terça-feira, 12 de junho de 2012

O uso das tecnologias de informação e comunicação pelas micro empresas

Encontra-se disponível para consulta uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e da Comunicação (CETIC.br) avaliando a realidade das microempresas brasileiras no que diz respeito à adoção dessas ferramentas.
O que chama a atenção no estudo é a justificativa para o não uso de computadores e internet. Na pesquisa, os dados revelaram que 39% das micro empresas não acessam a internet e não utilizam computadores porque essas tecnologias não são adequadas ao seu tipo de negócio  (72% das que não usam computador e 64% das que não usam internet). Essa constatação indica um desconhecimento por parte dos dirigentes das micro empresas sobre o potencial competitivo que essas tecnologias podem adicionar para suas empresas.
Outro aspecto relevante demonstrado na pesquisa é a ausência de website em 73% das empresas, desperdiçando a utilização de um canal de comunicação com o mercado que assume um papel cada vez maior na estratégia de comunicação das empresas. Associada a essa questão, estão os indicadores de uso do comércio eletrônico. Menos de metade das empresas fizeram pedidos pela internet (46%) e apenas 35% realizaram vendas por esse canal.
Por fim, a análise feita pelos pesquisadores do CETIC.br mostra que os diversos indicadores de uso das TICs revelam uma baixa apropriação tecnológica entre as micro empresas, dando espaço para políticas públicas que foquem em formação e capacitação dos dirigentes de microempresas brasileiras.
O relatório pode ser acessado em http://www.cetic.br/tic/microempresas/2010/index.htm.




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