sábado, 24 de dezembro de 2022

ARTIGOS SOBRE EMPREENDEDORISMO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS NOS ANOS 20 DO SÉCULO XXI: A GEOGRAFIA DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM 2021

Assim como fiz para os artigos publicados em 2020, neste quinto post da série, analiso a distribuição da autoria dos artigos publicados em 2021 com foco em três variáveis: instituições de vínculo dos autores, país em que se instalam estas instituições e, no caso, das instituições brasileiras, a sua distribuição pelas regiões do país.

Como mencionei no post anterior, em 2021 localizei 156 artigos publicados em periódicos brasileiros. Esse conjunto de artigos foi publicado por autores vinculados a 140 instituições. Destas, na tabela abaixo incluí as 23 instituições de ensino com presença em pelo menos três artigos. Como se pode perceber, a Universidade Federal do Paraná foi a que mais teve autores dos artigos a ela vinculados (8,3%), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (7,1%). Em terceiro lugar, surgiu a Universidade Federal de Santa Catarina (4,5%).

Em termos regionais, pode-se perceber que entre as instituições de maior publicação de artigos sobre empreendedorismo no Brasil em 2020 há um predomínio das regiões sul e sudeste com, respectivamente, nove e oito instiuições. Por outro lado, do nordeste foram apenas três instituições, duas no centro-oeste e uma no norte.


Instituições

Artigos

Região

Universidade Federal do Paraná

13

Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

11

Sul

Universidade Federal de Santa Catarina

7

Sul

Universidade Federal do Ceará

6

Nordeste

Universidade Federal Fluminense

6

Sudeste

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

5

Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

5

Centro-oeste

Universidade Federal de Uberlândia

5

Sudeste

Universidade Federal do Rio de Janeiro

5

Sudeste

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

4

Sudeste

Universidade de São Paulo

4

Sul

Universidade Federal de Goiás

4

Centro-oeste

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

3

Sudeste

Instituto Federal do Rio Grande do Sul

3

Sul

Universidade de Fortaleza

3

Nordeste

Universidade do Oeste de Santa Catarina

3

Sul

Universidade Estadual do Paraná

3

Sul

Universidade Federal da Paraíba

3

Nordeste

Universidade Federal de Lavras

3

Sudeste

Universidade Federal de São João del Rei

3

Sudeste

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

3

Norte

Universidade Municipal de São Caetano de Sul

3

Sudeste

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

3

Sul

Em termos mais amplos, 115 instituições com sede no Brasil publicaram artigos sobre empreendedorismo nos periódicos brasileiros em 2020. Representando 82,1% do total, a sua distribuição geográfica pelo país evidenciou um domínio da região sudeste com 51 instituições. Em segundo lugar esteve a região Sul (35), Nordeste (19), Norte (6) e Centro-oeste (4). Percebe-se uma concentração de 74,7% das instituições brasileiras nas regiões sudeste e sul (maior do que em 2020), enquanto nordeste tem 16,5% das instituições. Fica evidente, também, a pequena participação de instituições do norte do país, com apenas 5,2%, e centro-oeste (3,5%). A alta concentração de instituições de ensino e pesquisa do sul e sudeste foi um pouco mairo do que a situação de 2020.

Das 134 instituições encontradas, apenas 25 (17,9%) são estrangeiras, com sede em treze países. Países europeus foram a maioria (6), com a presença de 14 instituições: Portugal (8); Espanha (2); Alemanha (1); Estônia (1); Suécia (1) e Turquia (1). Em seguida, houve a presença de instituições de quatro países latino-americanos com sete instituições: México (3); Chile (2); Perú (2) e Colômbia (1). Por fim, houve autores vinculados a uma instituição do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão. Assim como em 2020, a presença de autores de fora do Brasil fi muito pequena em 2021.

Também em 2021, para os periódicos do campo do empreendedorismo, a presença de autores de instituições estrangeiras foi bem baixa. Entre 73 artigos, em apenas três houve presença de autores de instituições estrangeiras, assim distribuídos: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (2); e Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco (1).

A pequena participação de autores estrangeiros fica evidente, também, ao se considerar as categorias de artigos publicados conforme a geografia das instituições: geografia nacional, com a presença apenas de autores vinculados a instituições brasileira; geografia mista, com a presença de ao menos um autor de instituição estrangeira; e geografia internacional em que todos os autores são vinculados a instituições estrangeiras. Na categoria nacional foram classificados 136 artigos (87,2%), ao passo que na internacional foram 9 (5,8%), e na mista 11 (7,0%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário