sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Estudos sobre Empreendedorismo no Brasil - Parte 4: Empreendedor ou empresário

Ontem quando escrevi sobre as provavéis origens do uso do termo empreendedor em artigos brasileiros da área de Administração, posso ter dado a impressão de que antes de 1988 esta questão não era tratada na literatura brasileira de nosso campo de estudo.

Logo depois que publiquei o post 3 dessa série, lembrei-me de um texto do Professor Bresser Pereira que tinha lido alguns anos atrás no qual ele tecia comentários sobre a relação entre o desenvolvimento econômico e o empresário. É uma das referênncias mais antigas que já encontrei nos periódicos acadêmicos/científicos brasileiros. Neste texto, o autor aborda as ideias seminais de Schumpeter a respeito da função econômica do empreendedor e sua relação com as formas de inovação. O artigo é de 1962 e foi publicado no número 4 do volume 2 da Revista de Administração de Empresas da FGV. Vale a pena conferir o que escreveu Bresser Pereira à época em que se usava a palavra empresário para denominar o que chamamos hoje de empreendedor: http://rae.fgv.br/rae/vol2-num4-1962/desenvolvimento-economico-empresario.

Aliás esse artigo foi republicado pela mesma revista 30 anos depois (http://rae.fgv.br/rae/vol32-num3-1992/desenvolvimento-economico-empresario)

Por hoje, é só! Como disse ontem, a qualquer momento outras informações nesse mesmo canal. Mantenha-se ligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário