Recebi ontem a edição especial de Carta Capital - As
empresas mais admiradas no Brasil, número 16. No ano passado, publiquei um
post (http://3es2ps.blogspot.com.br/2012/10/as-empresas-mais-admiradas-do-brasil-e.html)
tecendo alguns comentários sobre os resultados dessa
pesquisa, decidi repetir a análise hoje, seguindo os mesmos procedimentos do ano
passado.
Nessa publicação, as empresas são classificadas segundo a
percepção de mais de 1.200 executivos a respeito de sua aderência a treze
fatores-chave que, no cômputo geral de importância atribuída pelos respondentes
da enquete, foram hierarquizados de forma distinta em 2013. No ano passado,
Ética e Inovação eram os principais fatores-chave, seguidos por Qualidade de
Produtos e Serviços, Respeito pelo Consumidor e Solidez Financeira. No último
levantamento, a Qualidade de Produtos e Serviços assumiu a liderança do
ranking, seguida por Respeito pelo Consumidor, Ética, Inovação e Solidez
Financeira. Resultado intrigante! Um rearranjo de prioridades na condução das
empresas avaliadas? Parece que sim, pois houve também mudanças de posição em
relação aos outros fatores-chave. A classificação dos fatores-chave nos dois
anos é apresentada no quadro abaixo:
ORDEM
|
2012
|
2013
|
1º.
|
Ética
|
Qualidade
de produtos e serviços
|
2º.
|
Inovação
|
Respeito
pelo consumidor
|
3º.
|
Qualidade
de produtos e serviços
|
Ética
|
4º.
|
Respeito
pelo consumidor
|
Inovação
|
5º.
|
Solidez
financeira
|
Solidez
financeira
|
6º.
|
Qualidade
de gestão
|
Qualidade
de gestão
|
7º.
|
Compromisso
com desenvolvimento sustentável
|
Compromisso
com RH
|
8º.
|
Compromisso
com RH
|
Compromisso
com desenvolvimento sustentável
|
9º.
|
Responsabilidade
social
|
Notoriedade
|
10º.
|
Notoriedade
|
Responsabilidade
social
|
11º.
|
Capacidade
de competir globalmente
|
Compromisso
com o país
|
12º.
|
Compromisso
com o país
|
Capacidade
de competir globalmente
|
13º.
|
A mais
ativa/presente nas redes sociais
|
A mais
ativa/presente nas redes sociais
|
Da mesma forma que no ano passado, chamou minha atenção a distância entre ética e outros
fatores-chave que indicam uma preocupação com os interesses mais amplos da
sociedade: Compromisso com desenvolvimento sustentável (oitava posição), Responsabilidade
social (décima posição) e Compromisso com o país (décima-primeira). Esse
distanciamento me levou a analisar o comportamento dos fatores-chave em cada um
dos setores descritos na publicação (47). Para isso, fiz uma pontuação
ranqueada dos fatores-chaves em cada setor. Isso significou atribuir pontos
para o fator-chave conforme sua posição na escala de importância, ou seja, 13
pontos para o primeiro lugar, 12 pontos para o segundo, 11 pontos para o terceiro
e, sucessivamente, até 1 ponto para a décima-terceira posição.
Em seguida, os fatores-chave foram separados em três grupos,
como feito em 2012: forma de competição no mercado (Posicionamento Competitivo),
capacidade de competição (Competências e Recursos) e compromisso com a sustentabilidade da nossa
sociedade (Sustentabilidade da Sociedade). A presença em redes sociais foi excluída
da análise por se fazer presente em apenas 21 setores, frequentemente nas
últimas posições. Assim, cada grupo ficou com quatro fatores-chave.
De novo, como no ano passado, foi possível verificar que as
empresas mais admiradas devem sua reputação, sob o ponto de vista dos
executivos, muito mais a fatores-chave associados a Posicionamento Competitivo
e Competência e Recursos e menos à preocupação com a Sustentabilidade da
Sociedade. Esse resultado foi um pouco mais acentuado do que em 2012, como pode
ser visto no quadro a seguir:
GRUPO
|
FATOR-CHAVE
|
2012
|
2013
|
||
PONTOS
|
%
|
PONTOS
|
%
|
||
Posicionamento
Competitivo
|
Qualidade
de Produtos e Serviços
|
452,00
|
37,1
|
497,50
|
38,4
|
Respeito
pelo Consumidor
|
487,00
|
490,50
|
|||
Inovação
|
483,00
|
420,50
|
|||
Capacidade
de Competir Globalmente
|
118,00
|
164,50
|
|||
Competências
e Recursos
|
Solidez
Financeira
|
411,50
|
31,7
|
366,50
|
32,3
|
Qualidade
de Gestão
|
364,00
|
359,00
|
|||
Compromisso
com RH
|
301,00
|
322,50
|
|||
Notoriedade
|
240,00
|
273,00
|
|||
Sustentabilidade
da Sociedade
|
Ética
|
546,00
|
31,5
|
455,00
|
29,3
|
Compromisso
com Desenvolvimento Social
|
335,00
|
301,50
|
|||
Responsabilidade
Social
|
282,00
|
247,00
|
|||
Compromisso
com o País
|
143,00
|
196,00
|
Esse resultado é um pouco desanimador par
aqueles que pensam na possibilidade da prática de uma administração equilibrada
entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Em 2012, os aspectos
sociais e ambientais quase igualaram a importância atribuída aos fatores que
indicam uma capacidade competitiva econômica das empresas. No entanto, em 2013,
os fatores-chave da Sustentabilidade da Sociedade perderam 2 pontos
percentuais. Como será em 2014? Estou começando a gostar de fazer essa análise,
mas não sou muito crente na possibilidade de um melhoria significativa
na atribuição de importância ao terceiro grupo. Espero estar errado!
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