quinta-feira, 12 de março de 2015

Estudos sobre Empreendedorismo no Brasil - Parte 7: Quem tem sido referência entre os que publicaram nos periódicos brasileiros?

O post de hoje tem um caráter muito mais informativo do que analítico. Entre os pesquisadores mais produtivos do campo do empreendedorismo no Brasil com publicações em periódicos brasileiros há alguns que são referenciados por outros autores. Para descobrir quem são esses pesquisadores e quais são seu trabalhos mais citados, realizei uma busca por autor no Google Acadêmico.

Essa busca revelou que quinze autores têm pelo menos um trabalho com no mínimo dez citações. Ao fazer essa contagem, subtraí dos dados informados as autocitações que ocorrem, mas não com muita frequência. O que essas informações nos revelam?

Em primeiro lugar, fica patente a influência de Louis Jacques Filion sobre o campo da pesquisa em empreendedorismo no Brasil. Três artigos publicados por Filion são os mais citados pelos pesquisadores brasileiros, sendo que um deles teve 529 citações.

Em segundo lugar, os trabalhos dos demais autores têm uma frequência de citação muito menor. Os dois trabalhos mais citados foram publicados por Sérgio Carvalho Benício de Mello e Fernando Gomes de Paiva Júnior em 2006, com 37 citações, e por Silvio Aparecido do Santos em 1986 com 35 citações. Entre os trabalhos citados, há quatro produções recentes, publicadas entre 2010 e 2012. No entanto, a maioria, nove artigos, foi publicada entre 2003 e 2009. 

Por fim, entre os dezoito artigos que possuem pelo menos dez citações percebe-se uma diversidade de temas que têm atraído a atenção dos pesquisadores brasileiros no campo do empreendedorismo. Por exemplo, há trabalhos que tratam de liderança, cultura, competências empreendedoras, atitude empreendedora, empreendedorismo feminino, empreendedorismo jovem, educação para o empreendedorismo e estudos revisionais da produção científica no campo.

A seguir, encontram-se os pesquisadores, artigos e links para acesso.

1)     Louis Jacques Filion
Artigo: Empreendedorismo: empreendedores e proprietários gerentes de pequenos negócios
Ano: 1999
Número de citações: 529

Artigo: O planejamento de seu sistema de aprendizagem empresarial: identifique uma visão e avalie seu sistema de relações
Ano: 1991
Número de citações: 187

Artigo: Diferenças entre sistemas gerenciais de empreendedores e operadores de pequenos negócios
Ano: 1999
Número de citações: 162
  
2)     Sérgio Carvalho Benício de Mello e Fernando Gomes de Paiva Júnior
Artigo: Competência empreendedoras de dirigentes de empresas brasileiras de médio e grande porte que atuam em serviços da nova economia,
Ano: 2006
Número de citações: 37
Co-autor: André Luiz Maranhão de Souza Leão

3)     Silvio Aparecido dos Santos
Artigo: A criação de empresas com tecnologias avançadas: a experiência do PACTo/IA/FEA-USP
Ano: 1986
Número de citações: 35
Co-autores: Jacques Marcovitch; Ivan Dutra

Artigo: A criação de empresas de tecnologia avançada
Ano: 1984
Número de citações: 13

4)     Hilka Vier Machado
Artigo: O processo de criação de empresas por mulheres
Ano: 2003
Número de citações: 28
Co-autoras: Louise St-Cyr; Anne Mione; Marcia Cristina Moita Alves

5)     Fernando Antonio Prado Gimenez
Artigo: Potencial empreendedor: um instrumento para mensuração
Ano: 2004
Número de citações: 26
Co-autor: Edmundo Inácio Júnior

Artigo: Atitude empreendedora e estratégia em pequenos hotéis
Ano: 2010
Número de citações: 10
Co-autora: Sara Culti Gimenez

6)     Eda Castro Lucas de Souza
Artigo: Atitude empreendedora em proprietários gerentes de pequenas empresas: construção de um instrumento de medida
Ano: 2005
Número de citações: 23
Co-autor: Gumersindo Sueiro Lopez Jr

7)     Cândido Borges
Artigo: “Spin-Off” acadêmico: criando riquezas a partir de conhecimento e pesquisa
Ano: 2005
Número de citações: 18
Co-autores: Maria H. Araújo; Rochel M. Lago; Luiz C. A. Oliveira; Paulo R. M. Cabral; Lin Chih Cheng; Louis Jacques Filion

Artigo: Jovens empreendedores e o processo de criação de empresas
Ano: 2008
Número de citações: 11
Co-autores: Louis Jacques Filion; Germain Simard

8)     Vânia Maria Jorge Nassif
Artigo: Empreendedorismo: área em evolução? Uma revisão dos estudos e artigos publicados entre 2000 e 2008
Ano: 2010
Número de citações: 12
Co-autores: Natacha Bertoia Silva; Arnaldo Turuo Ono; Paulo Cesar Bontempo; Tatiana Tinoco

Artigo: A liderança como elemento do comportamento empreendedor: um estudo exploratório
Ano: 2009
Número de citações: 10
Co-autor: Álvaro Cardoso Armond

9)     Glaucia Maria Vasconcelos Valle
Artigo: Criação e gestão de redes: uma estratégia competitiva para empresas e regiões
Ano: 2006
Número de citações: 11
Co-autores: Robson Amâncio; Juvêncio Braga de Lima

10)  Cristina Dai Prá Martens e Henrique Mello Rodrigues de Freitas
Artigo: Influência do ensino de empreendedorismo nas intenções de direcionamento profissional dos estudantes
Ano: 2008
Número de citações: 10

11)  Marianne Hoeltgebaum e Amélia Silveira
Artigo: A produção científica em empreendedorismo: análise do Academy of Management Meeting: 1954-2005
Ano: 2011
Número de citações: 10
Co-autor: Marcelo Leandro de Borba

12)  Rivanda Meira Teixeira
Artigo: O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais
Ano: 2012
Número de citações: 10
Co-autora: Anna Karina Bosxczowski

domingo, 8 de março de 2015

Estudos sobre Empreendedorismo no Brasil - Parte 6: uma visão mais completa

Estou interessado em conhecer como se deu a formação do campo de pesquisa em empreendedorismo no Brasil. Como primeiro passo, realizei um levantamento em duas bases de registros de produção científica – SCIELO.BR e SPELL – dos artigos que atendessem aos seguintes critérios de busca de ter no título, palavra-chave ou assunto uma dessa palavras: empreendedor, empreendedorismo ou criação de empresa. O resultado indicou a existência de 595 artigos publicados.

Os dois mais antigos foram publicados na Revista de Administração da Universidade de São Paulo. Em 1984, Sílvio Aparecido dos Santos escreveu um ensaio sobre a criação de empresas de tecnologia avançada. Dois anos depois, Jacques Marcovitch, Sílvio Aparecido dos Santos e Ivan Dutra relataram a experiência do Programa de Administração em Ciência e Tecnologia do Instituo de Administração da Faculdade de Economia e Administração da USP (PACTO) com a criação de empresas.
Mas, o registro mais antigo que encontrei abordando a questão do empreendedorismo em periódicos da área de Administração no Brasil foi o ensaio do Professor Luiz Carlos Bresser Pereira. Em 1962, na Revista de Administração de Empresas, Bresser Pereira escreveu um ensaio sobre intitulado Desenvolvimento Econômico e o Empresário onde, a partir da proposição de Schumpeter sobre as formas de inovar, acaba denominando empresário o que mais tarde a literatura passaria a denominar empreendedor. Naquele momento, a distinção era feita entre empresário, que inova, e administrador ou homem de negócios que conduz uma empresa sem inovar.

A partir de 1993, com o primeiro artigo publicado no Brasil do Professor Louis Jacques Filion, o tema do empreendedorismo começa a receber atenção crescente na academia brasileira. Até 1999 foram publicados mais oito artigos: dois na Revista de Administração de Empresas, dois na Organizações & Sociedade e um texto em cada um desses periódicos: Gestão & Produção, Revista de Administração Pública, Revista de Administração e Revista de Negócios.  A partir do final do século passado, a produção foi cada vez mais crescente, com a publicação de textos escritos por 1118 autores. Mas, um aspecto interessante dessa produção é que apenas um conjunto muito pequeno de autores se mantém com uma produção mais elevada nos 15 anos compreendidos entre 2000 e 2014. Assim, 896 pesquisadores foram autores de apenas um artigo e 145 publicaram somente dois textos. Outros 51 pesquisadores foram autores de três ou quatro artigos. Finalmente, apenas 25 autores conseguiram publicar mais de cinco artigos nesse período. Os dados destes autores estão na tabela a seguir.
Autor
Artigos
Primeira Publicação
Hilka Vier Machado
23
2003
Rivanda Meira Teixeira
17
2008
Louis Jacques Filion
15
1999
Cristina Dai Prá Martens
13
2007
Vânia Maria Jorge Nassif
12
2009
Sérgio Carvalho Benício de Mello
12
2005
Fernando Gomes de Paiva Júnior
12
2006
Cândido Borges
11
2004
Henrique Mello Rodrigues de Freitas
10
2007
Glaucia Maria Vasconcelos Vale
10
2008
Marianne Hoeltgebaum
9
2002
Amélia Silveira
9
2005
Fernando Antonio Prado Gimenez
8
2004
Tales Andreassi
7
2005
Silvio Aparecido dos Santos
6
1986
Marcos Hashimoto
6
2010
Marcia Aparecida Zampier
6
2011
Italo Fernando Minello
6
2012
Eda Castro Lucas de Souza
6
2005
Saulo Fabiano Amâncio Vieira
5
2011
Jean-Pierra Boissin
5
2010
Emerson Antonio Macari
5
2009
Edmilson de Oliveira Lima
5
2006
Anderson de Souza Sant'Anna
5
2011
Adriana Roseli Wünsch Takahashi
5
2011

Entre os 25 autores mais produtivos do período, encontram-se os dois pioneiros do tema Louis Jacques Filion e Silvio Aparecido dos Santos, cujas primeiras publicações no Brasil ocorreram antes de 2000. Entre 2002 e 2005, há um conjunto de oito pesquisadores que denominarei 1ª. Geração composto por Hilka Pelizza Vier Machado, Sérgio Carvalho Benício de Mello, Cândido Borges, Marianne Hoeltgebaum, Amélia Silveira, Tales Andreassi, Eda Castro Lucas de Souza e este escriba. Na segunda geração inclui os dez autores cuja primeira publicação se deu entre 2006 e 2010: Rivanda Meira Teixeira, Cristina Dai Prá Martens, Vânia Maria Jorge Nassif, Fernando Gomes de Paiva Júnior, Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Glaucia Maria Vasconcelos Vale, Marcos Hashimoto, Jean-Pierra Boissin, Emerson Antonio Maccari e Edmilson de Oliveira Lima. Por fim, a terceira geração é integrada pelos cinco autores que começaram a publicar no tema a partir de 2011: Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Anderson de Souza Sant'Anna, Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Italo Fernando Minello e Marcia Aparecida Zampier.
Toda essa produção foi veiculada por um conjunto crescente de periódicos. Antes de 2000, apenas seis periódicos publicaram artigos sobre empreendedorismo. Entre 2000 e 2002, esse número aumentou para sete. Em 2007, essa marca atingiu 26 periódicos, chegando a 48 em 2014. No conjunto, no período analisado, os textos sobre empreendedorismo no Brasil foram veiculados por uma centena de revistas científicas. Mais da metade dos artigos (365), no entanto, foram publicados em 21 periódicos conforme pode ser vista na tabela seguinte.
Periódico
Artigos
Primeira Publicação*
Revista de empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
38
2012
Revista de Negócios
37
1997
Revista da Micro e Pequena Empresa
28
2007
Revista de Administração Contemporânea
25
2004
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração
22
2008
Revista de Administração Mackenzie
19
2002
Revista de Administração e Inovação
18
2005
Revista de Administração de Empresas
16
1962
Revista de Administração da USP
16
1986
Revista de Ciências da Administração
16
2003
Revista Eletrônica de Administração
15
2005
Revista de Administração Pública
14
1996
Revista Alcance
13
2004
Cadernos EBAPE.BR
12
2006
Organizações em Contexto
12
2005
Revista Gestão & Tecnologia
12
2002
Organizações & Sociedade
11
1996
Revista Gestão Organizacional
11
2009
Faces Revista de Administração
10
2007
Revista de Administração da UFSM
10
2008
Revista Ibero-Americana de Estratégia
10
2009
* Em empreendedorismo

O que chama a atenção nesta lista é o domínio da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, criada em 2012, e responsável por 38 artigos sobre o tema. Em segundo lugar, surge a Revista de Negócios, uma das pioneiras com artigos publicados no tema desde 1997, que publicou 37 artigos no período. Há também uma forte presença dos periódicos de mais lata reputação na área de Administração no Brasil, caso da Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração da USp e Organizações & Sociedade.  Por fim, pode-se notar que o tema do empreendedorismo tem surgido com mais força de 2005 para cá. Onze das revistas da tabela publicaram o primeiro texto sobre empreendedorismo a partir de 2005.
A partir de agora, a análise mais detalhada começa. Sobre o que se escreve quando falamos de empreendedorismo no Brasil? Em breve nesse mesmo canal.