sexta-feira, 6 de julho de 2012

Empreendedorismo Local

Lendo um texto sobre desenvolvimento local (A construção social da cidade: desenvolvimento local e projetos urbanos, de Nadia Somekh, no livro Políticas para o desenvolvimento local, organizado por Ladislau Dowbor e Marcio Pochmann), encontrei uma adjetivação do empreendedorismo que ainda não connhecia: empreendedorismo local.

O estímulo a esse tipo de empreendedorismo, segundo a autora, é defendido pelo geógrafo David Harvey em artigo publicado em 1996 na revista Espaço & Debates, número 39, cujo título é "Do gerenciamento ao empresariamento: transformação da administração urbana no capitalismo tardio". Segundo Nadia Somekh, o empreendedorismo local é a capacidade de articulação de atores e forças sociais e o desenvolvimento de formas das chamadas parcerias entre poder público e setor privado.

Ainda, para ela, este tipo de empreendedorismo se faz necessário visto que "as cidades e as regiões estão se tornando os agentes efetivos de desenvolvimento econômico" (p. 24) e, quando aliadas aos Estados Nacionais, são "as regiões e as cidades, mais flexíveis e adaptáveis a condições mutáveis...[que] estão mais próximas da resposta necessária ao desenvolvimento....capazes de desenvolver projetos urbanísticos de requalificação, bem como de negociar com empresários de modo que seja possível influir em suas decisões, estimular a abertura de pequenas e médias empresas e, ainda, criar condições para desenvolver novas fontes de riqueza, prestígio e poder" (p. 25).

Nesse momento de reflexão local, com as futuras eleições municipais que escolherão novos prefeitos e vereadores, é algo que merece nossa atenção.

2 comentários: