quarta-feira, 30 de maio de 2012

Olhar de Cinema, um emprendimento que surge pelas mãos de três jovens

Ontem começou o Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba. Um projeto que tem à frente três jovens que se graduaram no curso de cinema e vídeo da Faculdade de Artes do Paraná: Aly Muritiba, Antônio Júnior e Marisa Merlo. Na abertura à noite, nas palavras dos três jovens curadores, sentia-se a emoção de uma criatura surgindo e a sensação de realização desses empreendedores culturais.

Saber da motivação para esse projeto que envolve o desejo de assisitir filmes que não chegam ao mercado exibidor e compartilhar esse acesso com muitos. Tomar conhecimento, resumidamente, do esforço que dispenderam ao longo dos últimos dois anos. Estar presente no auditório do Guairinha lotado. Assistir a Sombras de John  Cassavetes, grande improvisação coletiva filmada em 1960, na sala da Cinemateca quase lotada. Ver uma apresentação sobre equipamentos para filmagem, produção e exibição de filmes no Paço Cultural. Esses momentos me permitiram testemunhar, ao vivo e a cores, o empreendedorismo ocorrendo como deve ser. Uma ação coletiva humana que contribui para o bem estar de todos em um aspecto central da vida em sociedade: acesso a diferentes manifestações e formas da sétima arte.

Descoberta e criação de um oportunidade para empreender, compartilhamento de uma visão de como seria esse empreendimento, articulação e coordenação de pessoas que partilhassem do mesmo sonho, viabilização de recursos financeiros, técnicos e instalações, muita energia, disposição e a velha necessidade de realização de que nos falou McClelland. Tudo isso pode ser visto nesse projeto que teve seu nascimento ontem. Vida longa ao Olhar de Cinema!

A programação do festival envolve muitas atividades: exibições, debates. oficinas, seminário. Serão sete dias de imersão no mundo do cinema independente.  Veja em www. olhardecinema.com.br.

Um comentário:

  1. Boa dia,

    Meu nome é Guarany Alves, trabalho como colaborador do SEBRAE.
    Após ter realizado um trabalho de identificação de Blogs que tratam os temas Empreendedorismo e Sustentabilidade com relevância, venho através deste e-mail demonstrar interesse na divulgação do texto:Sondagem mostra a visão atual das empresas e gera Termo de Referência, em seu Blog. O tema que já era de grande importância e interesse, torna-se mais relevante devido a realização da RIO+20 (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável) que acontecerá no final do mês de junho no Rio de Janeiro.
    O Blog tem interesse na divulgação do texto? Aguardo resposta.





    Grato,



    Guarany Alves
    (61) 2107.9300 / (61) 8147.9954
    guarany.alves@grupoinforme.com.br
    http://www.grupoinforme.com.br/

    ResponderExcluir