A última edição especial de Carta Capital - As empresas mais admiradas no Brasil - foi publicada nesse mês. Com base em na opinião de 1.212 executivos brasileiros e 1.000 latino-americanos, a revista apresenta a lista das empresas mais admiradas em 48 setores de atividades empresariais.
As empresas são classificadas segundo a percepção desses executivos a respeito de sua aderência a treze fatores-chave que, no cômputo geral de importãncia atribuída pelos respondentes da enquete, foram hierarquizados na seguinte ordem:
1. Ética
2. Inovação
3. Qualidade de produtos e serviços
4. Respeito pelo consumidor
5. Solidez financeira
6. Qualidade de gestão
7. Desenvolvimento sustentável
8. Compromisso com RH
9. Responsabilidade social
10. Notoriedade
11. Capacidade de competir globalmente
12. Compromisso com o país
13. A mais ativa/presente nas redes sociais
As posições desses fatores-chave em 2011 foram um pouco diferentes. Inovação era o mais importante, seguido por qualidade de gestão e respeito pelo consumidor. Ética estava em quinto lugar, responsabilidade social em décimo e desenvolvimento sustentável foi o lanterna em 2011, já que a atuação ou presença em redes sociais não foi avaliada nos anos anteriores. Todavia, em 2010 e 2009, ética estava em primeiro lugar e inovação em terceiro. O que será que aconteceu com a ética empresarial em 2011?
Ao ver essa classificação, minha atenção foi despertada para a distância que há entre ética (o fator-chave mais importante) e desenvolvimento sustentável (sétima posição) e responsabilidade social (nona posição). Essa distãncia se repetiu nos anos anteriores. Embora, não haja na revista a explicitação dos significados de cada um desses fatores-chaves, me parece um pouco absurda a valorização da ética estar tão distante da valorização de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Ora, se entendermos a ética como um comportamento humano dirigido pela busca do bem-estar coletivo, é pouco provável que este possa ocorrer sem que os outros dois valores estejam presentes. Essa reflexão me levou a explorar um pouco mais detalhadamente as informações presentes na publicação.
Em primeiro lugar fui verificar como esses fatores-chave se posicionaram em cada um dos setores. Os dados disponíveis apresentaram a situação para 47 setores. O único setor em que não houve a medição da importância dos fatores-chave foi o de redes sociais. A posição da ética entre os fatores-chave variou de primeiro a sétimo lugar, sendo que em um único setor ela não surgiu como aspecto importante. A ética surgiu como o fator-chave mais importante em 15 setores, ficando em segundo lugar em outros 16 setores. A inovação aparece em primeiro lugar na classificação de 10 setores e em 8 setores no segundo lugar. A seguir vêm respeito pelo consumidor e qualidade de produtos e serviços com oito e seis primeiros lugares, respectivamente. Por fim, compromisso com desenvolvimento sustentável está em primeiro lugar em dois setores e responsabilidade social aparece apenas como segundo fator-chave em um setor.
A partir dessa primeira análise, resolvi fazer uma pontuação ranqueada dos fatores-chaves em cada setor. Isso significou atribuir pontos para o fator-chave conforme sua posição na escala de importância, ou seja, 13 pontos para o primeiro lugar, 12 pontos para o segundo, 11 pontos para o terceiro e, sucessivamente, até 1 ponto para a décima-terceira posição. Essa forma de tabulação revelou algumas coisas interessantes do ponto de vista da administração empresarial, apontando diferenças em relação ao posicionamento por percentual de importância atribuída pelos executivos que participaram da pesquisa. Ética manteve-se como o primeiro lugar na combinação dos pontos, mas inovação ficou em terceiro lugar, quase empatando com respeito pelo consumidor. Qualidade de produtos e serviços alterou sua posição de terceiro para quarto lugar. As posições ficaram assim:
1. Ética
2. Respeito pelo consumidor
3. Inovação
4. Qualidade de produtos e serviços
5. Solidez financeira
6. Qualidade de gestão
7. Compromisso com desenvolvimento sustentável
8. Compromisso com RH
9. Responsabilidade social
10. Notoriedade
11. Compromisso com o país
12. Capacidade de competir globalmente
13. A mais ativa/presente nas redes sociais
Por fim, a análise do conjunto de fatores-chave permite sua classificação em três grupos distintos. Na minha percepção podem ser visualizados fatores-chaves relacionados à forma de competição no mercado, à capacidade de competição e ao compromisso com a sustentabilidade da nossa sociedade.
No primeiro grupo, que pode ser entendido como associado a posicionamento competitivo das empresas de cada setor, encontram-se os fatores-chave: respeito pelo consumidor, inovação, qualidade de produtos e serviços e capacidade de competir globalmente. A presença em redes sociais entraria nesse grupo também, mas como esse fator-chave esteve presente em apenas 13 setores empresariais, frequentemente nas últimas posições, decidi excluí-lo da análise. Isso permitiu um equilíbrio no número de fatores-chave em cada grupo.
O grupo referente à capacidade de competição inclui quatro fatores-chave ligado a competências, recursos tangíveis e intangíveis: qualidade da gestão, solidez financeira, notoriedade e compromisso com RH.
O compromisso com a sustentabilidade da sociedade de forma mais ampla é representado também por quatro fatores-chave: ética, responsabilidade social, compromisso com desenvolvimento sustentavel e compromisso com o país.
A soma dos pontos atingidos pelos fatores-chave em cada grupo evidenciou que a admiração das empresas pelos executivos se dá principalmente pelos posicionamentos competitivos que enfatizam os aspectos mencionados acima: inovação, qualidade, respeito ao consumidor e competição global. O segundo aspecto de maior admiração é o das competências e recursos. A admiração das empresas devido a seu comprimsso com sustentabilidade mais ampla da sociedade surge apenas em terceiro lugar. Vejam os grupos e pontuação dos fatores-chave:
Grupo 1: Posicionamento competitivo (1.540 pontos - 37,1%)
Respeito pelo consumidor (487 pontos)
Inovação (483 pontos)
Qualidade de produtos e serviços (452 pontos)
Capacidade de competir globalmente (118)
Grupo 2: Competências e recursos (1.316 pontos - 31,7%)
Solidez fincaceira (411 pontos)
Qualidade de gestão (364 pontos)
Compromisso com RH (301 pontos)
Notoriedade (240 pontos)
Grupo 3: Sustentabilidade da sociedade (1.306 pontos - 31,5%)
Ética (546 pontos)
Compromisso com desenvolvimento social (335 pontos)
Responsabilidade social (282 pontos)
Compromisso com o país (143 pontos)
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