Sondagem mostra a visão atual das
empresas e gera Termo de Referência
O empresário brasileiro de
micro e pequena empresa afirma que ainda não têm muito conhecimento sobre
sustentabilidade, mas entende que ações de preservação atraem clientes.
O Termo de Referência para Atuação do
Sistema Sebrae em Sustentabilidade estabeleceu eixos estratégicos para que o
atendimento do Sebrae promova a adoção de práticas sustentáveis como
diferencial competitivo dos pequenos negócios.
O documento é conseqüência da constatação de que a competitividade de uma empresa está cada vez mais associada à adoção de práticas sustentáveis. Nesta primeira edição do Termo de Referência, foram eleitos dois eixos prioritários: Gestão de Resíduos Sólidos e Eficiência Energética. O Sebrae busca promover a sustentabilidade como fator de competitividade para os pequenos negócios, mantendo o foco do seu atendimento nesses dois eixos prioritários.
O documento é conseqüência da constatação de que a competitividade de uma empresa está cada vez mais associada à adoção de práticas sustentáveis. Nesta primeira edição do Termo de Referência, foram eleitos dois eixos prioritários: Gestão de Resíduos Sólidos e Eficiência Energética. O Sebrae busca promover a sustentabilidade como fator de competitividade para os pequenos negócios, mantendo o foco do seu atendimento nesses dois eixos prioritários.
A publicação do Termo de Referência é
precedida por uma sondagem para avaliar o nível de percepção dos empresários de
micro e pequenas empresas, no Brasil, acerca dos temas “sustentabilidade” e
“meio ambiente”.
Como as empresas vêem a
sustentabilidade hoje
Foram entrevistados 3.058 empresários
dos segmentos de micro e pequeno porte, em todo o país. Como resultado,
constatou-se que a maioria desses empresários (58%) afirma não possuir
conhecimento sobre os temas “sustentabilidade” e “meio ambiente”.
Apesar disso, 72% entendem que as
micro e pequenas empresas devem atribuir alta importância à questão do meio
ambiente e 79% acham que as empresas que adotam ações de preservação do meio
ambiente podem atrair mais clientes.
Para 47% dos empresários consultados,
a questão ambiental representa oportunidades de ganhos para sua empresa, 40%
não vêem ganhos nem despesas e 13% acham que a questão ambiental representa
custos e despesas. Embora muitos enxerguem ganhos diretos para as empresas,
para outro grupo também expressivo de empresários, as oportunidades de ganhos
relacionadas à questão ambiental ainda não estão bem definidas. Isso significa
que há necessidade de se esclarecer melhor esse público quanto às vantagens de
implementação de ações relacionadas à preservação ambiental.
Pudemos verificar ainda que, embora
muitos empresários tenham afirmado não conhecer os conceitos de
sustentabilidade, na prática, muitos já realizam ações nessa direção.
Por exemplo, ações de controle do
consumo de energia, água e papel são realizadas por 80%, 78% e 68% respectivamente.
Além disso, 66% fazem coleta seletiva
de lixo e 61% afirmam realizar tratamentos de resíduos tóxicos, tais como
solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tintas.
Entretanto, percentual elevado de
micro e pequenas empresas ainda não tem por hábito utilizar matérias-primas ou
materiais recicláveis no processo produtivo (54%), realizar captação de água da
chuva e/ou reutilização da água (83%) e participar do processo de reciclagem de
pilhas, baterias usadas ou pneus usados (56%).
O que diz o Termo de Referência
O caminho para a sustentabilidade é
amplo e multifacetado e a capacidade operacional das micro e pequenas empresas
é pequena face às diversas práticas sustentáveis existentes.
Mantendo o foco do seu atendimento
nesses dois eixos prioritários, o Sebrae busca promover a sustentabilidade como
fator de competitividade para as MPE, com a devida adequação aos diferentes
segmentos – Empreendedor Individual; Microempresa e Empresa de Pequeno Porte;
Produtor Rural e Potencial Empresário.
Hoje há responsabilidade compartilhada
em relação à destinação dos resíduos. Cada integrante da cadeia produtiva –
fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e até os consumidores –
fica responsável, junto com os titulares dos serviços de limpeza e de manejo
dos resíduos sólidos, pelo ciclo de vida completo dos produtos, que vai da
obtenção de matérias- primas e insumos, passando pelo processo produtivo, pelo
consumo, até que eles sejam descartados.
Reciclagem de resíduos é requisito
Assim, na área Gestão de Resíduos
Sólidos, o Sebrae promove a reutilização e redução de resíduos (economia de
matéria prima e redução do custo de manejo de resíduos); a reciclagem de
resíduos; a inserção na cadeia de limpeza e de manejo de resíduos, com foco, em
especial, nos catadores; a inovação em produtos, serviços e processos com
melhores resultados para a sustentabilidade da empresa.
Redução de perdas de energia
Na área de Eficiência Energética, o
Sebrae promove a redução de perdas de energia no processo produtivo e de acesso
ao mercado; redução da participação do insumo energia no custo do produto e do
negócio; inovação em produtos, serviços e processos com melhores resultados
para a sustentabilidade da empresa.
A diversidade econômica, ambiental e
social do país e a dinamicidade do processo de adequação à sustentabilidade
variáveis a serem trabalhadas pela criatividade que a massa crítica qualificada
do Sistema Sebrae possui.
Para dar conta desse desafio, o
diagnóstico que inicia qualquer atendimento contempla uma avaliação sobre as
práticas sustentáveis na gestão do negócio.
E em todos os atendimentos são
considerados a pertinência de ações relacionadas aos dois eixos prioritários.
Cada unidade do Sebrae
realiza o processo de implementação dessa estratégia de atendimento, com o
apoio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que mantém um arquivo
digital atualizado de experiências, iniciativas e ferramentas, testadas em
ambientes diversos, para instigar a criatividade e produção de respostas em
cada situação espacial, de público e natureza das micro e pequenas empresas.O termo de referência pode ser encontrado em http://www.rio20sebrae.com.br/
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