Em vinte e sete de fevereiro de 2011 surgiu a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (www.anegepe.org.br). Entre as atividades a que se propôs, coube a mim ser o primeiro editor da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (www.regepe.org.br). Nesta tarefa contei com o apoio inestimável da amiga Jane Mendes Ferreira no papel de Editora Adjunta.
Dezessete meses depois de criada a ANEGEPE, em 23 de julho de 2012, conseguimos publicar a primeira edição da REGEPE com seis artigos oriundos de quinze autores da área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. Decorridos pouco mais de dezenove meses, do lançamento do número pioneiro da REGEPE, ao longo desse período surgiram mais quatro edições. Duas que completaram o primeiro volume de 2012, e mais duas do segundo volume de 2013. Em breve, ainda em março, teremos o número 3 do segundo volume da REGEPE, completando um ciclo de dois anos de edição da REGEPE.
Aproveitando a folga prolongada do Carnaval 2014, decidi fazer uma tabulação dos resultados obtidos até agora com a REGEPE, que na sua primeira avaliação junto ao QUALIS da CAPES foi incluída na categoria B3. Este era o nosso alvo e fomos bem sucedidos em atingi-lo.
As cinco edições da REGEPE que estão disponíveis no sítio da INTERNET contém vinte e sete artigos. Nenhum dos artigos foi trabalho isolado, ou seja, todos eles, têm pelo menos dois autores. A média de autores por artigo aproximou-se de três (2,93). Onze artigos têm dupla autoria, dez foram resultado do esforço de três colaboradores, três contribuições originaram de quatro autores e, também, três foram escritos por cinco autores. No total foram setenta e cinco autores que escolheram a REGEPE como um veículo de divulgação de seus estudos e reflexões na área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. Desses, apenas quatro autores publicaram dois artigos, os outros foram autores de apenas um artigo. Esse número é, para mim, um indicador da vitalidade da comunidade brasileira de estudos nesse tema.
O sistema de editoração da REGEPE faz um registro automático dos acessos a cada um dos artigos nela publicados. A média de acesso dos artigos disponíveis na REGEPE chegou a 491,50, sendo que o campeão de acessos foi o de autoria de Câmara e Andalécio - CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO DE CASO COM FARMACÊUTICOS UTILIZANDO O MODELO DE MCCLELLAND - com 706 acessos em um período de 12 meses, correspondendo a uma média de 58,8 acessos mensais.
Como a época de publicação de cada edição foi distinta, resolvi olhar para o indicador de acessos mensais como uma medida mais adequada do impacto de cada acesso. Decidi excluir de meus cálculos o número 2 do volume 2 que foi publicado apenas a dois meses atrás. Assim, para os vinte e dois artigos publicados nas quatro primeiras edições da REGEPE, a média de acessos mensais foi de 33,5 e a média de acessos totais foi de 465,5. Em conjunto, esses trabalhos foram acessados 10.240 vezes. Devo confessar que sinto um prazer indescritível em ver que os estudos da comunidade brasileira sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas puderam ser lidos sem custo algum por tanta gente! Vejo a ANEGEPE exercendo sua função de disseminadora de conhecimento de forma democrática. O único limite, para aqueles que dominam a língua portugesa, é a exclusão digital que ainda é maior do que desejo em nosso país.
Com a publicação do último número de 2013, creio que minha tarefa de edição da REGEPE chegará ao fim. Para mim, foi um privilégio que meus amigos da Diretoria da ANEGEPE me concederam quando confiaram a mim e à Jane a incumbência de editar a REGEPE nos seus momentos iniciais. Este era um sonho antigo, que já em 2001, quando realizamos o II EGEPE em Londrina, tive a oportunidade de compartilhar com muitos colegas e amigos da academia brasileira. Depois de uma década, a ANEGEPE tornou-se uma realidade. Mais um ano depois, surgiu a REGEPE. Que ambas tenham vida longa!
Na tabela seguir os dados de acesso de cada artigo publicado nas cinco edições da REGEPE:
EDIÇÃO
|
TÍTULO
|
AUTORES
|
ACESSOS
|
ACESSO/MÊS
|
V1N1
07/2012 |
EVOLUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL EMPREENDEDOR DOS
SPIN-OFFS UNIVERSITÁRIOS
|
2
|
501
|
26,37
|
UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DAS REDES PARA
PEQUENAS EMPRESAS E SOBRE OS EFEITOS NO APRENDIZADO DE EMPREENDEDORES
|
2
|
473
|
24,89
|
|
REPRESENTAÇÕES FEMININAS DA AÇÃO EMPREENDEDORA:
UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
|
4
|
679
|
35,74
|
|
A CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS POR EMPREENDEDORES JOVENS:
ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO ESTADO DE SERGIPE
|
2
|
526
|
27,68
|
|
SEDIMENTANDO AS BASES DE UM CONCEITO: AS
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS
|
3
|
647
|
34,05
|
|
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUCESSÃO
EMPREENDEDORA EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO MULTICASO
|
2
|
495
|
26,05
|
|
V1N2
08/2012 |
A IDENTIDADE EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DE
EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
|
3
|
326
|
18,11
|
PROPOSIÇÃO DE UM NOVO MÉTODO DE SELEÇÃO DE MICRO,
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA (MPEBT)
|
3
|
358
|
19,89
|
|
PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE
EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENTRE 2000 E 2012
|
5
|
478
|
26,56
|
|
PRÁTICAS GERENCIAIS DE PEQUENAS EMPRESAS
INDUSTRIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
|
2
|
406
|
22,56
|
|
O PAPEL CONSTRUTIVO DAS INCUBADORAS NO ALINHAMENTO
ESTRATÉGICO E MERCADOLÓGICO DAS EMPRESAS INCUBADAS E GRADUADAS
|
4
|
355
|
19,72
|
|
V1N3
02/2013 |
CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO DE CASO
COM FARMACÊUTICOS UTILIZANDO O MODELO DE MCCLELLAND
|
2
|
706
|
58,83
|
RBV E EMPREENDEDORISMO: PERMUTAÇÕES CONTRIBUTIVAS
|
3
|
496
|
41,33
|
|
ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA COMO INDICADOR DO GRAU
DE EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO: FATORES QUE CARACTERIZAM OS
INTRAEMPREENDEDORES E INFLUENCIAM SUA PERCEPÇÃO.
|
3
|
499
|
41,58
|
|
EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO NO BRASIL: UMA
AVALIAÇÃO DA PROPENSÃO À CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
|
5
|
506
|
42,17
|
|
PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA EM MICRO E PEQUENAS
EMPRESAS UTILIZANDO INDICADORES CONTÁBEIS
|
2
|
413
|
34,42
|
|
V2N1
04/2013 |
AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE E GERENCIAMENTO DE
DESTINOS TURÍSTICOS: UMA APLICAÇÃO NO SUL DO BRASIL
|
2
|
264
|
26,40
|
EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: PROPOSIÇÃO DE UMA
TIPOLOGIA E SUGESTÕES DE PESQUISA
|
5
|
567
|
56,70
|
|
PERFIL EMPREENDEDOR: ESTUDO SOBRE CARACTERÍSTICAS
EMPREENDEDORAS DE MOTORISTAS FUNCIONÁRIOS, AGREGADOS E AUTÔNOMOS DO
TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS.
|
3
|
420
|
42,00
|
|
POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E
INOVAÇÃO: AVALIAÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO E SEUS IMPACTOS NOS INDICADORES DE
INOVAÇÃO
|
3
|
371
|
37,10
|
|
AMBIENTE DE INOVAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE
TRÊS UNIDADES DE UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR METAL-MECÂNICO
|
2
|
302
|
30,20
|
|
A PESQUISA SOBRE INOVAÇÃO EM SERVIÇOS NO BRASIL:
ESTÁGIO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
|
4
|
452
|
45,20
|
|
V2N2
12/2013 |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EM FRANQUIAS: ESTUDO
DE MULTICASOS EM SERGIPE
|
2
|
163
|
81,50
|
MULHERES EMPREENDEDORAS: COMPREENSÕES DO
EMPREENDEDORISMO E DO EXERCÍCIO DO PAPEL DESEMPENHADO POR HOMENS E MULHERES
EM ORGANIZAÇÕES
|
3
|
159
|
79,50
|
|
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA
PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS
|
3
|
161
|
80,50
|
|
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA HOTELARIA:
A VISÃO DE EMPRESAS DE DISTINTOS PORTES E ENTRE SEUS DIFERENTES NÍVEIS
HIERÁRQUICOS
|
3
|
122
|
61,00
|
|
IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS CULTURAIS NA AQUISIÇÃO
DE UMA EMPRESA FAMILIAR POR UM FUNDO DE PRIVATE EQUITY: UM ESTUDO DE CASO
|
2
|
121
|
60,50
|
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