quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Periódicos brasileiros no campo do empreendedorismo

Outro dia, participando de uma conversa com minhas amigas Hilka Pelizza Vier Machado e Vânia Nassi e com meu amigo Cândido Borges, surgiu uma dúvida sobre a quantidade de periódicos no campo do empreendedorismo no Brasil. Quantos e quais seriam? A partir dessa dúvida, resolvi investigar o assunto.

Minha primeira providência foi checar os periódicos que identifiquei quando fiz um levantamento dos artigos sobre empreendedorismo publicados em periódicos brasileiros. Neste mesmo blog, entre 2015 e 2016, publiquei inúmeros posts relatando o que encontrei. Depois, em 2017, publiquei um livro - Empreendedorismo: bibliografia de artigos publicados em periódicos brasileiros - em que apresentei, entre outras coisas, uma relação de periódicos com maior presença entre os 1.366 artigos encontrados. Este livro, você pode acessar gratuitamente para leitura em https://issuu.com/fgimenez/docs/livro ou, se preferir, pode fazer download dele em https://bit.ly/31dHNGE.

Entre os 35 periódicos que publicaram dez ou mais artigos sobre empreendedorismo entre 1962 e 2016, havia apenas um cujo título tem o termo "empreendedorismo": a Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, criada pela ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas) em 2012. Aliás, a REGEPE foi o periódico com maior número de artigos sobre empreendedorismo publicado no período analisado (61). 

Em seguida, fui conferir os dados brutos que coletei para este estudo. Afinal, a lista incluía 396 periódicos! Na minha listagem localizei: Cadernos de Gestão e Empreendedorismo (2 artigos); Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis (4); Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (6); Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da FATEC Osasco (2);  e Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo (7). Ou seja, até 2016, havia seis periódicos brasileiros que traziam em seu título a palavra "empreendedorismo". E, mais ainda, este conjunto de periódicos havia publicado 82 artigos sobre empreendedorismo, representando apenas 6% do total de artigos que constam em meu livro.

Mas, decorridos pouco mais de três anos, será que esta situação teria se modificado? Para responder a esta questão, fiz uma busca no Google Scholar, no SPELL, no Scielo.Br e na Capes Periódicos para identificar quais seriam os periódicos brasileiros dedicados ao campo do empreendedorismo, ou seja, que tivessem em seu título este termo ou alguma variação em torno dele. Este esforço resultou na localização de 13 periódicos que estão na tabela abaixo.


Obtive os dados sobre número de edições e artigos por meio de acesso ao site de cada periódico e verificação dos artigos que tinham em seu título ou em palavras-chaves um ou mais dos seguintes termos, em português ou inglês: empreendedor, empreendedorismo, incubadora, incubação, investimento anjo, capital de risco, startups, spinoffs, criação de empresas, criação de empreendimentos, empreender, novos negócios, plano de negócio e effectuation. Alguns desses periódicos ainda não publicaram todos os números de 2020, mas os dados já permitem indicar que houve um crescimento do número de periódicos cujos artigos estão disponíveis na internet. E, também, um crescimento acentuado no número de artigos que estes periódicos têm publicado sobre empreendedorismo. Mas, isto é assunto para um próximo post.
Para encerrar este post, comento sobre a dinâmica do crescimento do número de periódicos do campo do empreendedorismo no Brasil a partir de 2012. Como se pode ver pela tabela acima, em 2012 eram apenas 2 periódicos: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas e Empreendedorismo, Gestão e Negócios. Depois, em 2013, surgiu o Cadernos de Empreendedorismo e Gestão. A Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia surgiu em 2014, mas foi desativada a partir de 2018. Em 2015 foi a vez de surgirem a Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, que continua ativa e a Revista Empreendedorismo e Sustentabilidade que teve publicações apenas em dois anos. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis e Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação tiveram seus primeiros números publicados em 2016. As quatro revistas continuam ativas até agora. Por fim, surgiram a Entrepreneurship em 2017 e a Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação em 2018. Todavia, ambas apesar do nome, têm pouquíssimos artigos sobre empreendedorismo. Atualmente, há dez periódicos do campo do empreendedorismo no Brasil com publicações continuadas.
No próximo post comentarei sobre a participação proporcional destes periódicos em comparação com um conjunto de periódicos mais tradicionais do campo do Brasil que até 2016 estavam entre os de maior presença no campo do empreendedorismo.

2 comentários:

  1. Oportuna e de grande contribuição a matéria. Logo de cara apresenta duas grandes referências na área (Dra. Vania Nassif e Hilka Machado), célebres pesquisadoras no tema no Brasil. Essa abordagem cada vez mais requer um estudo multidisciplinar além das fronteiras da Administração. Sob a ótica da Sociologia Econômica também vem trilhando novas pesquisas no que se refere ao fenômeno do Empreendedorismo e as novas relações sociais impostas pelo ambiente socioeconômico 4.0. O processo avassalador de desintermediação vem criando rupturas no modelo tradicional de trabalho o que eleva a atenção sobre novos paradigmas no atual momento no ambiente relacional trabalhista. Parabéns pela reflexão e aguardo novas discussões. Givaldo Guilherme

    ResponderExcluir