sábado, 1 de agosto de 2015

Sobre a confiança: dos negócios à educação em negócios (talvez sobre uma crença).


Vim para a Grécia com uma dupla finalidade: participar de um evento científico, durante o qual pude expor os resultados de um estudo sobre formação de estratégia em uma pequena empresa incubada, realizado pelo Luciano Minghini sob minha orientação, e, depois, aproveitar alguns dias de férias na companhia de Sara.
Sara e eu havíamos planejado passar alguns dias em Atenas e aproveitar para excursionar até Delfos e Santorini. Para poder fazer isso, na tarde de segunda-feira, após ter participado do evento pela manhã, saímos em direção à Plaka, um dos bairros mais antigos de Atenas, aos pés da Acrópole. Nossa intenção era encontrar uma agência de turismo em cujo folheto que obtivéramos no hotel vimos os passeios que queríamos fazer.
Mas, acabei me perdendo nas ruelas de Plaka e não encontrei a agência procurada. Por acaso, acabamos chegando às portas de outra. Consultei Sara e decidimos entrar nesta mesma.
Na agência fomos atendidos por um simpático senhor grego, perto dos seus setenta anos. Nos atendeu de forma muito atenciosa, ouviu nossos desejos, sugeriu alternativas, calculou preços, ofereceu serviços de traslado complementares. Além de sua simpatia e cortesia, minha atenção foi atraída pela forma altamente metódica com que realizava seu trabalho. Observei isto para Sara, que é turismologa, e ela me respondeu que era algo esperado neste tipo de atividade. Detalhes que exigem um avanço cuidadoso na prestação do serviço têm que ser observados para que nada seja esquecido.
Ao final de pouco mais de uma hora, deixamos a agência com nossos vouchers de hotel em Santorini, vouchers para o passeio a Delfos, bilhetes de ida e volta de barco, vouchers para o táxi para ir do hotel até o porto de Pireus em Atenas e para o trajeto de volta em nosso retorno. Também, levamos conosco uma agradável sensação de termos recebido um bom atendimento.
Escrevo este texto dentro do speedboat a caminho de Santorini. Ontem fizemos o passeio até Delfos. Tudo acontecendo conforme o planejado por nosso metódico agente de viagem grego. Pela manhã, o taxista nos esperava na recepção do hotel no horário combinado. Desde ontem, na viagem de retorno de Delfos a Atenas, estas ideias estavam se formando em um texto. Mais uma vez, palavras querem sair de meu cérebro e vir a público. Como escritor, meu ofício é fazer-lhes a vontade. Continuo, então!
Na tarde que fechamos o negócio na agência de viagens, enquanto nos dirigíamos à Acrópole de Atenas, comentei com Sara que o negócio de turismo exigia do cliente um alto grau de confiança nos agentes de viagens. Tudo que eu tinha em mãos era alguns papéis! Entre eles, o comprovante de débito de um valor em meu cartão de crédito. Dois estrangeiros em um país cuja língua não dominavam. Tudo que eu ouvia parecia grego para mim! Dessa vez era mesmo!
Aliás, esta viagem para a Grécia, mesmo antes de seu início, exigiu alta dose de confiança. Ao fazer minha inscrição no evento, por comodidade, escolhi a opção de pagar junto com a taxa de inscrição as diárias de hotel. Isso é muito comum em eventos científicos. Só que neste caso, ao fazê-lo eu não tinha informação sobre o local de realização do evento em Atenas e, tampouco, sobre o hotel em que nos hospedariamos. No site do evento havia a informação de que entre uma e duas semanas antes do evento eu receberia as informações. Entre parênteses, em inglês, estava escrito that's the Greek way. Confiei, desconfiando! Paguei pela internet com meu cartão de crédito antecipadamente! Minha ansiedade me levou a consultar os organizadores, por correio eletrônico, três semanas antes do evento. Quer saber a resposta que obtive?
Seria informado entre uma e duas semanas antes do primeiro dia do evento.
E, realmente, foi o que aconteceu! Dez dias antes recebi as informações. O evento já acabou e estamos a caminho de Santorini.
Fiquei refletindo sobre estes acontecimentos. Se pensarmos bem, a confiança é presença constante no mundo dos negócios. Seja na compra de um produto, seja na contratação de um serviço, há sempre a esperança de que algo futuro ocorra. Um tratamento dentário bem feito, uma entrega dentro do prazo, um alimento produzido com higiene, uma roupa que seja durável, etc. Estamos sempre confiando! E, o que é fantástico, pelo menos para mim, é que na imensa maioria das vezes, nossa confiança não é traída! O ser humano parece ser altamente confiável.
Nessa altura do texto, chego à educação para os negócios. É o que tenho feito nos últimos trinta e quatro anos de minha vida como professor de Administração. Isto representa quase sessenta porcento dela!
Na essência, ensinar sobre Administração é discutir sobre como pode o profissional deste campo agir de forma a que a confiança que todos os públicos da empresa nela depositam não seja frustrada. Clientes, fornecedores, empregados e a sociedade em geral desejam apenas isto desses profissionais: não deixem que a confiança depositada em sua organização seja desatendida!
O que está implicito nessa minha interpretação, acredito, é uma forma de enxergar como é o ser humano. Assim como Carl Rogers, compartilho da ideia de que o ser humano é essencialmente bom. São as circunstâncias que o desviam do bem agir, mas cada um de nós humanos, em nossas escolhas, somos guiados na maioria das vezes pela busca do bem estar comum a todos.
É essa crença que me guia na educação para os negócios. Não preciso ser um controlador do comportamento de cada estudante, pois cada um deles está em busca daquilo que imagina ser o melhor para si e para os outros. Meu papel é apontar caminhos alternativos e meios de se informarem para que cheguem ao mesmo destino: um mundo melhor.
No parágrafo acima usei a palavra crença. Em muitas ocasiões, já fui questionado sobre em que acredito. Essa pergunta sempre é feita no sentido religioso. Nesse sentido, não tenho crença alguma. Mas, obviamente, nesse texto minha crença se manifesta. Creio na humanidade. Esta é muito confiável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário