Em 2012 e 2013, fiz uma análise sobre a aderência
das empresas mais admiradas no Brasil aos princípios do desenvolvimento
sustentável. Para fazer isso, tomei como
base as edições das Empresas Mais Admiradas do Brasil, números 15 e 16, edições
especiais da Revista Carta Capital. No ano passado, não fiz esta análise, pois
não tive acesso à edição de número 17. Hoje consegui acessar a edição com os
dados de 2014. Mas, na análise desse ano, resolvi comentar sobre a questão da
inovação, além da sustentabilidade. Muito se fala que a inovação é um aspecto central
da competitividade das empresas nos dias de hoje. Como será que esta noção se
compara com outros aspectos da gestão que levam empresas a serem admiradas no
Brasil? E a sustentabilidade? Vamos ver o que nos dizem os números de 2014.
Nessa publicação, as empresas são classificadas
segundo a percepção de mais de 1.200 executivos a respeito de sua aderência a
treze fatores-chave. Os dados referentes a 2014 cobrem 44 ramos de atividade
empresarial que estão agrupados em dez grupos setoriais, como pode ser visto
abaixo. Na publicação há menção a um setor denominado Webworld, mas não são
apresentados dados sobre os fatores-chaves nas atividades empresariais que
compõem este setor, assim ele não foi incluído no quadro.
Setor
|
Atividade
|
Financeiro
|
Bancos de Varejo
|
Bancos Corporate
|
|
Cartões de Crédito Emissores e Bandeiras
|
|
Previdência Privada
|
|
Seguradoras
|
|
Serviços Empresariais
|
Agências de Publicidade
|
Auditorias
|
|
Consultorias
|
|
Cias. Aéreas
|
|
Fornecedores de Energia
|
|
Logística
|
|
Contact Centers
|
|
Planos de Saúde Empresarial
|
|
Redes de Hotéis
|
|
Tecnologia
|
Hardware
|
Software
|
|
Telecomunicações
|
Operadoras de Telefonia Fixa
|
Operadoras de Telefonia Móvel
|
|
Automotivo
|
Montadoras e Importadoras de Automóveis
|
Montadoras e Importadoras de Caminhões
|
|
Química e Petroquímica
|
Farmacêutico
|
Papel e Celulose
|
|
Petroquímica
|
|
Química
|
|
Construção
|
Construtoras e Incorporadoras
|
Construção Pesada
|
|
Redes de Varejo
|
Distribuidores de Combustíveis ou Derivados de
Petróleo
|
Eletroeletrônicos
|
|
Fast-food
|
|
Material de Construção
|
|
Supermercados
|
|
Têxtil
|
|
Redes de Farmácias
|
|
Bens de Consumo Não
Duráveis
|
Alimentos
|
Artigos Esportivos
|
|
Bébidas Alcoólicas
|
|
Bebidas Não alcoólicas
|
|
Calçados
|
|
Higiene e Limpeza Doméstica
|
|
Higiene, Perfumaria e Cosméticos
|
|
Vestuário e Confecção
|
|
Bens de Consumo
Duráveis e Semiduráveis
|
Eletrodomésticos
|
Eletroeletrônicos
|
|
Fiação e Tecelagem
|
Para computar a importância relativa dos
fatores-chave utilizados na pesquisa, fiz um cálculo atribuindo uma pontuação
para a posição de cada um dos fatores-chave em relação aos demais para cada um
dos setores. Assim, o fator-chave melhor avaliado em um setor, recebeu 13
pontos, o segundo 12 pontos, e assim por diante, até chegar ao último que recebeu
um ponto. Quando houve empates, os pontos das posições empatadas eram atribuídos
pelo valor médio a cada fator. Por exemplo, se dois fatores empatassem em
primeiro lugar, cada um receberia 12,5 ponto, i. e., a média de 13 pontos da
primeira posição mais 12 pontos da segunda posição. Dessa forma, como pode ser
visto no próximo quadro, o fator-chave ética voltou à primeira posição que já
ocupara em 2012. A inovação que estava em primeiro lugar em 2012, ficou em
segundo em 2013, atingindo a quinta posição em 2014. Todavia, os cinco
primeiros fatores-chave de admiração das empresas no Brasil se repetem ao longo
desses três anos, se alternando entre as diferentes posições: Ética, Qualidade
de produtos e serviços, Respeito pelo consumidor, Solidez financeira e
inovação.
ORDEM
|
2012
|
2013
|
3014
|
1º.
|
Ética
|
Qualidade de produtos e serviços
|
Ética
|
2º.
|
Inovação
|
Respeito pelo consumidor
|
Qualidade de produtos e serviços
|
3º.
|
Qualidade de produtos e serviços
|
Ética
|
Respeito pelo consumidor
|
4º.
|
Respeito pelo consumidor
|
Inovação
|
Solidez financeira
|
5º.
|
Solidez financeira
|
Solidez financeira
|
Inovação
|
6º.
|
Qualidade de gestão
|
Qualidade de gestão
|
Qualidade de gestão
|
7º.
|
Compromisso com desenvolvimento sustentável
|
Compromisso com RH
|
Notoriedade
|
8º.
|
Compromisso com RH
|
Compromisso com desenvolvimento sustentável
|
Compromisso com RH
|
9º.
|
Responsabilidade social
|
Notoriedade
|
Compromisso com desenvolvimento sustentável
|
10º.
|
Notoriedade
|
Responsabilidade social
|
Compromisso com o país
|
11º.
|
Capacidade de competir globalmente
|
Compromisso com o país
|
Responsabilidade social
|
12º.
|
Compromisso com o país
|
Capacidade de competir globalmente
|
Capacidade de competir globalmente
|
13º.
|
A mais ativa/presente nas redes sociais
|
A mais ativa/presente nas redes sociais
|
Ativa/presente nas redes sociais
|
Em 2014, manteve-se a distância entre ética e
outros fatores-chave que indicam uma preocupação com os interesses mais amplos
da sociedade: Compromisso com desenvolvimento sustentável (nona posição), Compromisso
com o país (décima posição) e Responsabilidade social (décima primeira posição).
Uma distância que vem crescendo a cada ano. Assim, mais uma vez repeti o procedimento
de agrupar os fatores-chaves por sua natureza em três conjuntos distintos: forma
de competição no mercado (Posicionamento Competitivo), capacidade de competição
(Competências e Recursos) e compromisso com a sustentabilidade da nossa
sociedade (Sustentabilidade da Sociedade). A presença em redes sociais foi
excluída da análise por se fazer presente em apenas 16 setores, e, como nos
anos anteriores, frequentemente nas últimas posições. No próximo quadro pode-se
observar como ficou a contribuição de cada grupo de fatores-chave para a
admiração da atuação empresarial no Brasil. Preservei os dados de 2012 e 2013,
para que fosse possível identificar alguma tendência nesses dados.
Grupo
|
Fator-chave
|
2012
|
2013
|
2014
|
|||
Pontos
|
%
|
Pontos
|
%
|
Pontos
|
%
|
||
Posicionamento Competitivo
|
Qualidade de Produtos e Serviços
|
452,0
|
37,1
|
497,5
|
38,4
|
463,5
|
37,1
|
Respeito pelo Consumidor
|
487,0
|
490,5
|
440,0
|
||||
Inovação
|
483,0
|
420,5
|
364,0
|
||||
Capacidade de Competir Globalmente
|
118,0
|
164,5
|
138,0
|
||||
Competências e Recursos
|
Solidez Financeira
|
411,5
|
31,7
|
366,5
|
32,3
|
389,5
|
33,9
|
Qualidade de Gestão
|
364,0
|
359,0
|
348,0
|
||||
Compromisso com RH
|
301,0
|
322,5
|
243,5
|
||||
Notoriedade
|
240,0
|
273,0
|
305,5
|
||||
Sustentabilidade da Sociedade
|
Ética
|
546,0
|
31,5
|
455,0
|
29,3
|
494,0
|
29,0
|
Compromisso com Desenvolvimento Sustentável
|
335,0
|
301,5
|
231,5
|
||||
Responsabilidade Social
|
282,0
|
247,0
|
175,5
|
||||
Compromisso com o País
|
143,0
|
196,0
|
196,5
|
Pois é meu caro leitor e cara leitora, mais uma
vez, as ações voltadas para a sustentabilidade da sociedade são as que
contribuem menos para que as empresas sejam admiradas no Brasil. A cada ano, a
contribuição desse conjunto de fatores-chave cai um pouco, De 31,5% em 2012,
chegamos a 29,0% em 2014. O que será que os números de 2015 nos dirão. Será que
a tão comentada crise, acentuará essa tendência?
