terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Liderança criativa e empreendedorismo corporativo

Há mais de uma década, Tudor Rickards e Susan Moger, da Manchester Business School, propuseram um modelo explicativo da efetividade de equipes que lidam com inovação de produtos ou serviços em organizações. Para os dois pesquisadores, a capacidade que uma equipe de trabalho tem de ser continuamente bem sucedida em inovação, depende da presença da liderança criativa.
A liderança criativa se manifesta em um conjunto de práticas organizacionais que permitem a superação de barreiras de comportamento individuais e grupais e barreiras de desempenho eficaz na inovação. O modelo apresenta a existência de sete "estruturas benignas" que estimulam a inovação: plataforma de entendimento; visão compartilhada; clima; resiliência; idéias próprias; ativação em rede (networking); e aprendizagem com a experiência.
Desde 2000, tenho explorado esse modelo em estudos na área de empreendedorismo com diversos pesquisadores. Mas, algo que ainda pode ser feito, que não encontrei na lteratura, é uma investigação sobre a relação entre liderança criativa e empreendedorismo corporativo.
Recentemente tive a oportunidade de ler o livro do Professor Marcos Hashimoto (Espírito Empreendedor nas Organizações) e percebi que as idéias iniciais do intraempreendedorismo de Pinchot evoluíram bastante. Houve, nos últimos 25 anos, um esforço acadêmico muito grande nesse tema que pode ajudar as empresas a melhorarem sua competitividade. A leitura do livro me fez pensar sobre de que maneira o modelo de Rickards e Moger pode ser complementar aos modelos de empreendedorismo corporativo. Será que esforços de estruturação e sistematização da atividade empreendedora interna às organizações são condizentes com as idéias contidas no modelo da Liderança Criativa? Ou, por outro lado, uma excessiva padronização de esforços de inovação podem criar uma camisa de força que dificulta a atividade inovadora? Minha intuição sugere que é possível ter sinergia se conseguirmos juntar a liderança criativa aos modelos de intraempreendedorismo.
Para aqueles que não conhecem o modelo de Liderança Criativa, sugiro a leitura de um texto que Edmundo Inácio Júnior e eu publicamos em 2009 (Liderança Criativa e Empreendedorismo) e que se encontra disponível gratuitamente na Internet, como parte do livro Empreendedorismo Tecnológico organizado pelo Prof. Roberto Gregório da Silva Júnior: http://pt.scribd.com/doc/18684890/Empreendedorismo-Tecnologico. Creio que esse texto apresenta uma boa introdução ao modelo e, para os mais interessados, aponta outras fontes de consulta.

Um comentário: