domingo, 15 de fevereiro de 2015

Reflexões Carnavalescas III: Olhos Grandes, um professor de pós-graduação

Este texto que escrevi direto no celular, enquanto tomava um machiatto no Café da Catedral é minha terceira reflexão de carnaval. Uma ficção baseada em fatos reais misturados com alguns imaginários. Me diverti demais escrevendo esse texto. Vai dedicado a todos os meus ex-orientandos de pós-graduação, incluindo aqueles que até hoje não publicaram nada comigo.

Olhos Grandes é professor de pós-graduação. Desde que escrevera um artigo vinte anos atrás passou a enfrentar um bloqueio criativo. Recebera um parecer negativo quando tentou publicar este artigo no periódico científico mais famoso em seu campo de estudo. Para ele, o texto que escrevera era perfeito. Publicar naquela revista seria o auge de sua carreira. No seu país ninguém tinha conseguido tal façanha.
Mas, os pareceres dos avaliadores foram impiedosos. Grandes Olhos ficou arrasado. Pensou em mudar de profissão. Mas, como? Não sabia fazer outra coisa! Fora professor a vida toda.

Seu trabalho era avaliado pelo que escrevia. Até aquele dia conseguira manter uma produção aceitável. Dentro do padrão que era esperado. No começo do bloqueio criativo, não se preocupou muito. Outros colegas já haviam passado por isso e superado o bloqueio. Ele também seria capaz de fazê-lo.
Depois de doze meses, ficou desesperado. Pela primeira vez ficara abaixo do padrão esperado. Seu relatório chamou a atenção da chefia e de seus colegas. Grandes Olhos ficou muito envergonhado. O que fazer?
Felizmente, os deuses não abandonam os bons. Por essa época, o sistema nacional de avaliação da pós-graduação em seu país teve um grande redirecionamento. Os programas de pós-graduação seriam avaliados, também, pelo número de textos que seus alunos publicassem.
Isto foi uma revolução na pós-graduação. De repente, todos os professores passaram a exigir que os alunos escrevessem trabalhos para concluírem as disciplinas. Os trabalhos deveriam observar o formato de artigos que seriam submetidos a algum periódico.
Alem disso, em muitos programas de pós-graduação do país, passou-se a exigir que os pós-graduandos comprovassem o envio de um texto, em co-autoria com orientador ou orientadora, antes da realização das defesas publicas de suas dissertações ou teses.
Olhos Grandes achara sua salvação. Nada mais natural que ele passasse a ser co-autor dos artigos que os alunos escreviam para sua disciplina. Ora, sem seus ensinamentos os artigos não seriam escritos.
Faz vinte anos que Olhos Grandes não escreve uma linha. Mas, nunca publicou tanto em sua vida. Não precisou mudar de profissão.
Ultimamente anda muito empolgado. Em sua disciplina, encontrou uma jovem extremamente talentosa. Está pensando naquele periódico de novo. Eles que aguardem sua obra prima!
(Inspirado no filme Grandes Olhos de Tim Burton)

Nenhum comentário:

Postar um comentário