domingo, 10 de novembro de 2013

Sustentabilidade da Sociedade é preocupação relevante para as empresas mais admiradas do Brasil?

Recebi ontem a edição especial de Carta Capital - As empresas mais admiradas no Brasil, número 16. No ano passado, publiquei um post (http://3es2ps.blogspot.com.br/2012/10/as-empresas-mais-admiradas-do-brasil-e.html) tecendo alguns comentários sobre os resultados dessa pesquisa, decidi repetir a análise hoje,  seguindo os mesmos procedimentos do ano passado.

Nessa publicação, as empresas são classificadas segundo a percepção de mais de 1.200 executivos a respeito de sua aderência a treze fatores-chave que, no cômputo geral de importância atribuída pelos respondentes da enquete, foram hierarquizados de forma distinta em 2013. No ano passado, Ética e Inovação eram os principais fatores-chave, seguidos por Qualidade de Produtos e Serviços, Respeito pelo Consumidor e Solidez Financeira. No último levantamento, a Qualidade de Produtos e Serviços assumiu a liderança do ranking, seguida por Respeito pelo Consumidor, Ética, Inovação e Solidez Financeira. Resultado intrigante! Um rearranjo de prioridades na condução das empresas avaliadas? Parece que sim, pois houve também mudanças de posição em relação aos outros fatores-chave. A classificação dos fatores-chave nos dois anos é apresentada no quadro abaixo:

ORDEM
2012
2013
1º.
Ética
Qualidade de produtos e serviços
2º.
Inovação
Respeito pelo consumidor
3º.
Qualidade de produtos e serviços
Ética
4º.
Respeito pelo consumidor
Inovação
5º.
Solidez financeira
Solidez financeira
6º.
Qualidade de gestão
Qualidade de gestão
7º.
Compromisso com desenvolvimento sustentável
Compromisso com RH
8º.
Compromisso com RH
Compromisso com desenvolvimento sustentável
9º.
Responsabilidade social
Notoriedade
10º.
Notoriedade
Responsabilidade social
11º.
Capacidade de competir globalmente
Compromisso com o país
12º.
Compromisso com o país
Capacidade de competir globalmente
13º.
A mais ativa/presente nas redes sociais
A mais ativa/presente nas redes sociais

Da mesma forma que no ano passado, chamou  minha atenção a distância entre ética e outros fatores-chave que indicam uma preocupação com os interesses mais amplos da sociedade: Compromisso com desenvolvimento sustentável (oitava posição), Responsabilidade social (décima posição) e Compromisso com o país (décima-primeira). Esse distanciamento me levou a analisar o comportamento dos fatores-chave em cada um dos setores descritos na publicação (47). Para isso, fiz uma pontuação ranqueada dos fatores-chaves em cada setor. Isso significou atribuir pontos para o fator-chave conforme sua posição na escala de importância, ou seja, 13 pontos para o primeiro lugar, 12 pontos para o segundo, 11 pontos para o terceiro e, sucessivamente, até 1 ponto para a décima-terceira posição.

Em seguida, os fatores-chave foram separados em três grupos, como feito em 2012: forma de competição no mercado (Posicionamento Competitivo), capacidade de competição (Competências e Recursos)  e compromisso com a sustentabilidade da nossa sociedade (Sustentabilidade da Sociedade). A presença em redes sociais foi excluída da análise por se fazer presente em apenas 21 setores, frequentemente nas últimas posições. Assim, cada grupo ficou com quatro fatores-chave.

De novo, como no ano passado, foi possível verificar que as empresas mais admiradas devem sua reputação, sob o ponto de vista dos executivos, muito mais a fatores-chave associados a Posicionamento Competitivo e Competência e Recursos e menos à preocupação com a Sustentabilidade da Sociedade. Esse resultado foi um pouco mais acentuado do que em 2012, como pode ser visto no quadro a seguir:

GRUPO
FATOR-CHAVE
2012
2013
PONTOS
%
PONTOS
%
Posicionamento Competitivo
Qualidade de Produtos e Serviços
452,00
37,1
497,50
38,4
Respeito pelo Consumidor
487,00
490,50
Inovação
483,00
420,50
Capacidade de Competir Globalmente
118,00
164,50
Competências e Recursos
Solidez Financeira
411,50
31,7
366,50
32,3
Qualidade de Gestão
364,00
359,00
Compromisso com RH
301,00
322,50
Notoriedade
240,00
273,00
Sustentabilidade da Sociedade
Ética
546,00
31,5
455,00
29,3
Compromisso com Desenvolvimento Social
335,00
301,50
Responsabilidade Social
282,00
247,00
Compromisso com o País
143,00
196,00


Esse resultado é um pouco desanimador par aqueles que pensam na possibilidade da prática de uma administração equilibrada entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Em 2012, os aspectos sociais e ambientais quase igualaram a importância atribuída aos fatores que indicam uma capacidade competitiva econômica das empresas. No entanto, em 2013, os fatores-chave da Sustentabilidade da Sociedade perderam 2 pontos percentuais. Como será em 2014? Estou começando a gostar de fazer essa análise, mas não sou muito crente na possibilidade de um melhoria significativa na atribuição de importância ao terceiro grupo. Espero estar errado!

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