Um grupo de doutorandos me levou hoje para almoçar no Candidu´s do bairro Abolição em Mossoró. Desfrutei da companhia agradável de Liana, Adriana, Thaiseany, Ana Maria e Álvaro e da saborosa comida regional. Carne de sol na nata, arroz de leite, baião de dois, torresmo, farofa de carne e outras delícias. A buchada de bode e sarapatel resolvi deixar para uma próxima visita! Além disso, os doces estavam bom quissó! Gargamel, cocadão e torta de banana e outros que não consegui experimentar. Já estava de bucho cheio! Correndo o risco de pegar umas carnes! Mas, haverá outras oportunidades...
O Cândidu´s existe há trinta anos conforme pude perceber em uma faixa comemorativa que estava na entrada. Essa longevidade de pequenas empresas é um estudo esperando para ser feito. O que explica que entre milhares de pequenas empresas que abrem suas portas, a grande maioria encerra atividades precocemente e poucas conseguem chegar à casa das dezenas de anos?
Do ponto de vista da literatura em estratégia, a permanência das empresas no mercado está associada à capacidade de criar e manter vantagem competitiva que leva a desempenhos superiores. Quando se fala de pequena empresa, parece que as opções de vantagens competitivas não são tão numerosas quanto as possíveis em médias e grandes empresas.
Mais de uma vez já defendi a idéia de que em uma pequena empresa, que assim permanece por longos períodos, na qual seus proprietários/dirigentes não manifestam a intenção de crescer, uma vantagem competitiva importante, embora pouco defensável, é a localização. Estar próximo a uma comunidade com população suficiente que precisa de produtos ou serviços adequados, mas que não valem um esforço muito grande de deslocamento, é uma característica de inúmeras pequenas empresas, tais como, panificadoras, açougues, farmácias, bazares, mercearias, pequenos supermercados, butecos, entre outros. Mas, assim como os dirigentes dessas empresas souberam escolher uma localização vantajosa, outros poderão fazê-lo e passarão a disputar o mesmo mercado, eliminando a vantagem competitiva.
Nesse momento, minha hipótese é que outras vantagens competitivas, ligadas à história e trajetória de cada empresa e seus dirigentes fazem valer seus efeitos positivos. São os frutos de uma história de proximidade junto aos clientes e de flexibilidade no atendimento às suas necessidades que levam às pessoas a manterem-se fiéis aos seus fornecedores de pequeno porte. É a relação afetuosa, com calor humano, que ainda se encontra no mundo dos negócios.
Poderia dizer que são as vantagens competitivas "path-dependent", mas acho essa expressão a manifestação mais exacerbada do pedantismo acadêmico tupiniquim na administração! Como se diria por aqui: _ É coisa de cabra que quer botar banca! Num sabe?
É bom mangar dos doutores de vez em quando. Mas eu vou parar por aqui, pois já estou falando mais que a preta do leite! Ôxente!
Professor Fernando, depois do senhor passar um monte de textos em inglês para a nossa turma, só lendo mesmo seu blog prá rir, mas não se avexe não que nós não iremos engabelar o senhor. Vamos traduzir tudo direitinho e vamos dar uma guaribada no seminário, para não precisarmos caningar o senhor por nota (risos).
ResponderExcluirAdriana
Adriana,
ExcluirVocê vai ter que traduzir esse comentário para mim. Acho que posso advinhar o sentido das palavras. Obrigado.
Fernando
Tão bom quanto desfrutar do almoço na companhia dos colegas e do nosso já querido Fernando Gimenez, é ser citada aqui no blog. Pensando bem, é quase tão bom quanto ser citada numa revista indexada... :-)
ResponderExcluirPara fazer jus ao texto e ao cometário da amiga Adriana: respeite!
Prof. Fernando fui esquecida, mas está perdoado. Afinal teremos outros almoços pela frente. Felicidades!!!Andrea
ResponderExcluirAdriana,
ExcluirJá vou editar o posto para corrigir o erro. Me desculpe.
Abraços,
Fernando
Fico feliz por ter gostado de Mossoró. Espero que seu retorno para casa tenha sido tranqüilo, obrigada pelos conhecimentos proporcionados e até a próxima. Pois a aula foi Bomquissó!!! Andrea Kaliany
ResponderExcluirFico feliz que tenhas gostado da nossa terrrinha. A buchada vale a pena.
ResponderExcluirAbraços
Alvaro
Fernando, a afetividade pode ser o centro de tudo, como no meu estudo de franquia social, querendo ou nao sempre está presente...algumas vezes como o recurso mais valoroso! Saudades da amiga que te adora e admira demais, Roberta. Ah, até Floripa!
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