quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MEIO, MENSAGEM E MENSAGEIRO (4): A PRESENÇA DOS ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO NA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

No post em que analisei a participação de periódicos brasileiros com maior número de artigos de acordo com o Andy Warhol Index de impacto (http://3es2ps.blogspot.com.br/2017/08/meio-mensagem-e-mensageiro-1-aplicacao.html), a Revista de Administração Contemporânea (RAC) foi a que surgiu em primeiro lugar com dezesseis artigos e um conjunto de 640 citações. Neste post apresento a lista desses artigos, bem como alguns dados adicionais.
Antes de analisar os dados em maior detalhe, resolvi atualizar as informações sobre número de citações de cada artigo na RAC. Como este processo é muito dinâmico, houve algumas novas citações entre a data do primeiro post 19/08/2017 e hoje (07/09/2017). Decorridos, 19 dias, o número de artigos com pelo menos 15 citações subiu para dezoito. O total de citações elevou-se para 722. A média de citações desse grupo de textos foi igual a 40, com um mínimo de 16 e um máximo de 86. Estes artigos estão listados a seguir, em ordem decrescente de número de citações, com a identificação de seus autores e temas de pesquisa. O artigo de número 7 foi publicado na RAC-eletrônica que foi descontinuada pela ANPAD. Assim, decidi incluí-lo nesta análise tendo em vista que as duas revistas tinham os mesmos parâmetros de avaliação.

1)     Perfil empreendedor e desempenho organizacional, v. 13, n. 3, p. 450-467, 2009.
Temas de pesquisa: Atributos e tipologias de empreendedores; Empreendedorismo e desempenho organizacional
Autores: Maria Cristina Bohnenberger; Serje Schmidt - Citações: 86

2)     Empreendedorismo e crescimento econômico: uma análise empírica, v. 12, n. 4, p. 975-993, 2008.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo e desenvolvimento
Autores: Aluízio Antonio de Barros; Cláudia Maria Miranda de Araújo Pereira - Citações: 80

3)     Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho, v. 10, n. 1, p. 95-116, 2006.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo e gestão
Autorea: Renata Silveira Carvalho; Gardênia Abbad - Citações: 68

4)     Competências empreendedoras de dirigentes de empresas brasileiras de médio e grande porte que atuam em serviços da nova economia, v. 10, n. 4, p. 47-69, 2006.
Tema de pesquisa: Competências, aprendizagem e práticas empreendedoras
Autores: Sérgio Carvalho Benício de Mello; André Luiz Maranhão de Souza Leão; Fernando Gomes de Paiva Júnior - Citações: 48

5)     Cultura e orientação empreendedora: uma pesquisa comparativa entre empreendedores em incubadoras no Brasil e em Portugal, v. 13, n. 1, p. 57-71, 2009.
Temas de pesquisa: Incubadoras e parques tecnológicos; Orientação Empreendedora
Autores: Marco Antonio Oliveira Monteiro da Silva; Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes; Manuela Faia Correia - Citações: 47

6)     A dimensão histórica dos discursos acerca do empreendedor e do empreendedorismo, v. 15, n. 2, p. 179-197, 2011.
Tema de pesquisa: Conceitos, modelos e teorias sobre o empreendedorismo
Autores: Alessandra Mello da Costa; Denise Franca Barros; José Luis Felicio Carvalho – Citações: 47

7)     Vida pessoal e vida profissional: os desafios de equilíbrio para mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2007.
Tema de pesquisa; Empreendedorismo feminino
Autoras: Maíra Riscado Lindo; Patrícia Mendonça Cardoso; Mônica Esteves Rodrigues; Ursula Wetzel - Citações: 46

8)     Estruturas de governança e empreendedorismo coletivo: o caso dos Doutores da Alegria, v. 10, n. 3, p. 29-50, 2006.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo social e negócios sociais
Autoras: Andréa Leite Rodrigues; Marie Claire Malo - Citações: 44

9)     Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos, v. 8, n. 3, p. 117-140, 2004.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo étnico
Autores: Ana Cristina Braga Martes; Carlos L. Rodriguez - Citações: 36

