sábado, 16 de fevereiro de 2013

Uma diretriz para a implantação da Responsabilidade Social Corporativa

Já abordei a questão da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em outros posts desse blog. Retomo a ela, inspirado pela leitura do primeiro volume d´A Correspondência de Fradique Mendes - Memórias e Notas, de Eça de Queiroz, publicado pela primeira vez em 1900, ano da morte de seu autor, escritor português que nasceu em 1845.

Fiz as primeiras leituras de Eça de Queiroz recentemente. O primeiro livro que li de sua autoria for Alves & Cia. A leitura foi muito boa e resolvi ir atrás de outros livro de Eça. Nesse sítio pode-se encontrar informações sobre o autor e sua obra: http://www.brasilescola.com/literatura/eca-queiros.htm.

A leitura d´A correspondência de Fradique Mendes também está sendo prazerosa. Em uma passagem, o narrador relata uma carta de Fradique que, para mim, poderia servir como diretriz estratégica orientadora de qualquer organização cujos dirigentes desejem adotar a RSC como orientação de comportamento empresarial. Vejam como é:

Todos nós que vivemos neste globo formamos uma imensa caravana  que marcha confusamente para o Nada. Cerca-nos uma Natureza inconsciente, impassível, mortal como nós, que não nos entende, nem sequer nos vê, e donde não podemos esperar nem socorro nem consolação. Só nos resta para nos dirigir, na rajada que nos leva, esse secular preceito, suma divina de toda a experiência humana: Ajudai-vos uns aos outros! Que na tumultuosa caminhada, portanto, onde passos sem conta se misturam, cada um ceda metade do seu pão àquele que tem fome; estenda metade do seu manto àquele que tem frio; acuda com o braço aquele que vai tropeçar; poupe o corpo daquele que já tombou; e, se algum  mais bem-provido e seguro para o caminho necessitar apenas simpatia de almas, que as almas se abram para ele transbordando dessa simpatia...Só assim conseguiremos dar alguma beleza e alguma dignidade a esta escura debandada para a Morte. (p.89)

Grande figura esse Fradique Mendes! Um humanista incorrigivel pelo jeito! Criação de um cidadão crítico da sociedade do século XIX. O que será que Fradique diria do mundo atual?

QUEIROZ, Eça A Correspondência de Fradique Mendes, v. 1: memórias e notas. Porto Alegre: L&PM, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário