sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Estudos sobre Empreendedorismo no Brasil - Parte 10: Empreendedorismo Feminino


Depois de ter analisado a produção brasileira sobre empreendedorismo sustentável, decidi investigar como está o campo do empreendedorismo feminino no Brasil. Este é um trabalho que pretendo publicar em algum periódico brasileiro assim que concluí-lo. No entanto, uma análise preliminar já pode ser aqui divulgada. encontrei um fato interessante: este campo de estudo é fortemente dominado por mulheres, com uma baixa presença de homens publicando sobre o assunto. Foram encontradas 126 mulheres, ou seja 83,4% dos autores, e apenas 25 homens.
A busca dos trabalhos sobre empreendedorismo feminino publicados no Brasil foi feita em quatro etapas. A primeira foi feita em duas bases de publicações científicas: a ScientificPeriodicalsElectroni Library - SPELL (www.spell.org.br) e a ScientificElectronicLibrary Online – SCIELO.BR (www.scielo.br). Para localizar os artigos disponíveis nas duas bases foram usados os seguintes termos: Empreendedorismo feminino; Empreendedorismo e gênero; Mulher(es) Empreendedor(as); Criação de Empresas e Gênero; Criação de Negócios e Gênero; Criação de Empresa(s) e Mulher(es). A busca foi feita usando os termos em português e inglês. No caso da SPELL utilizaram-se os índices de Título de Documento, Resumo e Palavras-chave e fez-se a restrição de tipo de documento para Artigo. Para a busca na SCIELO.BR foram utilizados os mesmos termos nos índices Palavras do Título, Assunto e Resumo, sem restrição de tipo de documento. Para as duas bases não foi feita nenhuma restrição em termos de período de tempo, pois a intenção era tentar localizar o maior número possível de publicações.
Foram encontrados 33 artigos na SPELL e 24 artigos na SCIELO.BR. O passo seguinte foi selecionar os trabalhos que de fato tratavam de qualquer aspecto relacionado ao empreendedorismo feminino, e excluir eventuais duplicidades Esta seleção foi baseada na leitura dos resumos de cada artigo. Dessa forma, chegou-se a um conjunto de 35 textos.
Uma estatística preliminar permitiu identificar os pesquisadores que tinham pelo menos dois artigos publicados no tema. Acessei o currículo Lattes desses pesquisadores para verificar se havia outros artigos publicados sobre o empreendedorismo feminino que não tivessem sido localizados na primeira busca. Foram encontrados doze artigos adicionais, resultando em 47 trabalhos publicados.
A terceira etapa da busca foi feita pela análise das referências bibliográficas citadas em cada um dos 47 artigos. Nessa etapa foram encontrados mais seis artigos. Por fim, foi feita uma busca adicional no Google Acadêmico (www.scholar.google.com.br) com os termos: Empreendedorismo Feminino; Mulher(es) Empreendedora(s); e Empreendedorismo e Gênero. Mais 17 artigos foram localizados.
Dessa forma, a base de artigos que analisarei para descrever o campo de estudos do empreendedorismo feminino no Brasil totalizou 70 trabalhos. Essa produção começou a vir a público, no formato de artigos em periódicos brasileiros, no ano 2.000, apresentando uma tendência de crescimento anualmente, com pequenas oscilações.
Os trabalhos que foram localizados tiveram sua disseminação em 55 periódicos, dos quais a grande maioria publicou apenas um artigo no período. Apenas em onze periódicos foram encontrados dois ou mais textos sobre empreendedorismo feminino. Estes podem ser visualizados na tabela 1. Estes dados indicam que, embora o tema do empreendedorismo feminino tenha conseguido penetração em um grande número de veículos, não há ainda uma presença freqüente do assunto na maioria dos periódicos brasileiros que já publicaram trabalhos dos pesquisadores do campo. 

Tabela 1: Periódicos brasileiros com maior número de artigos sobre empreendedorismo feminino

Periódico
Artigos
Caderno de Administração UEM
5
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
3
Revista de Gestão USP
3
RAC-eletrônica
2
Revista Alcance
2
Revista de Administração Contemporânea
2
Revista de Administração da UNIMEP
2
Revista de Administração FACES Journal
2
Revista de Administração Mackenzie
2
Revista de Administração Pública
2
Revista Economia e Gestão
2

Esta produção foi realizada por 151 autores, dos quais apenas 18 publicaram pelo menos dois textos. A pesquisadora que teve maior número de publicações foi Hilka Pelizza Vier Machado que era vinculada à Universidade Estadual de Maringá com quinze artigos. Depois, Rivanda Meira Teixeira da Universidade Federal de Sergipe publicou cinco artigos. Em seguida, há três autoras com três trabalhos publicados e treze que publicaram dois textos. Na tabela 2 podem ser visualizados os pesquisadores brasileiros com maior produção no campo do empreendedorismo feminino. Essa grande dispersão da produção sugere que o empreendedorismo feminino, exceto no caso das duas primeiras pesquisadoras, não se firmou como um tema de linhas de pesquisa regular para a maioria dos pesquisadores e pesquisadoras sobre o assunto. Parece que a maioria dos autores se aproxima do campo de forma eventual e não sistemática.

Tabela 2 – Pesquisadoras(es) com maior número de artigos publicados no campo do empreendedorismo feminino
Nome
Artigos
Hilka Vier Machado
15
Rivanda Meira Teixeira
5
Almiralva Ferraz Gomes
3
Armindo de Sousa Santos Teodósio
3
Eva Gertrudes Jonathan
3
Amelia Silveira
2
Anna Beatriz Cautela Tvrzká de Gouvêa
2
Dayane Yoshie M. Palhano
2
Elisabete Stradiotto Siqueira
2
Eloy Eros Silva Nogueira
2
Erlaine Binotto
2
Fernanda de Lazari Cardoso Mundim
2
Gislaine Vieira de Barros
2
Jane Mendes Ferreira
2
Marcos Ferreira de Jesus
2
Monica Esteves Rodrigues
2
Ursula Wetzel
2

Meu trabalho continuará pois pretendo fazer uma análise do que tem sido investigado a respeito do empreendedorismo feminino no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário