quinta-feira, 14 de setembro de 2017

UMA BREVE NOTÍCIA SOBRE A ANEGEPE E A REGEPE

A Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)  foi criada em fevereiro de 2011 em uma reunião de pesquisadoras e pesquisadores na casa da Vânia Maria Jorge Nassif em São Paulo.
A Fundação da ANEGEPE, penso eu, tem seus antecedentes que remontam a 1999. Em outubro de 2000, quando escrevi o texto de apresentação dos anais do I Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), que aconteceu em fins de outubro de 2000 em Maringá, registrei que “o EGEPE era um sonho antigo de alguns pesquisadores da UEM e UEL que encontrou ressonância em um grupo formado durante a realização do 23º Encontro da ANPAD, em Foz do Iguaçu, em 1999. Naquele momento, alguns pesquisadores da área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas se reuniram e montaram o GIEMPE – Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Micro e Pequenas Empresas. Interagindo basicamente através de correio eletrônico, este grupo acolheu a ideia de se realizar um Encontro para discussão de temas relacionados aos diversos interesses de pesquisa que se relacionam a esta área de estudos em formação”.
O GIEMPE foi uma iniciativa do Edmilson Lima que, naquele ENANPAD, reuniu alguns pesquisadores entre os quais me lembro da presença do Juvêncio Braga de Lima. Aliás, recentemente o Juvêncio quando nos reencontramos em Belo Horizonte, relembrou este episódio. No primeiro EGEPE tive o apoio da Hilka Pelizza Vier Machado da UEM e da Cleufe Pelisson da UEl, grande amiga que faleceu alguns anos atrás.
O segundo EGEPE aconteceu em Londrina em 2001. De novo, me coube a função de redigir a apresentação dos anais do encontro. Algum tempo atrás, o Professor Cândido Borges havia me lembrado de algo que eu escrevera neste texto. Já tinha me esquecido, mas faço o resgate. “Empreendedorismo já é uma área de estudos reconhecidamente valorizada em outros países. Por exemplo, na Academy of Management, empreendedorismo tem status de divisão. Conferências internacionais sobre o campo também são tradicionais, tais como a Conferência do Babson College – Kauffmann Foundation, e as reuniões anuais do International Council for Small Business. Note-se também a existência de um número razoável de periódicos de circulação internacional dedicados ao tema, com boa reputação acadêmica, entre os quais se destacam Entrepreneurship Theory and Practice, Journal of Business Venturing e Journal of Small Business Management. Quem sabe daqui há alguns anos teremos, no Brasil, um periódico próprio da área. Eis aí um desafio para esta comunidade que começa a se formar em torno do EGEPE!”.
Os anos foram passando e as edições do EGEPE foram acontecendo. Em 2003, com a realização do terceiro encontro em Brasíliae com apoio da Eda Lucas da UnB, ele passou a ser realizado a cada dois anos.  No ano de 2005, fizemos o quarto EGEPE nas instalações da PUCPR. Nesse ano contei com a ajuda de minhas amigas Jane Mendes Ferreira e Simone Cristina Ramos. A partir de 2005, deixei de me envolver na organização dos EGEPES. Em 2008, foi realizado o quinto EGEPE nas instalações da Universidade Mackenzie,  sob a coordenação de Vânia e Hilka. No Recife em 2010, foi a vez do Fernando Gomes de Paiva Júnior encabeçar a sua organização. Nesta vez não pude estar presente devido a um problema de saúde. A edição de 2012, já aconteceu sob os auspícios da ANEGEPE, dessa vez em Florianópolis contando com a coordenação de uma equipe formada por Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Marianne Hoeltgebaum e Carlos Ricardo Rossetto. Em 2014, o Cândido liderou a equipe que realizou o oitavo EGEPE em Goiânia, em que também não pude participar. A última edição do EGEPE aconteceu na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, liderado pela Denize Grzybovski, mais uma vez não particpei. No décimo EGEPE, espero marcar presença. Saudades das amigas e amigos que sempre revejo nestes encontros.
Foi no meio dessa história, em 2012, onze anos depois de eu ter sonhado com uma revista dedicada ao empreendedorismo, que propus para a Diretoria da ANEGEPE, a criação da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. tive o privilégiode ser o primeiro editor, auxiliado pela Jane como editora adjunta. Jane me substituiu na editoria da REGEPE e, nesse ano, esta função está a cargo da Vânia.
Recentemente, me envolvi em um esforço de revisão do que tem sido publicado sobre empreendedorismo nos periódicos científicos brasileiros. Em maio último, como aqueles que acompanham esse blog já sabem, publiquei um livro com uma bibliografia da produção que localizei entre 1962 e 2016. Neste livro mostrei que os primeiros artigos revisionais sobre pesquisa em empreendedorismo surgiram nos periódicos em 2010. De fato, nesse ano, foram publicados cinco artigos com este caráter de revisão de estudos, abordando diferentes corpus de publicações. Desde então, foram publicados mais 47 artigos, incluindo três em 2017. Estou fazendo a leitura desses textos tentando elaborar uma síntese desses estudos. Hoje trabalhei um pouco em informações sobre a origem desses artigos e canais de publicação.
Devo registrar que fiquei, ao esmo tempo, feliz e orgulhoso de ver o papel de destaque que a REGEPE ganhou no campo do empreendedorismo brasileiro em apenas cinco anos. Dez artigos  revisionais foram nela publicados, entre 2012 e 2017: um em 2012; dois em 2014; um em 2015; três em 2016; e três em 2017. Na tabela abaixo detalho os periódicos em que essa produção foi publicada. É interessante observar que mais da metade dos artigos foi publicada em periódicos A2 e B1, o que, supostamente, indica uma qualidade elevada desses trabalhos. Aliás, a REGEPE teve seu reconhecimento como periódico B1 na última avaliação da área de Administração. 


Qualis
Periódico
Artigos
A2
Revista Brasileira de Gestão de Negócios
2
Cadernos EBAPE.BR
1
Revista de Administração Contemporânea
1
B1
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
10
Revista de Administração e Inovação
2
Revista de Administração Mackenzie
2
Revista de Ciências da Administração
2
Revista de Negócios
2
Administração: Ensino e Pesquisa
1
Administração Pública e Gestão Social
1
Revista de Gestão
1
Revista Eletrônica de Administração
1
Gestão & Produção
1
B2
Faces: Revista de Administração
2
Internext
2
Revista Ibero-Americana de Estratégia
2
Pretexto
1
Revista Ciências Administrativas
1
Revista da Micro e Pequena Empresa
1
Revista de Administração da UNIMEP
1
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração
1
B3
International Journal of Innovation
1
Revista Brasileira de Estratégia
1
Revista Iberoamericana de Turismo
1
Revista Interdisciplinar Científica Aplicada
1
Tecer
1
B4
Biblionline
1
Perspectivas Online: Biológicas e Saúde
1
Revista da UNIFEBE
1
Revista Estudo & Debate
1
Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologia e negócios
1
Revista Gestão Industrial
1
Revista Interdisciplinar de Gestão Social
1
Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo
1
B5
Connexio - Revista Científica da Escola de Gestão e Negócios
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário