quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A Freira e a Taxista - entre a eficiência e a eficácia!


Minha irmã, Kilda, me enviou hoje essa pequena anedota que serve bem para ilustrar o dilema entre eficiência e eficácia na administração, em particular nas pequenas empresas. Kilda a recebeu a de uma amiga.

"Em uma cidade do interior, viviam duas mulheres que tinham o mesmo nome: Flávia. Uma era freira e a outra taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao céu, São Pedro as esperava. 
-  O teu nome?
-  Flávia
-  A freira?
-  Não, a taxista.
São Pedro consulta as suas notas e diz:
-  Bem, ganhastes o paraíso. Leva esta túnica com fios de ouro. Pode entrar. A seguinte...
-  O teu nome?
-  Flávia
-  A freira?
-  Sim, eu mesma.
-  Bem, ganhastes o paraíso... Leve esta túnica de linho. Pode entrar.
A religiosa diz:
-  Desculpe, mas deve haver algum engano. Eu sou Flávia, a freira!
-  Sim, minha filha, e ganhastes o paraíso. Leve esta túnica de linho...
-  Não pode ser! Eu conheço a outra Flávia, Senhor. Era taxista, vivia na minha cidade e era um desastre! Subia as calçadas, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 65 anos pregando todos os domingos na paróquia. Como é que ela recebe a túnica com fios de ouro e eu esta?
-  Não há nenhum engano - diz São Pedro. É que, aqui no céu, adotamos uma gestão mais profissional do que a de vocês lá na Terra...
-  Não entendo!
-  Eu explico. Já ouviu falar de Gestão de Resultados? Agora nos orientamos por objetivos, e observamos que nos últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ela conduzia o táxi, as pessoas rezavam! Resultado é o que importa."

Deliciosamente instrutiva, não?

A distinção entre eficiência e eficácia, provavelmente, é um dos conhecimentos que se transmite logo nos primeiros momentos a estudantes de administração. Do ponto de vista conceitual, é uma diferença muito simples. Eficiência está relacionada a fazer certo as coisas, enquanto que eficácia é fazer a coisa certa. O que isso quer dizer, é que ser eficiente significa realizar as atividades e processos em uma organização de forma a utilizar corretamente e sem desperdícios todos os recursos e ferramentas necessários para cada tarefa organizacional. Por outro lado, ser eficaz significa atingir os objetivos relacionados à existência da organização. No caso de uma empresa, ser eficaz é oferecer a um mercado produtos ou serviços que sejam realmente desejados. 

É claro que a situação ideal, do ponto de vista da administração, está na combinação constante dos dois aspectos: ser eficaz e ser eficiente. Nas grandes empresas, em geral, essa combinação não é tão difícil de ser mantida. Nas pequenas empresas, no entanto, isto é mais complicado! A falta de recursos, ferramentas ou, até mesmo competências  podem afetar a eficiência. Mas, se temos que sacrificar algum dos dois, o aconselhável é abrir mão da eficiência. A eficácia não pode jamais ser abandonada.

Assim, nada mais natural que a taxista recebesse a túnica com fios de ouro. Para São pedro, a eficácia das ações residia em conseguir um maior número de preces e orações. A freira não estava sendo nem eficiente, nem eficaz! Não conseguia pregar de forma a manter a atenção das pessoas e estas não se sentiam motivadas a orar. Por outro lado, a taxista, não era nem um pouco eficiente, mas, do ponto de vista da igreja, era eficaz: todo mundo rezava quando a via!

É o que digo para minha professora de tênis, quando faço um smash todo torto:

_ Não fui eficiente, mas fui eficaz. Ganhei o ponto!

Mas, isso é história para outro post. Ainda vou escrever algo sobre a relação entre tênis e administração. Aguardem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário