quarta-feira, 16 de maio de 2012

Que nome dar à empresa?

Acredito que a empreendedora ou o empreendedor passa  por alguns momentos de angústia quando tem que batizar a empresa que está criando. O nome da empresa passará a fazer parte de sua identidade. É preciso escolher um nome que passe alguma mensagem significativa ao mercado e, ao mesmo tempo, que agrade a quem está empreendendo. Se possível o nome da empresa deve ser escolhido de forma ambiciosa para que se torne uma marca reconhecida por muitos. Não é uma tarefa fácil!

Tendo vivido em Londrina boa parte de minha vida, eu acabei me tornando um cliente fiel do Salão King´s, onde sempre fui atendido pelo Jair. De vez em quando, se estou de passagem por Londrina, ligo para o Jair e passo por lá para cortar o cabelo e barba. Essa relação já tem uns trinta anos. 

Nos anos que vivi em Maringá tomei conhecimento de uma história muito peculiar. Londrina e Maringá estão separadas por apenas 90 quilometros. Toda vez que precisava de um corte de cabelo eu viajava para Londrina. Depois de algum tempo de vida naquela cidade, tive que escolher um novo salão para fazer a barba e cortar os cabelos. Foi nesse dia que Sara me disse:

_ Por que você não corta o cabelo com o Carlos? É aqui perto de casa e o meu irmão diz que ele é muito bom.

Realmente o Carlos é muito bom profissional e acabei me tornando seu cliente também. Depois de algumas idas ao salão onde o Carlos trabalhava, um dia perguntei:

_ Carlos, de onde vem o nome do salão de vocês? (O salão é da sogra, de sua esposa e dele)

_ Fernando, foi minha sogra que escolheu o nome.

_ Mas é nome da família?

O Carlos riu e disse:

_ Não. Antes de abrirmos esse salão, minha sogra trabalhava em outro que existe há muitos anos em Maringá. O Salão Royal. Minha sogra comentou com a proprietária que tinha o desejo de abrir seu próprio salão.

_ Legal, eu disse. É muito comum isso acontecer. Empregados que tem uma boa habilidade em determinada profissão, acabam deixando o emprego e abrindo sua própria empresa.

_ Pois é, continuou o Carlos. A minha sogra pediu alguns conselhos para a proprietária do Salão Royal. Ela deu muitas dicas, mas chamou a atenção para algo muito importante.

_ O que era?

_ A dona do Salão Royal é descendente de japoneses e ela disse que minha sogra deveria escolher muito bem o nome do salão. Deveria ser algo que significasse crescimento!

Foi assim que surgiu o Salão Fleischmann!

Nenhum comentário:

Postar um comentário