das posições empatadas eram atribuídos pelo valor médio a cada fator. Por exemplo, se dois fatores empatassem em primeiro lugar, cada um receberia 12,5 ponto, i. e., a média de 13 pontos da primeira posição mais 12 pontos da segunda posição. Dessa forma, como pode ser visto no próximo quadro, o fator-chave ética voltou à primeira posição que já ocupara em 2012. A inovação que estava em primeiro lugar em 2012, ficou em segundo em 2013, atingindo a quinta posição em 2014. Todavia, os cinco primeiros fatores-chave de admiração das empresas no Brasil se repetem ao longo desses três anos, se alternando entre as diferentes posições: Ética, Qualidade de produtos e serviços, Respeito pelo consumidor, Solidez financeira e inovação.

ORDEM
2012
2013
3014
1º.
Ética
Qualidade de produtos e serviços
Ética
2º.
Inovação
Respeito pelo consumidor
Qualidade de produtos e serviços
3º.
Qualidade de produtos e serviços
Ética
Respeito pelo consumidor
4º.
Respeito pelo consumidor
Inovação
Solidez financeira
5º.
Solidez financeira
Solidez financeira
Inovação
6º.
Qualidade de gestão
Qualidade de gestão
Qualidade de gestão
7º.
Compromisso com desenvolvimento sustentável
Compromisso com RH
Notoriedade
8º.
Compromisso com RH
Compromisso com desenvolvimento sustentável
Compromisso com RH
9º.
Responsabilidade social
Notoriedade
Compromisso com desenvolvimento sustentável
10º.
Notoriedade
Responsabilidade social
Compromisso com o país
11º.
Capacidade de competir globalmente
Compromisso com o país
Responsabilidade social
12º.
Compromisso com o país
Capacidade de competir globalmente
Capacidade de competir globalmente
13º.
A mais ativa/presente nas redes sociais
A mais ativa/presente nas redes sociais
Ativa/presente nas redes sociais

Em 2014, manteve-se a distância entre ética e outros fatores-chave que indicam uma preocupação com os interesses mais amplos da sociedade: Compromisso com desenvolvimento sustentável (nona posição), Compromisso com o país (décima posição) e Responsabilidade social (décima primeira posição). Uma distância que vem crescendo a cada ano. Assim, mais uma vez repeti o procedimento de agrupar os fatores-chaves por sua natureza em três conjuntos distintos: forma de competição no mercado (Posicionamento Competitivo), capacidade de competição (Competências e Recursos) e compromisso com a sustentabilidade da nossa sociedade (Sustentabilidade da Sociedade). A presença em redes sociais foi excluída da análise por se fazer presente em apenas 16 setores, e, como nos anos anteriores, frequentemente nas últimas posições. No próximo quadro pode-se observar como ficou a contribuição de cada grupo de fatores-chave para a admiração da atuação empresarial no Brasil. Preservei os dados de 2012 e 2013, para que fosse possível identificar alguma tendência nesses dados.

Grupo
Fator-chave
2012
2013
2014
Pontos
%
Pontos
%
Pontos
%
Posicionamento Competitivo
Qualidade de Produtos e Serviços
452,0
37,1
497,5
38,4
463,5
37,1
Respeito pelo Consumidor
487,0
490,5
440,0
Inovação
483,0
420,5
364,0
Capacidade de Competir Globalmente
118,0
164,5
138,0
Competências e Recursos
Solidez Financeira
411,5
31,7
366,5
32,3
389,5
33,9
Qualidade de Gestão
364,0
359,0
348,0
Compromisso com RH
301,0
322,5
243,5
Notoriedade
240,0
273,0
305,5
Sustentabilidade da Sociedade
Ética
546,0
31,5
455,0
29,3
494,0
29,0
Compromisso com Desenvolvimento Sustentável
335,0
301,5
231,5
Responsabilidade Social
282,0
247,0
175,5
Compromisso com o País
143,0
196,0
196,5

Pois é meu caro leitor e cara leitora, mais uma vez, as ações voltadas para a sustentabilidade da sociedade são as que contribuem menos para que as empresas sejam admiradas no Brasil. A cada ano, a contribuição desse conjunto de fatores-chave cai um pouco, De 31,5% em 2012, chegamos a 29,0% em 2014. O que será que os números de 2015 nos dirão. Será que a tão comentada crise, acentuará essa tendência?

Mas, além da questão da sustentabilidade, resolvi olhar para alguns dados relativos à inovação. Apesar do discurso dominante, tanto na literatura acadêmica, quanto na imprensa dedicada aos negócios, que trata a inovação como um aspecto central para o sucesso das empresas, já vimos que esta ficou em quinto lugar no cômputo geral. Para apenas sete atividades empresariais, a inovação foi apontada como o fator-chave mais importante na admiração das empresas. Estas atividades foram: Agências de Publicidade do Setor de Serviços Empresariais; Hardware e Software do Setor de Tecnologia; Montadoras e Importadoras de Automóveis do Setor Automotivo; e Eletrodomésticos do Setor de Bens duráveis e Não duráveis.

Por outro lado, encontrei um conjunto de oito atividades em que a inovação esteve classificada entre os cinco fatores-chave menos importantes: Consultoria e Logística do Setor de Serviços Empresariais; Operadoras de Telefonia Móvel do Setor de Telecomunicações; Construtoras e Incorporadoras do Setor de Construção; Bebidas alcoólicas e Bebidas não alcoólicas do Setor de Alimentos; Bancos de varejo do Setor financeiro; e supermercados no setor de redes de varejos.

Estes resultados, embora possam parecer surpreendentes, chamam a atenção, pelo fato de evidenciarem que esse discurso sobre a importância da inovação para o sucesso empresarial, pelo menos no que diz respeito à admiração das empresas pelos executivos do mercado, não é tão preciso. Parece que é possível ser bem sucedido sem ser inovador! Confira os números abaixo.

Setor
Atividade
Inovação*
Financeiro
Bancos de Varejo
3
Bancos Corporate
7
Cartões de Crédito Emissores e Bandeiras
6
Previdência Privada
6,5
Seguradoras
7,5
Serviços Empresariais
Agências de Publicidade
13
Auditorias
8
Consultorias
5,5
Cias. Aéreas
11
Fornecedores de Energia
8
Logística
4,5
Contact Centers
8
Planos de Saúde Empresarial
8
Redes de Hotéis
6
Tecnologia
Hardware
13
Software
13
Telecomunicações
Operadoras de Telefonia Fixa
8
Operadoras de Telefonia Móvel
4,5
Automotivo
Montadoras e Importadoras de Automóveis
13
Montadoras e Importadoras de Caminhões
9
Química e Petroquímica
Farmacêutico
11
Papel e Celulose
7,5
Petroquímica
13
Química
11
Construção
Construtoras e Incorporadoras
4
Construção Pesada
8
Redes de Varejo
Distribuidores de Cobustíveis ou Derivados de Petróleo
9,5
Eletroeletrônicos
7
Fast-food
7
Material de Construção
11,5
Supermercados
0
Têxtil
6,5
Redes de Farmácias
6,5
Bens de Consumo Não Duráveis
Alimentos
9
Artigos Esportivos
11
Bébidas Alcoólicas
4
Bebidas Não alcoólicas
0
Calçados
8
Higiene e Limpeza Doméstica
12
Higiene, Perfumaria e Cosméticos
13
Vestuário e Confecção
9
Bens de Consumo Duráveis e Semiduráveis
Eletrodomésticos
13
Eletroeletrônicos
11
Fiação e Tecelagem
9
* Os número referem-se à pontuação referente à posição do fator-chave na atividade empresarial (0 = nâo presente; 1 = 13ª. Posição, até 13 = 1ª. Posição)

E assim, vamos nos surpreendendo (ou não) com os motivos que levam as empresas a serem admiradas no Brasil. O desejo de que a preocupação com um mundo sustentável fosse mais importante fica cada vez mais distante do que é feito. E a inovação, apesar do discurso, parece que não é tão importante. Nada como um choque de realidade de vez em quando!