No
ano passado, publiquei um post sobre a presença de micro empreendedores
individuais (MEIs) na economia da cultura (http://3es2ps.blogspot.com.br/2016/10/a-presenca-de-microempreendedores-na.html).
Naquele ano, Daniela Torres da Rocha e eu havíamos realizado alguns estudos sobre a Economia da Cultura como parte de consultoria que realizamos para o Ministério da Cultura.
Hoje
decidi olhar mais especificamente sobre essa presença no campo dos negócios
cinematográficos brasileiros. Para tanto busquei informações em duas bases de
dados. Na primeira, o DATASEBRAE (http://sistema.datasebrae.com.br/#sebrae),
consegui dados sobre o número de MEIs classificados segundo a Classificação de
Atividades Econômicas Empresariais (CNAE) entre 2009 e 2014. A outra foi o
próprio Portal Empreendedor – MEI (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual)
disponibilizado pelo governo federal.
Sendo
o Cinema parte do campo econômico do Audiovisual, escolhi algumas atividades
econômicas que listei no post anterior para fazer essa análise. Foram dezesseis atividades que incluíram: Aluguel de fitas de vídeo, DVDs e similares;
Atividades de exibição cinematográfica; Atividades de pós-produção
cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas
anteriormente; Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas
de televisão não especificadas anteriormente; Atividades de sonorização e de
iluminação; Atividades de televisão aberta; Comércio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas; Distribuição
cinematográfica, de vídeo e de programas de televisão; Estúdios
cinematográficos; Fabricação de aparelhos de recepção, reprodução, gravação e
amplificação de áudio e vídeo; Operadoras de televisão por assinatura por cabo;
Operadoras de televisão por assinatura por micro-ondas; Operadoras de televisão
por assinatura por satélite; Reprodução de vídeo em qualquer suporte; Serviços
de dublagem; e Serviços de mixagem sonora em produção audiovisual.
No
post anterior a lista de atividades econômicas era mais ampla, pois envolvia
também a presença de empresas de diversos portes. No caso de MEIs há algumas
atividades do campo do Audiovisual e, mais especificamente do Cinema, em que
estes não se fazem presentes. Isto ocorre devido à necessidade de uma maior
escala de operações o que impede a atuação na forma jurídica de MEI. É o caso,
por exemplo, de: Atividades relacionadas à televisão por assinatura, exceto
programadoras; Fabricação de aparelhos fotográficos e cinematográficos, peças e
acessórios; e Programadoras. Além disso, o post anterior incluía Atividades de
Rádio já que se tratava da economia do Audiovisual.
Por
outro lado, Atividades de sonorização e de iluminação não foram incluídas no
anterior. A não inclusão dessas atividades, provavelmente, foi devido a uma
falta de atenção nossa quando fizemos o estudo. Desculpem a nossa falha!
As
informações do SEBRAE cobrem o período entre 2009 e 2014. Aparentemente, a base
de dados não foi atualizada desde então. No Portal do Empreendedor foi possível
identificar o total de MEIs formalizados na data da consulta. Ademais, foi
possível obter o número de MEIs por unidade da federação e classificados
segundo o gênero. Não consegui visualizar uma opção de relatório por ano.
Assim, na tabela a seguir, apresento os dados totais para o Brasil. As
atividades foram classificadas em quatro grupos: Produção, Distribuição, Exibição e Indústria.
Produção
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
2017
|
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de
televisão não especificadas anteriormente
|
1
|
16
|
39
|
52
|
43
|
46
|
2
|
Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas
de televisão não especificadas anteriormente
|
9
|
259
|
1781
|
4287
|
6870
|
9357
|
16174
|
Atividades de sonorização e de iluminação
|
26
|
385
|
1752
|
4449
|
7065
|
9444
|
14841
|
Estúdios cinematográficos
|
5
|
8
|
6
|
6
|
6
|
2
|
|
Reprodução de vídeo em qualquer suporte
|
3
|
3
|
4
|
3
|
3
|
3
|
2
|
Serviços de dublagem
|
5
|
50
|
151
|
222
|
334
|
647
|
|
Serviços de mixagem sonora em produção audiovisual
|
5
|
4
|
8
|
6
|
6
|
4
|
|
Distribuição
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
2017
|
Aluguel de fitas de vídeo, DVDs e similares
|
106
|
1247
|
2095
|
2740
|
3111
|
3357
|
2993
|
Comércio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas
|
49
|
1030
|
2127
|
2991
|
3628
|
4269
|
5038
|
Distribuição cinematográfica, de vídeo e de programas de televisão
|
1
|
2
|
2
|
1
|
|||
Exibição
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
2017
|
Atividades de exibição cinematográfica
|
1
|
3
|
2
|
3
|
2
|
||
Atividades de televisão aberta
|
1
|
1
|
1
|
1
|
2
|
1
|
|
Operadoras de televisão por assinatura por cabo
|
1
|
1
|
1
|
1
|
|||
Operadoras de televisão por assinatura por microondas
|
1
|
1
|
|||||
Operadoras de televisão por assinatura por satélite
|
1
|
2
|
3
|
2
|
3
|
4
|
1
|
Indústria
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
2017
|
Fabricação de aparelhos de recepção, reprodução, gravação e
amplificação de Áudio e vídeo
|
2
|
2
|
2
|
2
|
2
|
1
|
No
grupo da Produção observam-se três comportamentos distintos. Há um subgrupo de
três atividades que tiveram um crescimento exponencial no número de MEIs ao
longo do período. Foram as Atividades de pós-produção cinematográfica, de
vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente, as Atividades
de sonorização e de iluminação e os Serviços de Dublagem. São três tipos de
atividades que dão apoio às empresas produtoras de cinema, realizando
diferentes serviços que são importantes no processo criativo de filmes, tais
como, edição de filmes envolvendo telecinagem (transposição do filme em
película para fita), colocação de títulos e legendas, edição dos créditos,
animação e efeitos especiais, processamento e montagem de filmes
cinematográficos, laboratórios de filmes cinematográficos, laboratórios
especiais para filmes de animação e reprodução de cópias de filmes
cinematográficos (em película) a partir de matrizes originais para distribuição
em salas de projeção. Este último serviço tende à extinção devido à mudança dos
sistema de projeção para a tecnologia digital. Outro subgrupo de atividades
manteve o número de MEIs quase sem oscilação e foram: Estúdios cinematográficos,
Reprodução de vídeo em qualquer suporte e Serviços de mixagem sonora em
produção audiovisual. No caso dos Estúdios cinematográficos, embora tenha
havido um decréscimo de 2014 para 2017, estes não eram muito numerosos nos anos
anteriores. Por fim, as Atividades de
produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não
especificadas anteriormente, que incluem a produção de filmes destinados à
difusão (broadcasting) pela televisão e pela internet produzidos fora dos
estúdios de televisão e a gravação, fora dos estúdios de televisão, de
programas de televisão por produtores independentes, em 2017, teve o número de
MEIs drasticamente reduzido, após um crescimento constante entre 2009 e 2014.
Talvez isto tenha ocorrido devido à crescente demanda das redes de televisão
nacionais pela produção independente, estimuladas por programas da ANCINE e pela
obrigatoriedade de exibição de conteúdo nacional. É provável que essa elevação
de demanda tenha feito com que os MEIs presentes nessas atividades se estruturassem
na forma de micro ou pequenas empresas, já que um MEI pode ter no máximo mais
um empregado, o que dificulta uma operação em escal maior. O mesmo pode ter ocorrido com os estúdios cinematográficos que
caíram de seis em 2014 para dois em 2017.
Entre
as atividades de distribuição, há duas de comércio que não são exclusivamente
dedicadas ao cinema, mas contribuem de alguma forma com os negócios
cinematográficos. Ambas tiveram expressivo e constante crescimento no número de
MEIs ao longo dos anos. Já a Distribuição cinematográfica, de vídeo e de
programas de televisão
teve apenas um ou dois MEIs registrados nesse anos. Em geral essa atividade é desenvolvida
por empresas de maior porte. Daniela e eu investigamos esse mercado em texto
que será publicado, talvez ainda esse ano na revista Galáxia (https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/index),
cujo título é A presença do filme
nacional nas salas de cinema do Brasil: um estudo sobre a codistribuição.
Nesse estudo identificamos que o número de empresas distribuidoras de filmes
brasileiros passou de 54 em 2009 para 85 em 2015.
A
presença de MEIs na Exibição é pouco expressiva nas cinco atividades identificadas nesse levantamento. Esse tipo de atividade é de alta complexidade
sendo muito rara a presença de empreendimentos de pequeno porte, e ainda mais a
de MEIs. De igual forma atividades industriais nesse campo são usualmente de
maior porte. Nesse sentido, foi identificado apenas um MEI em atividade
industrial relacionada ao campo do cinema, justamente a Fabricação de
aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de Áudio e vídeo.
Espero
poder, no próximo post, analisar a dinâmica da presença de MEIs no campo do
cinema agrupados pelas regiões brasileiras e segundo gênero.
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