domingo, 27 de maio de 2012

O estrategista na pequena empresa

Em 2000, publiquei um livro intitulado o Estrategista na Pequena Empresa. Foi uma produção independente, com uma tiragem de apenas 400 exemplares que há muito tempo encontra-se esgotada. Na sua edição, contei com o apoio do Bruhmer Canonice, de Maringá, que além de fazer a revisão do texto, foi o autor da capa do livro. A capa que ele idealizou e produziu me deixou muito feliz, pois ele, como primeiro leitor do livro, conseguiu retratar em uma capa de livro, a forma como enxergo o estrategista na pequena empresa.

De vez em quando, alguém me pede um exemplar. Tenho apenas um comigo, que encontrei em um sebo em Londrina. Foi um momento estranho para mim. Para o vendedor do sebo também! Perguntei a ele se havia desconto para o autor que comprasse o próprio livro. Mas, passado o espanto inicial, e um pouquinho de decepção - Poxa! Alguém botou fora meu livro em um sebo! Que falta de respeito comigo! - observei que o exemplar continha vários trechos assinalados com caneta salientadora. Alguém tinha se debruçado com esforço sobre meu livro. As anotações permitiram que eu notasse partes que chamaram a atenção de um(a) leitor(a).

Outro dia, encontrei outro exemplar, dessa vez na Estante Virtual, associação de livrarias brasileiras que vendem livros novos e usados pela Internet. Comprei mais esse exemplar, pois queria presentear uma amiga que iniciou recentemente seu mestrado em Administração. Me pergunto: será que o vendedor notou que era o próprio autor que estava comprando o livro pela Internet?

Na introdução do livro escrevi:

"Meu envolvimento com pequenas empresas começou muito cedo em minha vida. Fazendo parte de uma família de empreendedores, vivi em um ambiente no qual havia pouca separação entre trabalho e lar. Eu e meus irmãos, quando não estávamos ocupados brincando ou na escola, ajudávamos nossos pais no seu pequeno negócio. A empresa era como uma extensão de nossa casa. Mais tarde, nosso envolvimento com a empresa passou a ser mais sério e a empresa passou a ser, também, o nosso trabalho.

 
Quando comecei a trabalhar na universidade, mantive meu envolvimento com a empresa da família. No entanto, com o passar do tempo a carreira universitária passou a me atrair mais. Nesta mantive meu envolvimento com pequenas empresas desenvolvendo pesquisas, participando de atividades de treinamento e consultoria, bem como orientando alunos em trabalhos com pequenas empresas.

Refletindo sobre minha história pessoal, algo que sempre me intrigou foi entender como os dirigentes de pequenas empresas, com os quais convivi nestes anos, tentavam dar a suas empresas uma  trajetória específica, seja através de uma análise detalhada de seus concorrentes e da busca de  diferenciação de seus negócios. Ou, através da reprodução de boas práticas gerenciais e de negócios que enxergavam em seus concorrentes. Estas observações me levaram a buscar na literatura, de forma mais intensa e sistemática, possíveis explicações para o comportamento estratégico nos negócios de pequeno porte.

Identifiquei três perspectivas principais nos trabalhos de pesquisa relacionados a pequenas empresas: abordagens econômica, empreendedora e administrativa. A abordagem econômica é relacionada com medidas quantitativas do número de empresas, proporção do emprego gerado, participação no faturamento, valor adicionado, etc. Em outras palavras, a visão econômica procura estabelecer a contribuição feita pelas pequenas empresas para o desenvolvimento social e econômico. A perspectiva empreendedora analisa tópicos sobre as condições para criação de empresas, planejamento de um novo negócio, capital de risco, franquias e perfil de empreendedores. Está  relacionada também com políticas governamentais no apoio à criação de empresas. Por fim, a abordagem administrativa é composta de estudos que exploram assuntos relacionados à administração de pequenas empresas nos seus mais variados aspectos: tomada de decisão, planejamento, marketing, finanças, produção e recursos humanos. O foco principal está em contrastar a administração de pequenas e grandes empresas."

Alguns amigos já me perguntaram se não penso em fazer uma nova edição. Passados doze anos, esse livro é um dos meus trabalhos mais citados por estudantes e pesquisadores na área de estratégia em pequenas empresas. Não tenho vontade de fazer uma nova edição! Nesses tempos de Internet, creio que o acesso à literatura deveria ser ampliado continuamente e de forma gratuita. Se você quiser ler o livro, basta me mandar uma mensagem que tenho uma versão em pdf do mesmo. Pena que nessa versão não há a capa feita pelo Bruhmer.

15 comentários:

  1. Olá Gimenez,

    Li sua postagem e fiquei interessada em ler o livro.
    Assim, gostaria que pudesse me enviar uma cópia em pdf.

    Atenciosamente

    cristina.hillen@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, bom dia.
      Estou fazendo um trabalho sobre empreendedorismo e estratégia empreendedora.
      Procurando referências bibliográficas, encontrei o seu livro como indicação. O trecho citado me pareceu muito bom para o meu trabalho, gostaria de citá-lo no entanto não tenho recursos senão usar o outro autor como "apud".
      Sou aluna de doutorado em administração e me proibem de fazer "apud".
      Seria possível eu ler o seu livro, já que o senhor disponibiliza o livro em pdf? O senhor poderia me enviar, para poder citá-lo.
      Se possível agradeço imensamente.
      Professora Tania Regina F. V. Dias UFRRJ/UNINOVE.
      Meu e-mail para correspondência trfvdias@ufrrj.br

      Excluir
  2. Olá Professor,
    recebi o link do seu blog através do PPA da UEM (leia Bruhmer)
    gostaria de conhecer seu livro, poderia me enviar em pdf?
    obrigada desde já!
    eloisapauladeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá professor Gimenez,

    É possível enviar cópia por e-mail?
    Caso seja positivo, pode enviar para: ander_katsumi@yahoo.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Professor Gimenez, eu como tantos acima, procuro há meses um exemplar de seu livro. Sou aluna do Mestrado em Administração da Unir (Rondônia) e não há um autor nacional que trate de estratégia em pequenas empresas que não cite sua obra. Ficaria muito agradecida se me enviasse uma cópia para meu email gracipm@yahoo.com.br. Abç

    ResponderExcluir
  5. Olá Professor Gimenez, sou Mestre em Gestão de Negócios e trato, entre outros assuntos, de empreendedorismo. Gostaria muito de ter acesso a seu livro para indicá-lo para meus alunos.

    Grato,
    Prof. Fernando
    prof.fernandors@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Tudo bem? Já retirei seu livro na biblioteca da Fecap várias vezes. Mas gostaria de tê-lo disponível sempre, poderia envia-lo?
    falandosobre.adm@gmail.com.

    Obrigada Sheila
    MBAem gestão denegócios pela Fecap.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Prof. Gimenez,

    Boa Tarde!

    Estou escrevendo meu Artigo de TCC para conclusão de meu MBA em Gestão Estratégica de Negócios, onde estou abordando justamente a questão da Estratégia na realidade dos pequenos negócios brasileiros.
    Gostaria de receber o pdf desta sua magnífica obra para utilizar em minhas pesquisas.

    Se possível, gostaria de recebê-lo em meu e-mail:

    goathic@hotmail.com

    Desde já agradeço por sua atenção.

    Atenciosamente,
    Thiago Fernandes Vilas Boas

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde professor, como tanto acima citam, seu livro é referencia e gostaria se possível que o enviasse via e-mail: aline.a.cardoso@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia professor, gostaria de ler o seu livro.
    Poderia enviá-lo em pdf?
    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, você poderia me disponibilizar uma copia do seu livro? Pretendo utiliza-lo como referencia do meu TCC.
    Meu e-mail: alinepireslage@yahho.com.br

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Desculpa, corrigindo o meu e-mail: alinepireslage@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Professor Gimenez! É com alegria que tenho este contato contigo! Gostaria muito do arquivo em pdf, pois estou iniciando minha monografia em MBA e tu serás uma de minhas referências.
    Segue meu e-mail: fabianagranz@gmail.com
    Agradeço muitíssimo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir