segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Uso das TICs: a distância tecnológica das pequenas empresas

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e de Comunicação (CETIC.br), criado em 2005, realizou pesquisa sobre o uso da TICs por empresas do Brasil. Por meio de amostra de 5.600 empresas com pelo menos 10 empregados, em todas as regiões do Brasil, o estudo revelou alguns aspectos interessantes sobre o uso das TICS por pequenas (entre 10 e 49 empregados), médias (entre 50 e 249) e grandes (250 ou mais) referentes ao ano de 2011. (disponível em http://www.cetic.br/publicacoes/).
 
No que diz respeito as pequenas empresas, 98% delas utilizaram computadores nos últimos 12 meses. Paras as médias e grandes essa utilização atingiu 100%. No entanto, as proporções de pessoas ocupadas que utilizaram computador nas empresas é muito parecida para os três segmentos: pequenas (50%), médias (54%) e grandes (51%). Por outro lado, o acesso remoto aos sistemas de computadores é apenas de 37% das pessoas que usaram computador nas pequenas empresas. Paras as médias e grandes, essas proporções foram, 56% e 78%. Esse é um indicador que evidencia uma distância tecnológica razoável das pequenas empresas em relação às grandes, cujo índice é mais do que o dobro das pequenas.
 
Outro indicador da distância tecnológica entre pequenas, médias e grandes é a utilização de redes de computadores. Embora, 95 % das pequenas tenham algum tipo de rede, em comparação com 99% das médias e 100% das grandes, as proporções de uso, por exemplo, de intranet são muito diferentes: 72% das grandes, 49% das médias e apenas 35% das pequenas.
 
No tópico de uso da internet, as pequenas (97%) estão muito próximas das médias e grandes que alcançaram 100%. Mas a forma de conexão com a internet mostra novamente a distância tecnológica das pequenas. Enquanto, nas grandes empresas a conexão via cabo e móvel (3G) estão presentes em 83% e 74% das empresas, respectivamente, essas tecnologias chegaram a menos da metade das pequenas empresas, sendo 46% com uso de conexão via cabo e 37% da 3G. Essa situação se repete quanto ao uso de link dedicado para conexão: 29% das pequenas, 48% das médias e 82% das grandes.
 
Quanto ao tipo de serviço utilizado pelas empresas na internet, há alguns serviços em que as pequenas empresas se assemelham às médias grandes: enviar e receber e-mails; buscar informações sobre produtos ou serviços; e monitoramento de mercado. Mas, para outros tipos de usos, as pequenas empresas estão razoavelmente distantes das médias e grandes: fazer pagamento e consultas bancárias; acessar outros serviços financeiros; buscar informações sobre organizações governamentais/autoridades públicas; oferecer serviços ao consumidor; uso de mensagens instantâneas; interagir com organizações governamentais/autoridades públicas; treinamento de pessoal; recrutamento interno ou externo; telefone via internet; e realizar entregas de produtos on-line.
 
Mais um indicador chama a atenção pela distância entre os segmentos. A proporção de pequenas empresas que possuem website é 50%, entre as médias chega a 75% e para as grandes é 91%. Ainda em relação ao website, apenas 19% das pequenas e 21% das médias têm controle do conteúdo de suas páginas hospedadas por terceiros.
 
Outro conjunto de indicadores de uso das TICs pelas empresas relaciona-se com o governo eletrônico. A proporção de pequenas empresas que usaram sítios de governo para buscar informação e interagir foi de 90%, em comparação com 96% das médias e 99% das grandes. O detalhe dos tipos de interações realizadas e informações buscadas pelas empresas evidencia, mas uma vez, a distância tecnológica das pequenas empresas comparadas com os outros dois segmentos:
 
Tipo de interação Pequena Média Grande
Pagamentos online de impostos e taxas
57
71
83
Licitação eletrônica
24
34
40
Aquisição de bens ou serviços (leilão)
8
13
17
Outros serviços de e-gov
10
14
13
Informação sobre impostos 64 82 92
64
82
92
Consultar PIS/PASEP e FGTS
63
84
92
Cadastro de inscrição estadual
63
81
90
Situação fiscal e dívida ativa
49
69
84
Licenças e permissões
41
60
74
Consultar a RAIS
32
58
80
Consultar Cadastro Nacional de Informações Sociais
34
52
62
Informações sobre importação e exportação
17
32
52
Os números indicam a proporção de empresas de cada segmento que buscou informação ou teve interação
 
 
Essa rápida análise dos resultados da pesquisa publicada pelo CETIC evidencia a distãncia tecnológica das pequenas empresas no uso das TICs. Esses dados podem servir de base para evidenciar, masi uma vez, a necessidade de políticas públicas que estimulem o uso das TICs por empresas de pequeno porte, visto que as TICs são uma excelente forma de melhoria de competitividade.
 

Por fim, ao ser noticiada na semana passada a inclusão do Programa de Cidades de Digitais no Programa de Aceleração de Crescimento com o objetivo de atender mais de uma centena de municípios com até 50 mil habitantes, esta deve ser uma oportunidade para inserção de um eixo de formação e estímulo aos dirigentes e empregados de pequenas e micro empresas no uso das TICs.
 
Essa ação governamental se torna ainda mais premente se são considerados os dados sobre uso de serviços de governo eletrônico pelas pequenas empresas. Como o Programa de Cidades Digitais tem o governo eletrônico como uma das suas dimenões centrais, a sua efetividade será também medida pela ampliação do uso desses serviços pelas pequenas empresas, além da população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário