segunda-feira, 7 de maio de 2012

O primeiro buffet por quilo de Curitiba


Na edição de hoje (07/05/2012) do  MetroCuritiba, jornal distribuído gratuitamente nas esquinas da cidade, que pode ser acessado em (http://www.readmetro.com/en/brazil/metro-curitiba/, há uma pequena nota na página 4 informando que o Restaurante Gulliver, localizado no Alto da XV, foi o primeiro buffet por quilo da cidade no começo dos anos 90 do século passado.
Gastão Scheffer, proprietário do estabelecimento, conta que se inspirou em restaurantes de São Paulo para trazer a novidade para a cidade. Segundo ele, após viagem pela Itália e Estados Unidos buscando ideias, não encontrou nada, mas ao chegar de retorno em São Paulo almoçou por quilo e gostou da novidade. O empresário narra também que, em seguida, outros restaurantes começaram a copiar a nova forma de servir. Nas suas palavras, “logo em seguida, abriu o Churrascão nos fundos da Catedral, mais tarde o Rizi BIzi, e pouco tempo depois, os restaurantes por quilo tomaram conta da cidade”.
Essa história é muito boa para exemplificar a noção de vantagem competitiva na gestão de pequenas empresas. Quando era novidade, esse modelo de negócio diferente para funcionamento de um restaurante, implantado por seu proprietário, permitiu que o Gulliver se destacasse, atraindo até gente do interior do estado para conhecer a novidade, segundo conta Gastão. Mas, como essa novidade não apresentava nenhuma dificuldade de ser copiada pelos concorrentes, logo muitos restaurantes optaram por essa novidade.
A permanência do Gulliver no mercado até hoje, certamente não pode mais ser explicada pelo modelo de negócio. É provável que haja outros aspectos de sua gestão e de sua operação que fizeram com que a empresa durasse mais de três décadas, pois foi fundada em 1991. Talvez, a qualidade da comida seja um fator, outro fator pode ser sua localização ou o atendimento dado aos clientes. São inúmeros aspectos que podem trazer vantagens competitivas para uma pequena empresa. Como não conheço o Gulliver, não posso opinar sobre o que explica seu sucesso, mas qualquer dia vou experimentar.
O que desejo destacar dessa história é a necessidade de buscar incessantemente um conjunto de aspectos na gestão e operação de pequenas empresas que lhes permitam obter vantagens competitivas. Em geral, as vantagens competitivas têm vida curta e o papel principal dos dirigentes de pequenas empresas é tentar mantê-las o máximo que puder, ou criar novas quando as existentes deixam de ser eficazes. Esse é o papel do estrategista na pequena empresa!

2 comentários:

  1. Gimenez,

    tudo bem?

    Acho que talvez aí poderíamos levantar a questão de capacidade dinâmica, o que ele fez com os recursos de que dispunha ou que novos recursos veio a obter no decorrer?

    Apesar de não se poder ter este tipo de resposta de fora, ou seja, como consumidor apenas, podem ser levantados alguns aspectos que tenham feito com que o negócio perdure até hoje, como: marca (reputação); boa gestão de funcionários; um cozinheiro antigo que o acompanhe desde o início; boa negociação na hora das compras; qualidade dos ingredientes utilizados, e assim por diante...

    Enfim, coisas que me passaram na cabeça. Pelo que sei um vizinho italiano meu que fez o primeiro restaurante por quilo em Curitiba, mas faliu, sendo talvez este o motivo de ter sido esquecido. Daí a pergunta, um faliu e o outro não e a ideia era a mesma, ocorrendo a abertura do estabelecimento na mesma época...interessante.
    Como sempre, UM GRANDE PRAZER LER O SEU TRABALHO!

    Beijos na Sara!

    Roberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta,

      Obrigado pela visita e pelos comentários. Abraços.

      Excluir