terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Estudos sobre Empreendedorismo no Brasil - Parte 2: Como estávamos antes da REGEPE

Hoje continuei a trabalhar com os dados do levantamento feito no SPELL (www.spell.org.br) sobre a produção brasileira no campo do empreendedorismo. Dessa vez os dados foram referentes ao periódo compreendido entre 2009 e 2011, o triênio imediatamente anterior à criação da REGEPE.

Nesses três anos, a quantidade de artigos publicados foi um pouco menor, 120 textos em 47 periódicos. O crescimento na produção entre os dois períodos ficou próximo de 30%. Onze periódicos foram responsáveis por pouco mais da metade dessa produção, com destaque para a Revista da Micro e Pequena Empresa e a Revista de Administração e Inovação. Dezessete revistas publicaram pelo menos um artigo por ano no período, totalizando dois terços dos textos publicados entre 2009 e 2011. Este número coincide com o encontrado no período mais recente. Todavia, nenhum periódico assumiu uma posição tão destacada quanto foi a REGEPE entre 2010 e 2014.

Periódico
Artigos
Revista da Micro e Pequena Empresa
10
Revista de Administração e Inovação
8
Revista de Administração Contemporânea
6
Revista de Administração Mackenzie
6
Revista de Negócios
6
Cadernos EBAPE.BR
5
Revista Gestão Organizacional
5
Gestão & Regionalidade
4
Revista Brasileira de Estratégia
4
Revista Gestão e Planejamento
4
Turismo Visão e Ação
4
Rev. Adm. UFSM
3
Revista de Administração da UNIMEP
3
Revista de Administração de Empresas
3
Revista de Ciências da Administração
3
Revista Eletrônica de Gestão Organizacional
3
Revista Ibero-Americana de Estratégia
3

O número de pesquisadores que conseguiram publicar pelo menos três artigos no período foi menor do que no triênio mais recente. Entre 2009 e 2011, apenas 10 pesquisadores conseguiram esse feito. Em conjunto, a produção desses pesquisadores representou 32% do total. De novo entre as cinco pesquisadoras mais produtivas do período, encontra-se apenas um pesquisador,

Nome
Artigos
Hilka Vier Machado
8
Rivanda Meira Teixeira
6
Fernando Gomes de Paiva Jr
5
Vânia Maria Jorge Nassif
4
Amelia Silveira
3
Emerson Antonio Maccari
3
Mariane Hoeltgebaum
3
Norma Pimenta Cirilo Ducci
3
Paulo da Cruz Freire dos Santos
3

Um destaque devo fazer para as minhas amigas Hilka Machado e Rivanda Teixeira: nos seis anos de produção, as duas pesquisadoras estão com 14 e 13 artigos, respectivamente. Altamente produtivas! 

Por fim, nesse período encontrou-se o mesmo padrão em termos de produção coletiva em nosso campo de estudos. 63% dos textos foram escritos por  dois ou três autores, enquanto que quase 18% dos trabalhos tiveram quatro autores. Autorias individuais foram apenas 12 textos.

Com esse post meu caro leitor, o retrato da produção brasileira sobre empreendedorismo vai se formando. No próximo post, será a vez de relatar os dados do periódo entre 2005 e 2008, completando uma década de produção. Foram 100 artigos publicados, totalizando 375 textos em 10 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário