quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Estudos sobre Empreendedorismo no Brasil - Parte 3: Quando e onde começamos a falar disso no Brasil

Você que está me acompanhando nesse blog, deve ter percebido que eu devo ter sido infectado por algum tipo de vírus. Depois que publiquei a parte 1 dessa série, sinto uma quase compulsão, ou será obsessão, em todo dia tentar descobrir alguma coisa nova sobre a literatura de empreendedorismo no Brasil

Pois é! Veja só o que acabei descobrindo agorá há pouco. Continuei usando a base do SPELL (www.spell.org.br) para descobrir o que se publicou no Brasil sobre emprendedorismo. Havia parado em 2006. Hoje, fui fazendo busca, ano a ano, até chegar em 2000. O critério de busca se tornou um pouco mais completo. Busquei os termos empreendedor ou empreendedorismo em títulos dos artigos ou palavras-chave. Em 2001, achei apenas dois artigos! Isso ativou o virus da curiosidade em mim: quando será que começamos a escrever sobre empreendedorismo no Brasil?

Tentei uma nova busca, ainda no SPELL, para o período entre 1990 e 2000. Você quer saber o resultado? Clalo que sim, né? Se chegou até este ponto da leitura, o virus da curiosidade deve estar ativado em você também! No SPELL estão registrados apenas 12 artigos nesses onze anos.

Fui atrás de mais. Sou meio insaciável com essas coisas! Será que teve alguma publicação entre 1970 e 1990? A resposta do SPEL foi: NADA! Fiquei desconfiado! Estou chegando na origem? Como último recurso, resolvi fazer uma busca diretamente no site das três revistas de administração que devem ser as mais antigas no Brasil: Revista de Administração da USP; Revista de Administração de Empresas; e Revista de Administração Pública. 

Sabe o que aconteceu? Entre 1970 e 1990, não encontrei nada nas três revistas. Entre 1991 e 2000, surgiram mais três textos que utilizaram uma das duas palavra. Assim, até onde eu pude encontrar, a discussão acadêmica e científica sobre empreendedorismono Brasil ainda não completou quatro décadas. Eis a relação do que encontrei de textos publicados antes de 1990:

1) Resenha do livro de Peter Drucker Inovação e Espírito Empreendedor – Práticas e Princípios, feita por Cleber Aquino e publicada em 1987 na Revista de Administração Pública.

2) Artigo Notas para o Estudo do Processo e das Relações de Trabalho  de autoria de Reynaldo Maia Muniz publicado na Revista de Administração de Empresas, volume 28, número 1, em 1988.

3) Um comentário de Marcelo Alceu Amoroso Lima entitulado Um Breve Relato da 1988 Babson College Entrepreneurship Research Conference publicado na Revista de Administração de Empresas, volume 28, número 4, em 1988.

Aguarde os próximos capítulos, a qualquer momento nesse mesmo canal. Obrigado por sua audiência!


Nenhum comentário:

Postar um comentário