10)  A institucionalização das estratégias de negócios: o caso das start-ups na internet brasileira em uma perspectiva construtivista, v. 8, n. 2, p. 159-179, 2004.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo e estratégia
Autor: Flávio Carvalho de Vasconcelos - Citações: 33

11)  Gênero, imersão e empreendedorismo: sexo frágil, laços fortes?, v. 15, n. 4, p. 631-649, 2011.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo feminino
Autores: Gláucia Maria Vasconcellos Vale; Ana Carolina Ferreira Serafim; Armindo dos Santos de Sousa Teodósio - Citações: 30

12)  Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor, v. 18, n. 4, p. 465-486, 2014.
Tema de pesquisa: Educação para o empreendedorismo
Autores: Estevão Lima de Carvalho Rocha; Ana Augusta Ferreira Freitas - Citações: 27

13)  Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?, v. 18, n. 3, p. 311-327, 2014.
Tema de pesquisa: Processo empreendedor
Autores: Gláucia Maria Vasconcellos Vale; Victor Silva Corrêa; Renato Francisco dos Reis - Citações: 27

14)  Modelo empresarial, gestão de inovação e investimentos de venture capital em empresas de biotecnologia no Brasil, v. 9, n. 1, p. 171-191, 2005.
Temas de pesquisa: Financiamento do empreendedorismo; Empreendedorismo, ciência, inovação e tecnologia; Empreendedorismo e gestão
Autoras: Valéria Maria Martins Judice; Adelaide Maria Coelho Baêta - Citações: 26

15)  Mulheres e suas histórias: razão, sensibilidade e subjetividade no empreendedorismo feminino, v. 17, n. 4, p. 398-417, 2013.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo feminino
Autores: Jane Mendes Ferreira; Eloy Eros Silva Nogueira - Citações: 25

16)  Empreendedorismo, competitividade e crescimento econômico: evidências empíricas, v. 14, n. 6, p. 1094-1112, 2010.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo e desenvolvimento
Autor: Raimundo Eduardo Silveira Fontenele - Citações: 20

17)  Modelos de financiamento baseados em relações pessoais: experiência de empreendedores chineses no Brasil, v. 12, n. 3, p. 741-761, 2008.
Tema de pesquisa: Financiamento do empreendedorismo
Autor: Hsia Hua Sheng - Citações: 16

18)  Alerta empreendedor e as abordagens causation e effectuation sobre empreendedorismo, v. 18, n. 2, p. 196-216, 2014.
Tema de pesquisa: Processo empreendedor
Autores: Valter da Silva Faia; Marco Aurélio Garcia Rosa; Hilka Pelizza Vier Machado - Citações: 16

