Ao longo
dos anos, o tema da formação da estratégia em pequenas empresa tem sido foco de
meus estudos. Essa preocupação surgiu logo no começo de meus estudos quando
olhei para o comportamento estratégico dos dirigentes de pequenas empresas ao
fazer meu mestrado na USP.
Desde
2008, venho realizando pesquisas sobre a formação de estratégia em pequenas
empresas com base em uma proposição de Bailey e Avery (1998). Nesse texto, os
autores propõe que a formação da estratégia em uma organização pode ocorrer com
a predominância de uma entre seis dimensões:
a) A
dimensão Planejamento associada à ideia de que a estratégia é desenvolvida por
meio de um processo de planejamento analítico, intencional e sequencial;
b) Na
dimensão Incremental, a estratégia se desenvolve de maneira evolucionária,
visando um fim próprio, por meio de um processo iterativo de tentativa e erro;
c) A
dimensão Cultural, por sua vez, influencia a formação da estratégia pelos
aspectos culturais da organização, manifestados em sua história e pressupostos
e crenças compartilhadas entre seus membros;
d) A
dimensão Política ressalta o papel de barganhas, negociação e influência entre
grupos de interesse internos à organização no desenvolvimento estratégico;
e) Na
dimensão Comando percebe-se a presença determinante de um indivíduo poderoso
dentro da organização que centraliza as escolhas estratégicas;
f) na
dimensão da Escolha Forçada, por outro lado, reconhece-se a influência de
pressões externas que limitam a habilidade da organização em escolher sua
direção estratégica (p. 182).
Além da
proposição do modelo explicativo da formação da estratégia, Bailey e Avery
formularam um instrumento de diagnóstico da intensidade de cada uma dessas
dimensões em uma organização. Tenho usado, em conjunto com vários
pesquisadores, esse instrumento para realizar pesquisas sobre a formação da
estratégia em pequenas empresas.
Os
resultados têm demonstrado que, em geral, nas pequenas empresas, o processo de
formação de sua estratégia assume uma configuração formada pela presença forte
de pelo menos três dimensões. Por exemplo, em um estudo realizado em pequenos
hotéis de Curitiba observou-se que as dimensões mais fortes foram a
incremental, a cultural e o planejamento. No entanto, para as empresas mais
jovens a dimensão Escolha Forçada aparece com mais intensidade do que em
comparação com as mais velhas.
No ano
passado, comecei um projeto em parceria com a Professora Cíntia Möller Araújo da
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP. Nesse projeto
estamos analisando o processo de formação de estratégia em hotéis localizados
nas estâncias turísticas do estado de São Paulo. Um primeiro levantamento,
feito em São Roque, com doze empresas hoteleiras produziu resultados um pouco
diferentes do estudo com hotéis de Curitiba. Estamos finalizando a análise
desses dados que em breve serão publicados em algum congresso ou periódico.
De qualquer forma, esta diferença
de resultados, a meu ver, reforça a necessidade de entender o processo de
formação de estratégia sob uma perspectiva das configurações conforme exposto
em texto publicado na Revista Brasileira de Estratégia em 2011.
Há um
conjunto de publicações que estão disponíveis na web e que abordam alguns dos
estudos realizados. Veja a seguir as referências, bem como a referência do
texto de Bailey e Avery:
BAILEY, A.; AVERY, C.
Discovering and defining the process of strategy development. In: AMBROSINI,
V.; JOHNSON, G.; SCHOLES, K. (orgs.) Exploring Techniques of Analysis and
Evaluation in Strategic Management, Harlow: Prentice-Hall, 1998, p.
181-201.
CULTI-GIMENEZ, Sara ; GIMENEZ, F. A. P. . Evidências de configurações na formação de
estratégia em pequenos hotéis. Turismo: Visão e Ação, v. 13, p. 380-397, 2011.
WALTER, S. A.; ROCHA, D. T. ; HOKAI, S. R. ; ANHAIA, E. A. V. ; GIMENEZ, F. A. P.. O processo de
desenvolvimento de estratégias: um estudo de caso comparativo em pequenas
empresas de contabilidade. In: Gimenez, F. A. P.; Ferreira, J. M.; Ramos, S.
C.. (Org.). Empreendedorismo e Estratégia de Empresas de Pequeno Porte.
1ed.Curitiba: Editora Champagnat, 2010, v. , p. 170-188.
ROCHA, D. T.; CULTI-GIMENEZ, Sara ; GIMENEZ, F. A. P. . Dimensões do
processo de formação de estratégia em pequenos hotéis de Curitiba. REBRAE.
Revista Brasileira de Estratégia, v. 1, p. 319-329, 2008.
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