terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Estratégia em pequenas empresas e cognição administrativa



Um dos temas que investigamos em nosso grupo de pesquisa é a influência da cognição sobre os processos de formação de estratégia em pequenas empresas. Nossos estudos sobre esse tema se iniciaram nos anos 90 e têm produzido alguns insights interessantes para a explicação de como a estratégia é formada por dirigentes de pequenas empresas.

A produção mais recente vinculada a esse tema foi publicada na Revista de Administração Contemporânea em 2011. Em nosso entendimento a abordagem cognitiva pode ser útil na compreensão dos elementos que permeiam o processo de análise do ambiente competitivo das organizações, por respeitar a complexidade do fenômeno e permitir o entendimento das intenções dos gestores e seus processos de representação do mundo.

Neste texto buscou-se identificar e descrever os construtos mentais utilizados por dirigentes de pequenas empresas para avaliação de seu ambiente competitivo e determinar se existe associação entre os construtos mentais dos dirigentes de pequenas organizações e contexto de referência e setor de atividade.

Os resultados apontaram para a existência de conjuntos de construtos únicos para cada dirigente, mas puderam ser notadas comunalidades cognitivas, com a utilização mais frequente de seis construtos. Além disso, observou-se que os construtos independem do contexto de referência e do setor de atuação. As conclusões permitem inferências acerca dos construtos mentais dos respondentes e seus quadros de referência para a avaliação do ambiente competitivo.

Para aqueles que quiserem conhecer o texto completo indicamos o link do artigo: http://www.scielo.br/pdf/rac/v15n3/v15n3a03.pdf.


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