sexta-feira, 25 de novembro de 2022

ARTIGOS SOBRE EMPREENDEDORISMO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS NOS ANOS 20 DO SÉCULO XXI: A GEOGRAFIA DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM 2020

No segundo post da série, analiso a distribuição da autoria dos artigos publicados em 2020 com foco em três variáveis: instituições de vínculo dos autores, país em que se instalam estas instituições e, no caso, das instituições brasileiras, a sua distribuição pelas regiões do país.

Esse conjunto de artigos foi publicado por autores vinculados a 134 instituições. Destas, na tabela abaixo incluí as 22 instituições de ensino com presença em pelo menos três artigos. Como se pode perceber, a Universidade Federal do Paraná foi a que mais teve autores dos artigos a ela vinculados (8,1%), seguida pela Universidade de São Paulo (5,2%). Em terceiro lugar, surgiu a Universidade Federal de Santa Catarina (4,4%).

Em termos regionais, pode-se perceber que entre as instituições de maior publicação de artigos sobre empreendedorismo no Brasil em 2020 há um predomínio das regiões sudeste e sul com, respectivamente, dez e nove instituições. Por outro lado, do nordeste foram apenas duas instituições e uma no centro-oeste. 

Instituições

Artigos

Região

Universidade Federal do Paraná

11

Sul

Universidade de São Paulo

7

Sudeste

Universidade Federal de Santa Catarina

6

Sul

Universidade Nove de Julho

5

Sudeste

Universidade Estadual de Campinas

4

Sudeste

Universidade Estadual de Maringá

4

Sul

Universidade Federal de Lavras

4

Sudeste

Universidade Federal de Santa Maria

4

Sul

Universidade Federal de Sergipe

4

Nordeste

Universidade Federal de Viçosa

4

Sudeste

Universidade Federal do Ceará

4

Nordeste

Centro Universitário Unihorizontes

3

Sudeste

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

3

Sudeste

Universidade do Vale do Itajaí

3

Sul

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

3

Sul

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

3

Sudeste

Universidade Federal de Goiás

3

Centro-oeste

Universidade Federal de Uberlândia

3

Sudeste

Universidade Federal do ABC

3

Sul

Universidade Federal Fluminense

3

Sudeste

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

3

Sul

Universidade Presbiteriana Mackenzie

3

Sul

Em termos mais amplos, 102 instituições com sede no Brasil publicaram artigos sobre empreendedorismo nos periódicos brasileiros em 2020. Representando 76,1% do total, a sua distribuição geográfica pelo país evidenciou um domínio da região sudeste com 40 instituições. Em segundo lugar esteve a região Sul (29), Nordeste (20), Norte (7) e Centro-oeste (6). Percebe-se uma concentração de 67,6% das instituições brasileiras nas regiões sudeste e sul, enquanto nordeste tem 19,6% das instituições. Fica evidente, também, a pequena participação de instituições do norte do país, com apenas 6,9%, e centro-oeste (5,9%).

Uma pergunta que surge, a partir desses números, diz respeito ao que pode estar causando esta distribuição tão desigual da presença de instituições de ensino brasileiras nessa produção? Seria algo ligado à baixa produção no campo de empreendedorismo em algumas regiões? Ou dificuldades relacionadas à possibilidade de disseminar a produção daquelas regiões em periódicos brasileiros? Embora, eu não tenha como responder a esta indagações, me parecer ser um tema interessante de estudo.

Das 134 instituições encontradas, apenas 32 (23,9%) são estrangeiras, com sede em onze países. Países latino-americanos foram a maioria (5), com a seguinte presença de 14 instituições: Colômbia (6); Chile (4); México (2); Argentina (1); e Costa Rica (1). Da Europa, são quatro países com 14 instituições: Portugal (5); Espanha (4); França (3); e Alemanha (2). Por fim, houve autores vinculados a três instituições dos Estados Unidos e uma da Austrália. Esses números evidenciam que o esforço de atração de autores sediados em outros países para os periódicos brasileiros tem apresentado baixo resultado no caso de artigos sobre empreendedorismo.

Em especial, para os periódicos do campo do empreendedorismo, a presença de autores de instituições estrangeiras foi bem baixa. No total foram nove artigos com presença de autores de instituições estrangeiras, assim distribuídos: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (5); Cadernos de Gestão e Empreendedorismo (1); Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas (1); Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco (1); e Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo (1). Entre os demais periódicos, a presença de autores vinculados a instituições estrangeiras, destaca-se a Revista Brasileira de Enfermagem com dois artigos.

Outro olhar possível sobre a geografia dos artigos publicados é analisar a participação de autoria estrangeira no total de artigos publicados. Para isso, classifiquei os artigos em três categorias: geografia nacional, com a presença apenas de autores vinculados a instituições brasileira; geografia mista, com a presença de ao menos um autor de instituição estrangeira; e geografia internacional em que todos os autores são vinculados a instituições estrangeiras.

Os resultados tornam ainda mais evidente a presença diminuta de autores de instituições estrangeiras nessa produção. Na categoria nacional foram classificados 118 artigos (87,4%), ao passo que na estrangeira foram 11 (8,2%), e na mista apenas 7 (4,4%). Pode ser que, com a tendência da maioria dos periódicos brasileiros passarem a publicar artigos apenas, ou majoritariamente em inglês, o olhar estrangeiro para nossos periódicos se torne mais comum. No entanto, esse crescimento, muito provavelmente, dependerá de outras ações dos editores brasileiros, em especial: ampliar a participação de pesquisadoras(es) estrangeiros nos corpos editoriais e nas equipes de avaliadores: e conseguir a indexação dos periódicos brasileiros em bases de dados estrangeiras com maior presença ou impacto no mundo acadêmico. 

Porém, talvez haja um outro caminho para a ampliação da presença de autores vinculados a instituições estrangeiras em artigos sobre empreendedorismo publicados no Brasil. Os dados coletados permitiram fazer uma classificação entre as parcerias de autores considerando seus vínculos com instituições brasileiras ou estrangeiras. Entre os 135 artigos analisados, apenas dez foram escritos por apenas um(a) autor(a). Nos demais, houve parcerias entre no mínimo dois e no máximo seis autores(as). A partir dos vínculos, os artigos foram classificados em : uni-institucional (autores vinculados a apenas uma instituição); bi-institucional (duas instituições de vínculo); e pluri-institucional (três ou mais instituições de vínculo). Os dados referentes aos 125 artigos com dois ou mais autores revelaram uma situação que denomino interessante. Para os artigos escritos apenas por autores de instituições brasileiras (109), 56,9% eram uni-institucionais, 29,4% bi-institucionais, e 13,7% pluri-institucionais. Ou seja, a cooperação entre autores de diversas instituições brasileiras no campo do empreendedorismo ainda é uma prática não muito comum. Por outro lado, entre os dez artigos de autores oriundos de instituições estrangeiras, o retrato é oposto. Os artigos classificados como uni-institucionais foram 20,0%, e os bi-institucionais e pluri-institucionais foram 40% em cada uma das categorias. Por fim, os seis artigos de co-autoria mista foram todos pluri-institucionais. Dessa forma, a presença internacional nos artigos sobre empreendedorismo publicados em periódicos brasileiros pode ser ampliada também por meio de parcerias de autores(as) das instituições brasileiras com autores (as) de instituições estrangeiras.

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