sábado, 2 de setembro de 2017

MEIO, MENSAGEM E MENSAGEIRO (3): AS DUAS PESQUISADORAS MAIS PRODUTIVAS DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

No post de hoje, vou comentar sobre a produção de duas pesquisadoras brasileiras no campo do empreendedorismo. No livro que publiquei este ano, as duas foram identificadas como as mais produtivas, em termos de artigos publicados em periódicos brasileiros. Hilka Pelizza Vier Machado e Rivanda Meira Teixeira são amigas que conheço há duas décadas.
Conheci Hilka após meu retorno do doutoramento na Universidade de Manchester, quando junto com outros colegas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) nos envolvemos no projeto, bem-sucedido, de criação do primeiro mestrado em Administração ofertado em conjunto por duas instituições de ensino no Brasil. Este projeto começou em 1996, sendo que a primeira turma do Mestrado em Administração UEL/UEM foi selecionada em 2000. Depois nos tornamos colegas de universidade, quando me transferi para a UEM. Tive a oportunidade de fazer pesquisa e escrever sobre empreendedorismo com Hilka. Conseguimos nessa parceria publicar textos no Brasil e no estrangeiro.
Meu primeiro encontro com Rivanda foi no ENANPAD de 1997. Naquele ano, eu fazia minha primeira apresentação de um artigo em um ENANPAD. Rivanda, com uma colega de trabalho da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Jenny Dantas Barbosa, fazia uma pesquisa sobre gestão de pequenas empresas. As duas me pediram para participar da pesquisa como autor da área e fizeram uma entrevista. Anos depois, Rivanda se transferiria para a UFPR. Nessa época, eu também já havia me mudado para Curitiba e nos encontramos algumas vezes em bancas de mestrado. Em uma oportunidade, Rivanda me chamou para expor resultados de uma pesquisa que havia concluído recentemente para uma turma sua no Mestrado em Administração da UFPR. Não tivemos a oportunidade de escrever ou publicar juntos nesse tempo todo. Esse ano, Rivanda retornou para a UFPR, depois de um tempo na UFS para onde tinha voltado após sua aposentadoria. Ou seja, agora também somos colega de trabalho na UFPR e temos plano de fazer algo juntos no campo do empreendedorismo.
Mais que colegas de trabalho, no entanto, as duas se tornaram minhas amigas. Assim, este texto tem um caráter afetivo muito grande. É com prazer que tento sintetizar a contribuição que as duas têm feito ao campo dos estudos em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas no Brasil. Mas, o que vou comentar aqui não trata de todas as publicações que as duas já tiveram no campo. Falarei apenas dos artigos publicados em periódicos brasileiros que receberam maior número de citações.
No levantamento que fiz sobre os artigos publicados em periódicos brasileiros entre os anos 60 do século passado e 2016, como disse acima, Rivanda e Hilka foram as mais produtivas. Encontrei 35 artigos publicados por Rivanda e 33 por Hilka. Agora há pouco entrei no site da Biblioteca Eletrônica SPELL (www.spell.org.br) e localizei mais um artigo publicado por Hilka na Revista Pensamento Contemporâneo em Administração em 2017. O tema é o do empreendedorismo feminino. Hilka é a pesquisadora brasileira que mais contribuiu sobre o assunto no Brasil. Inclusive, como registrei em meu livro recente, ela publicou um dos dois artigos que inauguraram os estudos sobre empreendedorismo feminino nos periódicos brasileiros.
No post que inaugurei esta série (http://3es2ps.blogspot.com.br/2017/08/meio-mensagem-e-mensageiro-1-aplicacao.html), fiz um levantamento dos artigos sobre empreendedorismo publicados em periódicos brasileiros que tiveram pelo menos 15 citações no Google Acadêmico. Neste post criei o Andy Warhol Index de impacto bibliográfico, homenageando o famoso artista que disse que todos teríamos direito a nossos 15 minutos de fama na vida. Por esse índice, Hilka e Rivanda tiveram, respectivamente, cinco e quatro artigos que tiveram ao menos 15 citações em outros trabalhos científicos. Vamos a eles.
Os cinco artigos de Hilka foram:
1. MACHADO, H. V. et al O processo de criação de empresas por mulheres. RAE Eletrônica, v. 2, n. 2, p. 2-22, 2003. (62 citações)
2.  MELLO, C. M. de et al Do que estamos falando quando falamos empreendedorismo no Brasil? Revista de Administração da UNIMEP, v. 8, n. 3, p. 80-98, 2010. (18 citações)
3.  MACHADO, H. V.; ESPINHA, P. G. Empreendedorismo e franchising: uma combinação que garante a sobrevivência? Revista de Administração Mackenzie, v. 11, n. 4, p. 131-153, 2010. (15 citações)
4. MELLO, C. M. de; MACHADO, H. V.; JESUS, M. J. F. de Considerações sobre a inovação em PMEs: o papel das redes e do empreendedor. Revista de Administração da UFSM, v. 3, n. 1, p. 41-57, 2010. (15 citações)
5.   FIORIN, M. M. B.; MELLO, C. M. de; MACHADO, H. V. Empreendedorismo e inovação: análise dos índices de inovação dos empreendimentos brasileiros com base nos relatórios do GEM de 2006, 2007 e 2008. Revista de Administração da UFSM, v. 3, n. 3, p. 411-423,  2010. (15 citações)
Nos cinco artigos, foram abordados diversos temas de pesquisa. O mais citado é o artigo em que Hilka inaugurou os estudos sobre empreendedorismo feminino, contribuindo também para a compressão do processo empreendedor. Nos outros artigos surgem quatro temas: Empreendedorismo, ciência, inovação e tecnologia; Empreendedorismo e franquias; Conceitos, modelos e teorias sobre o empreendedorismo; e Estudos revisionais e bibliometrias.
Os quatro artigos de Rivanda foram:
1.   BOSZCZOWSKI. A. K.; TEIXEIRA, R. M. O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Economia e Gestão, v. 12, n. 29, p. 109-127, 2012. (23 citações)
2.   DUCCI, N. P. C.; TEIXEIRA, R. M. As redes sociais dos empreendedores na formação do capital social: um estudo de casos múltiplos em municípios do norte pioneiro no estado do Paraná. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 4, p. 967–997, 2011. (20 citações)
3.  STROBINO, M. R. de C.; TEIXEIRA, R. M. Empreendedorismo feminino e o conflito trabalho-família: estudo de multicasos no setor de comércio de material de construção da cidade de Curitiba. Revista de Administração, v. 49, n. 1, p. 59-76, 2014. (17 citações)
4.   TEIXEIRA, R. M. et al Empreendedorismo jovem e a influência da família: a história de vida de uma empreendedora de sucesso. Revista de Gestão, v. 18, n. 1, p. 3-18, 2011. (16 citações)
Também nos artigos de Rivanda, são encontrados diversos temas de pesquisa. Dois artigos de Rivanda abordam aspectos do empreendedorismo feminino. Outros temas presentes nos artigos foram: Empreendedorismo juvenil; Competências, aprendizagem e práticas empreendedoras; Processo empreendedor; e Empreendedorismo sustentável.
Vejo com satisfação duas amigas fazendo contribuições significativas para os esforços brasileiros de construção de conhecimento no campo do empreendedorismo. Além do tema comum em que têm publicado, o empreendedorismo feminino, a atuação de ambas é marcada por uma diversidade de temas que compões esse fenômeno fascinante do empreendedorismo. É claro que, estes nove artigos são uma pequena amostra do que as duas têm feito no campo. Ambas têm publicado livros e artigos em periódicos estrangeiros. Não obstante, os nove artigos também evidenciam a amplitude da contribuição que as duas fazem ao campo do empreendedorismo em termos de diversidade de periódicos. Estes artigos foram publicados em oito periódicos brasileiros.
Por fim, penso que a jornada da pesquisa em empreendedorismo, como em qualquer campo do conhecimento, é coletiva. Registro aqui, que tanto Hilka quanto Rivanda têm ajudado a formar uma comunidade brasileira de pesquisadores em empreendedorismo no Brasil. As duas já orientaram inúmeros trabalhos de mestrado e doutorado.  Assim, isto acaba se refletindo nas suas produções que incluem os em coautoria com outros pesquisadores, tanto orientandos quanto colegas da mesma instituição ou de outras instituições.
Me sinto um privilegiado em fazer parte desta comunidade de pesquisadores do empreendedorismo no Brasil e, ao mesmo tempo, ter ganhado a amizade dessa duas mulheres.

5 comentários:

  1. Fernando
    Que memória extraordinária! Nos encontramos pessoalmente em 1997, já são 20 anos!
    Mas lembro-me que já lhe conhecia à distância quando estava na Inglaterra no doutorado na Cranfield University (1992-1996). Fomos contemporâneos- você estava na Manchester Business School.
    O privilégio é todo meu, sem você a área de empreendedorismo no Brasil não seria tão vibrante e criativa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fernando. Muito justa a apreciação feita em relação às duas pesquisadoras.
    Aprendi muito com elas. Em especial a Hilka pelo contato desde o Egepe em SP
    Ela foi e continua sendo muito inspiradora para mim.
    Rivanda nos enche de entusiasmo e isso nos aproxima.
    Abraços
    Vania Nassif

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fernando. Muito justa a apreciação feita em relação às duas pesquisadoras.
    Aprendi muito com elas. Em especial a Hilka pelo contato desde o Egepe em SP
    Ela foi e continua sendo muito inspiradora para mim.
    Rivanda nos enche de entusiasmo e isso nos aproxima.
    Abraços
    Vania Nassif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vânia. Está fazendo um belo trabalho na REGEPE. Abraços

      Excluir