sábado, 9 de março de 2019

Empreendedorismo cultural: um exemplo

Há alguns anos, enveredei por uma nova linha de pesquisa em que tento construir meu conhecimento no campo do empreendedorismo cultural. Aos poucos, com leituras e conversas, vou refletindo sobre o assunto.
Vezenquando, tenho a oportunidade de compartilhar o que me vem à cabeça. Seja em posts nesse blog, seja em formatos mais acadêmicos.
Por exemplo, em janeiro do ano passado publiquei esse post sobre Nitis Jacon, uma empreendedora cultural (https://3es2ps.blogspot.com/2018/01/nitis-jacon-uma-empreendedora-cultural.html?m=1).
No formato de ensaio, recentemente, consegui publicar um texto sobre a identidade empreendedora no campo da cultura. O texto foi publicado na Políticas Culturais em Revista e pode ser acessado aqui (https://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/24410).
No post de hoje, retomo o tema do empreendedorismo cultural. Dessa vez para compartilhar esse depoimento da Chris, uma das criadoras do Londrix Festival Literário de Londrina cuja história começou em 2005 (https://m.youtube.com/watch?v=Vk3B1GMYwLs&list=PLQgJvn04KXksQ3JolANkFBUNGdZzYYhJV&index=14).
Nesse ano, eu já residia em Curitiba, depois de ter passado sete anos em Maringá, entre 1998 e 2004. Apesar de minhas frequentes visitas a Londrina, só tomei conhecimento do Londrix no ano passado quanfo tive o prazer de conhecer Chris.
Ao assistir o depoimento da Chris, não pude deixar de vê-la como uma empreendedora cultural. Já tive a oportunidade de dizer que empreender é um ato criativo em que aquele que empreende expressa sua visão de mundo e como quer transformá-lo. Para isso realiza, de forma solitária, às vezes, mas principalmente em colaboração com outros ações e atividades que são guiados por sua visão.
Chris faz isso muito bem. É uma articuladora de pessoas, recursos materiais e financeiros na construção do Londrix. São muitos projetos orientados por um caráter de formação do cidadão por meio desta fantástica arte que é a literatura. Vida longa ao Londrix!

Nenhum comentário:

Postar um comentário