sábado, 16 de setembro de 2017

Pesquisa em Empreendedorismo no Brasil (3): Artigos mais citados sobre Competências, aprendizagem e práticas empreendedoras

No tema Competências, aprendizagem e práticas empreendedoras, nove artigos em 110, ou seja, 8,2 % atingiram o Andy Warhol Index de citações. Entre o restante dos artigos, 35, isto é, 31,8% deles não receberam nenhuma citação de acordo com o Google Scholar até o dia de hoje. Este resultado, comparado com os dois outros que comentei nos posts anteriores – Atributos e tipologias de empreendedores e Educação para o empreendedorismo­ – coloca esse tema em uma posição de melhor desempenho. Os outros dois temas tiveram, respectivamente, 45,0% e 43,8% dos artigos não referenciados em outras publicações.
Por outro lado, por enquanto, o tema de Educação para o empreendedorismo foi o que teve maior percentual de artigos (9,4%) que atingiram o Andy Warhol Index, enquanto que o tema de Atributos e tipologias de empreendedores chegou a 6,4%.
Os nove artigos aqui elencados foram escritos por 23 autores: 13 homens e dez mulheres. Estes foram publicados em oito periódicos. A Professora Vânia Maria Jorge Nassif foi a única a ser coautora em dois artigos. E, nos periódicos, o Cadernos EBAPE.BR também foi o único periódico que publicou dois artigos. Apenas um artigo foi escrito por dois autores estrangeiros, justamente o mais antigo da lista, que foi publicado em 2004. Os demais artigos se distribuíram entre 2006 e 2013. Como sempre, um maior número de citações está associado a um tempo médio de vida das publicações que nesse caso foi de 8,1 anos.
É interessante observar que esse pequeno número de artigos serve como um indicador da diversidade de tópicos abordados neste tema de pesquisa. Por exemplo, quatro deles tratam de competências empreendedoras, três abordam questões próprias do que se denomina capital social dos empreendedores e um deles se relaciona com liderança. Por fim, um dos artigos apresenta uma reflexão teórica em que os autores propõem o conceito de ações empreendedoras.
Como sempre, a seguir listo os artigos, com seus autores e número de citações.

Competências empreendedoras de dirigentes de empresas brasileiras de médio e grande porte que atuam em serviços da nova economia. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 4, p. 47-69, 2006.
Autores: Sérgio Carvalho Benício de Mello; André Luiz Maranhão de Souza Leão; Fernando Gomes de Paiva Júnior
Citações: 48

Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, Edição Especial, p. 564–585, 2011.
Autoras: Marcia Aparecida Zampier; Adriana Roseli Wunsch Takahashi
Citações: 32

A liderança como elemento do comportamento empreendedor: um estudo exploratório. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. 5, p. 77-106, 2009.
Autores: Álvaro Cardoso Armond; Vânia Maria Jorge Nassif
Citações: 31

Do empreendedorismo à noção de ações empreendedoras: reflexões teóricas. Revista Alcance, v. 20, n. 2, p. 203-220, 2013.
Autores: Almiralva Ferraz Gomes; Juvêncio Braga de Lima; Mônica Carvalho Alves Cappelle
Citações: 23

As redes sociais dos empreendedores na formação do capital social: um estudo de casos múltiplos em municípios do norte pioneiro no estado do Paraná. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 4, p. 967–997, 2011.
Autoras: Norma Pimenta Cirilo Ducci; Rivanda Meira Teixeira
Citações: 20

Mobilizando relacionamentos e acessando recursos na criação e evolução de novos negócios. Organizações & Sociedade, v.14, n.41, p. 113-134, 2007.
Autores: Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos; Sérgio Fernando Loureiro Rezende; Liliane de Oliveira Guimarães; Roberto Costa Fachin
Citações: 18

Competências empreendedoras e sistema de relações sociais: a dinâmica dos construtos na decisão de empreender nos serviços de fisioterapia. Revista de Negócios, v. 13, n. 1, p. 28–44, 2008.
Autores: Daniel Jardim Pardini; Márcio Meira Brandão; Gustavo Quiroga Souki
Citações: 18

Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? Revista de Administração e Inovação, v. 8, n. 3, p. 33-54, 2011.
Autores: Vânia Maria Jorge Nassif; Tales Andreassi; Fabíola Simões
Citações: 18

O capital social das equipes empreendedoras nascentes. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 2, p. 26-37, 2004.
Autores: Natalia Weisz; Roberto S. Vassolo
Citações: 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário