terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Formação da estratégia em pequenas empresas

Ao longo dos anos, o tema da formação da estratégia em pequenas empresa tem sido foco de meus estudos. Essa preocupação surgiu logo no começo de meus estudos quando olhei para o comportamento estratégico dos dirigentes de pequenas empresas ao fazer meu mestrado na USP.
Desde 2008, venho realizando pesquisas sobre a formação de estratégia em pequenas empresas com base em uma proposição de Bailey e Avery (1998). Nesse texto, os autores propõe que a formação da estratégia em uma organização pode ocorrer com a predominância de uma entre seis dimensões:
a) A dimensão Planejamento associada à ideia de que a estratégia é desenvolvida por meio de um processo de planejamento analítico, intencional e sequencial;
b) Na dimensão Incremental, a estratégia se desenvolve de maneira evolucionária, visando um fim próprio, por meio de um processo iterativo de tentativa e erro;
c) A dimensão Cultural, por sua vez, influencia a formação da estratégia pelos aspectos culturais da organização, manifestados em sua história e pressupostos e crenças compartilhadas entre seus membros;
d) A dimensão Política ressalta o papel de barganhas, negociação e influência entre grupos de interesse internos à organização no desenvolvimento estratégico;
e) Na dimensão Comando percebe-se a presença determinante de um indivíduo poderoso dentro da organização que centraliza as escolhas estratégicas;
f) na dimensão da Escolha Forçada, por outro lado, reconhece-se a influência de pressões externas que limitam a habilidade da organização em escolher sua direção estratégica (p. 182).
Além da proposição do modelo explicativo da formação da estratégia, Bailey e Avery formularam um instrumento de diagnóstico da intensidade de cada uma dessas dimensões em uma organização. Tenho usado, em conjunto com vários pesquisadores, esse instrumento para realizar pesquisas sobre a formação da estratégia em pequenas empresas.
Os resultados têm demonstrado que, em geral, nas pequenas empresas, o processo de formação de sua estratégia assume uma configuração formada pela presença forte de pelo menos três dimensões. Por exemplo, em um estudo realizado em pequenos hotéis de Curitiba observou-se que as dimensões mais fortes foram a incremental, a cultural e o planejamento. No entanto, para as empresas mais jovens a dimensão Escolha Forçada aparece com mais intensidade do que em comparação com as mais velhas.
No ano passado, comecei um projeto em parceria com a Professora Cíntia Möller Araújo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP. Nesse projeto estamos analisando o processo de formação de estratégia em hotéis localizados nas estâncias turísticas do estado de São Paulo. Um primeiro levantamento, feito em São Roque, com doze empresas hoteleiras produziu resultados um pouco diferentes do estudo com hotéis de Curitiba. Estamos finalizando a análise desses dados que em breve serão publicados em algum congresso ou periódico.
De qualquer forma, esta diferença de resultados, a meu ver, reforça a necessidade de entender o processo de formação de estratégia sob uma perspectiva das configurações conforme exposto em texto publicado na Revista Brasileira de Estratégia em 2011.
Há um conjunto de publicações que estão disponíveis na web e que abordam alguns dos estudos realizados. Veja a seguir as referências, bem como a referência do texto de Bailey e Avery:
 
BAILEY, A.; AVERY, C. Discovering and defining the process of strategy development. In: AMBROSINI, V.; JOHNSON, G.; SCHOLES, K. (orgs.) Exploring Techniques of Analysis and Evaluation in Strategic Management, Harlow: Prentice-Hall, 1998, p. 181-201.
 
Culti-Gimenez, Sara2011CULTI-GIMENEZ, Sara ; GIMENEZ, F. A. P. . Evidências de configurações na formação de estratégia em pequenos hotéis. Turismo: Visão e Ação, v. 13, p. 380-397, 2011.
 
WALTER, S. A.; ROCHA, D. T. ; HOKAI, S. R. ; ANHAIA, E. A. V. ; GIMENEZ, F. A. P.. O processo de desenvolvimento de estratégias: um estudo de caso comparativo em pequenas empresas de contabilidade. In: Gimenez, F. A. P.; Ferreira, J. M.; Ramos, S. C.. (Org.). Empreendedorismo e Estratégia de Empresas de Pequeno Porte. 1ed.Curitiba: Editora Champagnat, 2010, v. , p. 170-188.
 
Rocha, D. T.2008ROCHA, D. T.; CULTI-GIMENEZ, Sara ; GIMENEZ, F. A. P. . Dimensões do processo de formação de estratégia em pequenos hotéis de Curitiba. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia, v. 1, p. 319-329, 2008.

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