domingo, 10 de março de 2019

O primeiro artigo sobre empreendedorismo publicado em um periódico brasileiro

Em dezembro de 2014, em um post neste blog, mencionei um texto do Profressor Bresser Pereira como uma das primeiras referências a falar de empreendedorismo em periódicos brasileiros (https://3es2ps.blogspot.com/2014/12/estudos-sobre-empreendedorismo-no_5.html). Naquele ano, eu estava envolvido em estudos sobre o campo de pesquisa em empreendedorismo no Brasil que continuaram nos anos seguintes.
O momento mais significativo destes estudos, ao menos para mim, ocorreu em maio de 2017, quando publiquei um ebook com os resultados: Empreendedorismo - uma bibliografia de artigos publicados em periódicos brasileiros. Na introdução do livro, comentei, mais uma vez, sobre o artigo do Professor Breser Pereira poder ser visto como fundador do campo de estudos em empreendedorismo no Brasil. O livro pode ser acessado neste link: https://www.dropbox.com/s/8bayerejmtevqpv/Empreendedorismo%20-%20uma%20bibliografia%20de%20artigos%20publicados%20em%20peri%C3%B3dicos%20brasileiros.pdf?dl=0.
Em 2019, decidi fazer uma revisão dos resultados que publiquei em 2017. Retomei as buscas nnas bases SPELL, SCIELO e Google Acadêmico usando os mesmos procedimentos adotados para a publicação do livro em 2017. Sabia que encontraria mais artigos publicados ao longos dos anos 2000, visto que muitos periódicos brasileiros estão colocando na Internet os arquivos de suas edições que, antigamente, eram apenas impressas. De fato, tendo completado a revisão dos artigos publicados até 2007, localizei mais 140 artigos que não estão listados em meu livro. Minha intenção é publicar ao final de 2019, uma edição revista e ampliada do livro com a listagem dos artigos publicados até 2018. Estou no meio do caminho dessa tarefa!
O que eu não esperava, no entanto, era encontrar qualquer artigo publicado antes dos anos 60 em periódicos braisleiros. Todavia, ao fazer uma busca ontem no Google Acadêmico, usando empreendedor como termo de busca e restringindo o período de publicação para entre 1900 e 1970, localizei um artigo de 1955 publicado na Revista Brasileira de Economia. O artigo é de autoria de Yale Brozen, que até ontem me era um ilustre desconhecido. Naturalmente, fiz uma googlada e localizei informações sobre o mesmo. Yale Brozen foi professor da Universidade de Chicago e, segundo a Foundation for Economic Education, foi um economista reconhecido como defensor do livre mercado, tendo falecido em 04/03/1998 aos 80 anos. 
Dessa forma, como acontece com frequencia em estudos históricos, a partir de ontem tive que reconhecer que o primeiro artigo sobre empreendedorismo publicado em periódico brasileiro foi intitulado Os determinantes da capacidade do empreendedor. Nele Brozen argumenta sobre o que denomino Condicionantes ambientais do empreendedorismo, um tema de pesquisa em que Bresser Pereira publicou o, até ontem, primeiro artigo em periódico brasileiro na Revista de Administração de Empresas em 1963 (O empresário industrial e a revolução brasileira). 
Assim, a partir desse registro, fica reconhecido o artigo de Brozen como o primeiro a tratar de empreendedorismo em periódico brasileiro, inaugurando um dos 36 temas de pesquisa no campo que categorizei em meu livro. Todavia, Breser Pereira se mantém como o primeiro pensador brasileiro a publicar em periódicos brasileiro artigos sobre empreendedorismo, o que ele fez em 1962, 1963 e 1964. Além disso, Bresser Pereira inaugurou dois temas de pesquisa no campo do empreendedorismo conforme mencionei em meu livro: Empreendedorismo e desenvolvimento, com o artigo Desenvolvimento econômico e o empresário de 1962; e Atributos e tipologias de empreendedores com o artigo Origens étnicas e sociais do empresário paulista de 1964.
Um aspecto interessante do artigo de Brozen é que este, ao desenvolver seu argumento sobre as condições sociais e culturais que condicionam a capacidade do empreendedor, inicia suas ideias com uma tipologia de empreendedores proposta por Clarence Danhof em texto de 1949. Esta tipologia apresenta quatro tipos de empreendedores, que derivam de sua relação com o esforço de inovação tecnológica: inovadores; imitativos; fabianos; e retrógrados. Apesar de ser um texto com 64 anos de idade, podem ser encontradas nele, ideias ainda desposadas por pesquisadores contemporãneos. Por fim, qualquer leitor atento poderá perceber que, mesmo falando em possíveis ações governmanetais entre os determinantes da capacidade do empreendedor, Brozen se mantém fiel aos princípios de um defensor do livre mercado nesse texto inaugural do campo do empreendedorismo no Brasil. Ele chega a reconhcer a possibilidade do governo empreender, mas apenas temporariamente até que surja um ou mais empreendedores que passem a atuar no setor do empreendimento governamental. O texto pode ser acessado na íntegra em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/article/view/2338/2617.

Nenhum comentário:

Postar um comentário