O primeiro aspecto que quero salientar é a diversidade de temas de pesquisa que estes artigos abordam. No conjunto foram 18 temas, sendo que Empreendedorismo feminino foi o mais frequente em três artigos. Outros quatro temas foram abordados em dois artigos: Empreendedorismo e desenvolvimento; Empreendedorismo e gestão; Empreendedorismo, ciência, inovação e tecnologia; e Financiamento do empreendedorismo. Por fim, os temas presentes em apenas um artigo foram: Atributos e tipologias de empreendedores; Competências, aprendizagem e práticas empreendedoras; Conceitos, modelos e teorias sobre o empreendedorismo; Educação para o empreendedorismo; Empreendedorismo e desempenho organizacional; Empreendedorismo e estratégia; Empreendedorismo étnico; Empreendedorismo social e negócios sociais; Estado empreendedor e empreendedorismo na administração pública; Estudos revisionais e bibliometrias; Incubadoras e parques tecnológicos; Orientação Empreendedora; e Processo empreendedor.
Por outro lado, no que diz respeito aos pesquisadores presentes nestas produções, há algo que chamou minha atenção. Muitos artigos foram escritos por pessoas com presença eventual no campo do empreendedorismo no Brasil, tendo contribuído com apenas um artigo. Os dezesseis artigos foram escritos por 40 autores e há, com certeza entre os autores, alguns que têm feito contribuições mais sistemáticas para o campo. Por exemplo, entre estes, estão os seguintes que conforme indiquei em meu livro publicaram mais de cinco artigos nesse campo: Hilka Pelizza Vier Machado; Fernando Gomes de Paiva Júnior; Gláucia Maria Vasconcellos Vale; Jane Mendes Ferreira; Raimundo Eduardo Silveira Fontenele; Sérgio Carvalho Benício de Mello; André Luiz Maranhão de Souza Leão; Alessandra Mello da Costa; e Ana Augusta Ferreira Freitas.
Este fato, em minha opinião, chama a tenção para a importância da reputação do meio na disseminação de textos sobre determinado campo de conhecimento.  A RAC é um dos periódicos brasileiros com avaliação superior no Qualis da CAPES, sendo considerado no nível A2 nas áreas de Administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo e Sociologia. A RAC é ainda classificada como B1 nas áreas: Ciências ambientais; Educação; Filosofia; Interdisciplinar; e Planejamento urbano e regional/demografia.
A distribuição temporal dos artigos começa em 2004 e vai até 2014. A RAC teve seu primeiro número publicado em 1997. O primeiro artigo sobre empreendedorismo nela publicado foi sobre Empreendedorismo étnico de autoria de Ana Cristina Braga Martes e Carlos L. Rodriguez que recebeu 36 citações. Os três artigos mais citados foram publicados em 2009, 2008 e 2006. Por fim, dois artigos mais recentes, publicados em 2014, tiveram 27 citações cada um. É de se esperar que o número de citações tenha alguma relação direta com o tempo de vida do artigo. Assim, textos publicados após 2014 sobre empreendedorismo na RAC ainda não atingiram a marca de 15 citações.
Finalizando este post, listo a seguir os demais artigos sobre empreendedorismo publicados na RAC, com seus autores e temas de pesquisa. Estas publicações ampliaram os temas de pesquisa abordados, com a inclusão dos seguintes: Abordagens, métodos e instrumentos de pesquisa em empreendedorismo; Condicionantes ambientais do empreendedorismo; Empreendedorismo e franquias; Empreendedorismo internacional; Empreendedorismo religioso; e Empreendedorismo sustentável. Da mesma forma, são adicionados 33 autores à lista anterior, seguindo o mesmo padrão. Isto é, na lista há tanto autores com contribuição regular ao campo do empreendedorismo no Brasil quanto autores com menor volume de produção. Entres os de maior presença no campo estão: Alex Fernando Borges; Edmilson Lima; Josiel Lopes Valadares; Magnus Luiz Emmendoerfer; Tales Andreassi; Vânia Maria Jorge Nassif; Walter Fernando Araújo de Moraes; Yákara Vasconcelos Pereira Leite e este escriba.
Entre estes artigos, desejo chamar a atenção para três deles que compõem um debate promovido pela RAC no número 6 do volume 18.  São dois artigos de Gláucia Maria Vasconcellos Vale (20 e 31) e um em coautoria de Hilka Pelizza Vier Machado e Vânia Maria Jorge Nassif (30). Os três textos abordam questões muito relevantes para o entendimento do fenômeno do empreendedorismo e merecem uma atenção mais aprofundada dos estudiosos do tema no Brasil.

19)  Modelo conceitual de decisões no estágio de criação de um negócio: base para construção de um simulador para jogos de empresas, v. 13, n. 4, p. 663-682, 2009.
Tema de pesquisa: Conceitos, modelos e teorias sobre o empreendedorismo
Autores: André Rosenfeld Rosas; Antonio Carlos Aidar Sauaia - Citações: 12

20)  Empreendedor: origens, concepções teóricas, dispersão e integração, v. 18, n. 6, p. 874-891, 2014.
Tema de pesquisa: Conceitos, modelos e teorias sobre o empreendedorismo
Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale - Citações: 12

21)  Cargos de livre nomeação: reflexões com base no empreendedor público em um estado-membro do Brasil, v. 16, n. 5, p. 723-743, 2012
Tema de pesquisa: Estado empreendedor e empreendedorismo na administração pública
Autores: Josiel Lopes Valadares; Magnus Luiz Emmendoerfer - Citações: 9

22)  Validação do instrumento Team Factors Inventory em empresas brasileiras, p. 137-158, 2006.
Tema de pesquisa: Abordagens, métodos e instrumentos de pesquisa em empreendedorismo
Autores: Fernando Antonio Prado Gimenez; Edmundo Inácio Júnior – Citações: 6

23)  Ser seu próprio patrão? Aperfeiçoando-se a educação superior em empreendedorismo, v. 19, n. 4, p. 419-439, 2015.
Tema: Educação para o empreendedorismo
Autores: Edmilson Lima; Rose Mary Almeida Lopes; Vânia Maria Jorge Nassif; Dirceu Silva – Citações: 6

24)  Uma Visita ao Barão, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2005.
Tema de pesquisa: Empreendedorismo e estratégia
Autores: Carlos Osmar Bertero; Tatiana Iwai – Citações: 5

25)  Publicação científica nacional e internacional sobre franchising: levantamento e análise do período 1998 – 2007, v. 14, n. 2, p. 268-288, 2010
Tema de pesquisa: Estudos revisionais e bibliometrias; Empreendedorismo e franquias
Autores: Pedro Lucas de Resende Melo; Tales Andreassi – Citações: 5

26)  Percepções de valor e elementos estruturantes das microfranquias, v. 18, n. 3, p. 328-350, 2014
Tema de pesquisa: Empreendedorismo e franquias
Autores: Pedro Lucas de Resende Melo; Felipe Mendes Borini; Julio Araujo Carneiro da Cunha – Citações: 5

27)  Facetas do risco no empreendedorismo internacional, v. 18, n. 1, p. 96-117, 2014
Tema de pesquisa: Empreendedorismo internacional
Autores: Yákara Vasconcelos Pereira Leite; Walter Fernando Araújo de Moraes – Citações: 4

28)  O ensino de empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation, v. 20, n. 3, p. 305-327, 2016.
Tema de pesquisa: Educação para o empreendedorismo
Autores: Marcus Alexandre Yshikawa Salusse; Tales Andreassi – Citações: 2

29)  Orientação empreendedora: um estudo das dimensões e sua relação com desempenho em empresas graduadas, v. 19, n. 6, p. 673-695, 2015
Tema de pesquisa: Incubadoras e parques tecnológicos; Orientação empreendedora; Empreendedorismo e desempenho organizacional
Autores: Fábio Lazzarotti; Alissane Lia Tasca da Silveira; Carlos Eduardo Carvalho; Carlos Ricardo Rossetto; Jonatha Correia Sychoski – Citações: 2

30)  Réplica - empreendedores: reflexões sobre concepções históricas e contemporâneas, v. 18, n. 6, p. 892-899, 2014.
Tema de pesquisa: Conceitos, modelos e teorias sobre o empreendedorismo
Autoras: Hilka Pelizza Vier Machado; Vânia Maria Jorge Nassif – Citações: 1

31)  Afinal de contas, que bicho é esse? Tréplica sobre o empreendedor e o empreendedorismo, v. 18, n. 6, p. 900-908, 2014
Tema de pesquisa: Conceitos, modelos e teorias sobre o empreendedorismo
Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale – Citações: 1

32)  Empreendedorismo sustentável e stakeholders fornecedores: criação de valores para o desenvolvimento sustentável, v. 20, n. 4, p. 502-523, 2016
Tema de pesquisa: Empreendedorismo sustentável
Autores: Thálita Anny Estefanuto Orsiolli; Farley Simon Nobre – Citações: 1

33)  Corrupção burocrática e empreendedorismo: uma análise empírica dos estados brasileiros, v. 19, n. 3, p. 374-397, 2015.
Tema de pesquisa: Condicionantes ambientais do empreendedorismo
Autores: Felipe Luiz Neves Bezerra de Melo; Luciano Menezes Bezerra Sampaio; Renato Lima de Oliveira – Citações: 1

34)  Empreendedorismo religioso: um estudo sobre empresas que exploram o nicho da religiosidade, v. 19, n. 5, p. 565-583, 2015
Tema de pesquisa: Empreendedorismo religioso

Autores: Alex Fernando Borges; Alessandro Gomes Enoque; Jacquelaine Florindo Borges; Lorrana Laila Silva de Almeida – Citações: 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário