domingo, 15 de novembro de 2020

Declínio, estabilidade e ascensão: a dinâmica recente da publicação de artigos sobre empreendedorismo no Brasil


No post anterior (https://3es2ps.blogspot.com/2020/11/periodicos-brasileiros-no-campo-do.html), comentei sobre o surgimento de um conjunto de periódicos brasileiros dedicados ao campo do empreendedorismo. Desde 2012, quando surgiu a Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas e a Empreendedorismo, Gestão e Negócios, houve um constante crescimento no número de periódicos claramente identificados com o tema. Assim, passados oito anos, há atualmente no Brasil, até onde consegui descobrir, dez periódicos ativos com artigos sobre empreendedorismo publicados em 2020.

Aqui, quero comentar sobre a evolução no número de artigos sobre empreendedorismo nestes periódicos e comparar com a dinâmica em um conjunto de 36 periódicos brasileiros que, em levantamento anterior que fiz, haviam publicado pelo menos dez artigos sobre empreendedorismo entre 1962 e 2016. 

Assim, na tabela deste post reproduzi os dados de oito periódicos de empreendedorismo dos dez ativos em 2020. Excluí da listagem apenas dois (Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação e Entrepreneurship) porque ambos têm apenas artigos publicados a partir de 2017 e 2018. Como minha intenção era comparar o número de artigos publicados entre 2017 e 2020, com a quantidade do quadriênio imediatamente anterior, os dois periódicos mencionados não foram considerados.

Além disso, a tabela traz as informações sobre número de artigos publicados nos 36 periódicos nos dois períodos, 2013 a 2016 e 2017 a 2020. A tabela também inclui uma coluna denominada "Variação" e outra denominada "Categoria". A primeira corresponde à divisão, para cada periódico, do quantitativo do segundo período pelo quantitativo do primeiro período. Os números variaram entre 0 e 10,88. A grosso modo, abaixo de um indica declínio da quantidade no segundo período, enquanto que acima de um indica elevação. Por fim, dividi o resultado em três categorias, correspondentes a aproximadamente um terço das 36 revistas gerais. Esta divisão em três grupos permitiu a identificação dos periódicos entre aqueles que tiveram a publicação de artigos sobre empreendedorismo em ascensão, em estabilidade ou em declínio. Todos os periódicos do campo do empreendedorismo tiveram crescimento no número de artigos no segundo período.

Assim, a tabela pode ser útil para aqueles que desejam conhecer em quais periódicos brasileiros há maiores possibilidades de publicar artigos sobre empreendedorismo. É claro que, em primeiro lugar, estão os dez periódicos do campo. Por outro lado, pode ser interessante tentar a publicação em periódicos mais gerais da área de Administração. Por exemplo, como os periódicos de empreendedorismo são, na maioria, muito novos, a famosa qualificação Qualis dos mesmos, exceto para a Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, não é muito elevada. Mas, isso pode mudar com o correr dos anos!

Dessa forma, uma segunda escolha de periódicos seria aqueles do conjunto em Ascensão. A terceira escolha, obviamente, seria dos periódicos incluídos no grupo de Estabilidade. O grupo em Declínio, por fim, seria a última escolha, pois aparentemente são periódicos que não têm publicado sobre empreendedorismo tão frequentemente como antes.

Pode-se indagar por que estes periódicos diminuíram a quantidade de artigos sobre empreendedorismo que publicam? Não tenho uma resposta para isto, mas adianto algumas especulações.

Em primeiro lugar, com o aumento de periódicos no campo do empreendedorismo, a oferta para outros periódicos pode ter caído. Muitos dos que investigam o fenômeno do empreendedorismo,.novatos ou experientes, estão publicando nos periódicos mais recentes do campo.

Em segundo lugar, alguns periódicos têm tornado mais rígidas as exigências para publicação. Assim, sendo empreendedorismo um campo recente no Brasil, pode ser que boa parte daqueles que escrevem sobre o tema tenham enfrentado dificuldades em publicar nos periódicos mais tradicionais. 

Por fim, pressões do sistema de avaliação da Capes têm dirigido parte da produção científica brasileira para periódicos estrangeiros. É parte do famoso esforço de internacionalização dos programas de pós-graduação. Dessa forma, os pesquisadores e pesquisadoras mais prolíficos e experientes do campo, com certeza estão tentando publicar fora do Brasil. Mais um movimento que pode diminuir a oferta de artigos.

Encerrando este post, descrevo a participação percentual dos artigos dos periódicos do campo em relação aos demais periódicos. Entre 2013 e 2016, os 44 periódicos publicaram 388 artigos sobre empreendedorismo. Deste total, 30,41% foram nos periódicos de empreendedorismo. Já no período mais recente, de 586 artigos publicados, 51,88% (304) foram disseminados em periódicos de empreendedorismo. Enquanto o total de artigos publicados cresceu pouco mais de 50%, o crescimento nos periódicos mais gerais foi apenas de 4%. Ou seja, os periódicos de empreendedorismo foram responsáveis por mais de 90% do crescimento do número de artigos sobre empreendedorismo, ampliando em 158% sua produção.

Uma convite final: vamos fortalecer os períodicos do campo do empreendedorismo? Que tal privilegiar estes periódicos nos seus esforços de publicação? Se fizermos isso, estaremos fortalecendo ainda mais a comunidade de pesquisadoras e pesquisadores em empreendedorismo no Brasil. E, por falar nisso, você já se associou à ANEGEPE? Para se associar ou renovar a sua associação acesse: http://www.anegepe.org.br/?page_id=742







Nenhum comentário:

Postar um comentário