Mas, além da questão da sustentabilidade, resolvi
olhar para alguns dados relativos à inovação. Apesar do discurso dominante,
tanto na literatura acadêmica, quanto na imprensa dedicada aos negócios, que
trata a inovação como um aspecto central para o sucesso das empresas, já vimos
que esta ficou em quinto lugar no cômputo geral. Para apenas sete atividades
empresariais, a inovação foi apontada como o fator-chave mais importante na
admiração das empresas. Estas atividades foram: Agências de Publicidade do
Setor de Serviços Empresariais; Hardware e Software do Setor de Tecnologia;
Montadoras e Importadoras de Automóveis do Setor Automotivo; e Eletrodomésticos
do Setor de Bens duráveis e Não duráveis.
Por outro lado, encontrei um conjunto de oito
atividades em que a inovação esteve classificada entre os cinco fatores-chave
menos importantes: Consultoria e Logística do Setor de Serviços Empresariais; Operadoras
de Telefonia Móvel do Setor de Telecomunicações; Construtoras e Incorporadoras
do Setor de Construção; Bebidas alcoólicas e Bebidas não alcoólicas do Setor de
Alimentos; Bancos de varejo do Setor financeiro; e supermercados no setor de
redes de varejos.
Estes resultados, embora possam parecer
surpreendentes, chamam a atenção, pelo fato de evidenciarem que esse discurso
sobre a importância da inovação para o sucesso empresarial, pelo menos no que
diz respeito à admiração das empresas pelos executivos do mercado, não é tão
preciso. Parece que é possível ser bem sucedido sem ser inovador! Confira os
números abaixo.
Setor
|
Atividade
|
Inovação*
|
Financeiro
|
Bancos de Varejo
|
3
|
Bancos Corporate
|
7
|
|
Cartões de Crédito Emissores e
Bandeiras
|
6
|
|
Previdência Privada
|
6,5
|
|
Seguradoras
|
7,5
|
|
Serviços
Empresariais
|
Agências de Publicidade
|
13
|
Auditorias
|
8
|
|
Consultorias
|
5,5
|
|
Cias. Aéreas
|
11
|
|
Fornecedores de Energia
|
8
|
|
Logística
|
4,5
|
|
Contact Centers
|
8
|
|
Planos de Saúde Empresarial
|
8
|
|
Redes de Hotéis
|
6
|
|
Tecnologia
|
Hardware
|
13
|
Software
|
13
|
|
Telecomunicações
|
Operadoras de Telefonia Fixa
|
8
|
Operadoras de Telefonia Móvel
|
4,5
|
|
Automotivo
|
Montadoras e Importadoras de
Automóveis
|
13
|
Montadoras e Importadoras de
Caminhões
|
9
|
|
Química
e Petroquímica
|
Farmacêutico
|
11
|
Papel e Celulose
|
7,5
|
|
Petroquímica
|
13
|
|
Química
|
11
|
|
Construção
|
Construtoras e Incorporadoras
|
4
|
Construção Pesada
|
8
|
|
Redes de
Varejo
|
Distribuidores de Cobustíveis ou
Derivados de Petróleo
|
9,5
|
Eletroeletrônicos
|
7
|
|
Fast-food
|
7
|
|
Material de Construção
|
11,5
|
|
Supermercados
|
0
|
|
Têxtil
|
6,5
|
|
Redes de Farmácias
|
6,5
|
|
Bens de
Consumo Não Duráveis
|
Alimentos
|
9
|
Artigos Esportivos
|
11
|
|
Bébidas Alcoólicas
|
4
|
|
Bebidas Não alcoólicas
|
0
|
|
Calçados
|
8
|
|
Higiene e Limpeza Doméstica
|
12
|
|
Higiene, Perfumaria e Cosméticos
|
13
|
|
Vestuário e Confecção
|
9
|
|
Bens de
Consumo Duráveis e Semiduráveis
|
Eletrodomésticos
|
13
|
Eletroeletrônicos
|
11
|
|
Fiação e Tecelagem
|
9
|
* Os número referem-se à pontuação referente à
posição do fator-chave na atividade empresarial (0 = nâo presente; 1 = 13ª. Posição,
até 13 = 1ª. Posição)
E assim, vamos nos surpreendendo (ou não) com os
motivos que levam as empresas a serem admiradas no Brasil. O desejo de que a
preocupação com um mundo sustentável fosse mais importante fica cada vez mais
distante do que é feito. E a inovação, apesar do discurso, parece que não é tão
importante. Nada como um choque de realidade de vez em quando!