terça-feira, 1 de maio de 2012

Qualidade da administração em pequenas empresas: um projeto nascido no MINTER de Jaraguá do Sul

Para os novos mestres em administração do MINTER de Jaraguá do Sul

Em abril de 2010, o PPAD da PUCPR deu inicio ao Mestrado Interinstitucional em parceria com a UNERJ, que agora faz parte da Católica de Santa Catarina. Nesse ano, nas primeiras semanas de dezembro, fui a Jaraguá do Sul ministrar a última disciplina do curso – Estratégia em Pequenas Empresas. Foi assim que começou um projeto de pesquisa que começa a mostrar seus primeiros resultados, muito animadores, com as defesas de dissertações de Carlos Senff e Marco Murara nono dia 27 de abril .
Nove mestrandos se matricularam na disciplina que me coube nesse MINTER: Adriane, Aparecida, Carlos, Caio, Edson, Ricardo, Murara, Ulir e Vicente. Era meu retorno às salas de aula depois de um problema saúde que me deixara “fora de combate” por algum tempo. Eu vinha com todo o gás! Os alunos, segundo alguns deles, estavam se arrastando, pois haviam passado por uma maratona de disciplinas ao longo de oito meses. A minha era a última! O prognóstico parecia desfavorável, mas o que essa turma não sabia era que tinham fôlego para muita coisa mais! Não me decepcionaram!
Já fazia algum tempo que desejava explorar empiricamente uma ideia que o Professor Sérgio Zaccarelli expusera em um de seus livros – Estratégia e Sucesso nas Empresas. Nesse livro, o Professor Zaccarelli argumenta que o sucesso de uma empresa pode ser sintetizado na relação entre duas variáveis: qualidade do negócio e qualidade da administração. Por um lado, quanto maior a qualidade do negócio, maiores as chances de sucesso, mesmo em condições de qualidade da administração ruim. Por outro lado, uma qualidade da administração excelente pode superar as deficiências estruturais de um mau negócio. A beleza e a simplicidade dessa formulação constantemente me instigavam para testá-la. O problema maior estava em como mensurar a qualidade da administração de uma empresa, já que a qualidade do negócio há muito tempo pode ser avaliada com base, por exemplo, no modelo das cinco forças de Porter. Mas, qualidade da administração é um conceito tão amplo, envolve tantas dimensões, como se aproximar de sua medida?
Esse foi o desafio que coloquei para a turma: vamos explorar esse conceito em pequenas empresas? Com o entusiasmo de todos, fizemos um exercício de brainstorming, buscando afirmações que completassem a seguinte frase: Minha empresa é bem sucedida porque eu...
Inicialmente divididos em três grupos, os mestrandos geraram uma lista de mais de 40 afirmações. Em um segundo momento, essas afirmações foram compartilhadas e analisadas para verificação de sobreposições, alterações e exclusões. Ao final restaram 16 afirmações que compuseram uma escala que seria testada empiricamente com gestores de pequenas empresas. Surgia a Escala Jaraguá do Sul de Qualidade da Administração!
A partir daí, os grupos foram a campo coletar respostas para essa escala, sendo que os dados coletados foram analisados no último encontro da disciplina. Esse primeiro esforço empírico resultou em cerca de 50 respostas coletadas em empresas de pequeno porte industriais, comerciais e de serviços. As análises indicaram boas qualidades estatísticas para esse teste exploratório, indicando a existência de quatro fatores componentes da qualidade da administração: Monitoramento Ambiental, Práticas Administrativas, Habilidade de Negociação e Capital Humano.
Nosso entusiasmo com os resultados foi um estímulo para que Carlos e Murara decidissem explorar a qualidade da administração em pequenas empresas e sua relação com outros aspectos em suas dissertações que foram por mim orientadas. Carlos resolveu explorar as relações entre qualidade da administração, posicionamento competitivo e desempenho. Murara, por sua vez, estudou o processo de formação de estratégia, qualidade da administração e desempenho. Suas defesas foram bem sucedidas no dia 27.
A Escala Jaraguá do Sul de Qualidade da Administração atraiu a atenção de outros mestrandos da PUCPR. Denize Moraes e Glauco Furstenberg estão fazendo estudos aplicando a escala e buscando sua relação com outras variáveis. Denize busca analisar as relações entre qualidade da administração, qualidade do negócio e desempenho – um teste da proposição de Zaccarelli. Glauco, assim como Murara, analise a relação entre formação de estratégia, qualidade da administração e desempenho. As análises preliminares indicam resultados compatíveis com as duas dissertações já defendidas.
Por fim, nos dias 27 e 28 passados tivemos um conjunto de defesas do MINTER de Jaraguá do Sul. Participei da banca em três, além de Carlos e Murara, a dissertação de Edson Halter, orientada pelo Paulo Mussi, tratou do modelo de Miles e Snow, contribuindo de forma significativa ao relacioná-lo com capacidades estratégicas. Além disso, tive a oportunidade de assistir a banca do Ulir sobre redes sociais em um evento cultural. Em Curitiba já tinha visto a defesa da Adriane, já que seu orientador, Jansen  Del Corso, não poderia estar em Jaraguá do Sul nesses dias. Parabéns a todos e meu agradecimento especial aos nove profissionais, agora mestres, pela oportunidade de estudarmos juntos. Valeu!

4 comentários:

  1. Bom Gimenez, a felicidade de tê-lo como professor do último módulo de mestrado também foi minha, mas na PUCPR. E pelo que me lembro, e sei que se lembra também, no final da aula disse para você, já da porta: Onde você andava? rsrs

    Daí nasceu esta grande amizade e admiração, que sem sombra de dúvida me é de extrema importância.

    Fico feliz por o Glauco, da minha turma, estar estudando algo tão incitador, o que acho que faz com que o resultado seja muito mais proveitoso...

    Além disso, é surpreendente como faz com que seus alunos te sigam, algo meio socrático...somos sem dúvida seus discípulos...rsrs

    Ainda, fico feliz por te voltado, caso contrário, teria perdido a oportunidade de fechar meu mestrado com chave de ouro.

    Te aguardarei na minha defesa, junto com a Sara, ficarei mais segura com vocês, meus queridos amigos ali (as cartas dizem...rsrs)

    Beijos da amiga, Roberta.

    ResponderExcluir
  2. Roberta,

    Med lembro muito bem de sua pergunta ao final da aula, Pois é, continuo por aí, esperando os encontros felizes da vida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Professor Fernando, muito obrigado
    Jamais esquecerei, foi um grande momento acadêmico e pessoal.
    A Escala Jaraguá do Sul de Qualidade da Administração, continua é tema de estudos na graduação de Administração e em Projetos de pesquisa PROINPES, com bolsistas. E estou estruturando um curso de Especialização para ofertar ainda em 2012, nome ainda não definido (você poderia sugerir), mas abordará qualidade da administração: Monitoramento Ambiental, Práticas Administrativas, Habilidade de Negociação e Capital Humano.

    Um grande abraço,
    Ulir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulir,

      Bom saber que a escala continua sendo testada. Sucesso em sua proposta de curso de especialização. Abraços

      Excluir